Quarto Montessoriano: O Que É, Objetivo e Como Montar?

Quarto Montessoriano: O Que É, Objetivo e Como Montar?

Quarto Montessoriano: O Que É, Objetivo e Como Montar?

O quarto montessoriano se tornou uma tendência na decoração infantil e não é para menos! Baseado em uma filosofia que estimula a independência das crianças, ele é muito mais que um espaço para dormir ou brincar – o quarto montessoriano estimula todos os aspectos do desenvolvimento infantil de forma livre e segura.

Se você quer conhecer mais sobre quarto montessoriano, aprender sobre o conceito, objetivo e como montar um quarto montessoriano completo, esse texto é pra você! 

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Leia mais: 

Quarto Infantil: Tapete Para Cada Modelo De Quarto Infantil
Papel De Parede Floral: Como Usar Na Decoração Do Quarto?
Decoração De Quarto De Menina: Confira Sugestões De Cores

O Que É Um Quarto Montessoriano?

o-que-e-quarto-montessoriano

O quarto montessoriano é um ambiente totalmente pensado e projetado para estimular o desenvolvimento e autonomia das crianças. Didático e acessível, o ambiente instiga a criança em suas primeiras descobertas, assim como na independência no dia a dia, já que ela pode, por exemplo, pegar seus brinquedos sem solicitar ajuda de um adulto.

Qual a Origem do Quarto Montessoriano?

Os quartos montessorianos têm inspiração na filosofia Montessori de educação. O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori

Muito mais que uma simples moda passageira, a metodologia prioriza a autoeducação.

Como a criança é o centro da técnica montessoriana, o quarto reflete esse mesmo processo. Ou seja, com móveis e utensílios na altura dos olhos deles, facilitando a evolução e independência dos mesmos.

Qual o Objetivo do Quarto Montessoriano?

objetivo-quarto-montessoriano

O objetivo principal do quarto montessoriano é dar autonomia para a criança explorar o espaço à sua volta, mas com uma certa limitação, desenvolvendo naturalmente as habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Essa autonomia é promovida de forma equilibrada, garantindo liberdade e também segurança no espaço em que a criança vive.

Como Organizar Um Quarto Montessoriano?

Para aplicar o conceito montessoriano, é preciso escolher cautelosamente os móveis, materiais e cores, além da distribuição dos pertences e brinquedos para que a criança tenha acesso a eles de forma independente.

A organização consiste basicamente em visualizar o quarto como uma criança, projetando cada detalhe com a ergonomia infantil. Isso quer dizer que os móveis devem ser adaptados ao tamanho e altura da criança, permitindo que elas tenham fácil acesso aos seus pertences e à cama.

Também é importante que o quarto montessoriano tenha estímulos para a criança. Desde um espelho para que ela veja seu reflexo, até papéis de parede e outras decorações coloridas e ilustradas são itens que instigam a imaginação e as descobertas na primeira infância. 

É possível fazer um quarto montessoriano simples e barato levando em consideração os princípios da filosofia e fazendo compras inteligentes de móveis e decorações

Assista o tour no quarto da Alicia para se inspirar a fazer um quarto montessoriano perfeito para seu filho ou filha!

O Que Não Pode Faltar em Um Quarto Montessoriano?

quarto-montessoriano-o-que-nao-pode-faltar

Um quarto montessoriano completo é aquele que dá estímulos para o desenvolvimento e independência da criança de forma segura. Para tanto, algumas coisas não podem faltar! 

Tudo no quarto montessoriano deve ser pensado para a altura e as habilidades das crianças. Por isso, não podem faltar mobiliários baixos (incluindo cama e armários), um espelho que permita que a criança veja seu reflexo e se reconheça, além de decorações coloridas

Outro item indispensável é o tapete, ou melhor, os tapetes! Isso porque a combinação de tramas e texturas também é um estímulo para a criança no quarto montessoriano. Confira esse guia completo sobre tapete de algodão para escolher seu modelo e descobrir como fazer o mix de tapetes.

Por fim, algo que também não pode faltar é a atenção com a segurança do quarto montessoriano. Certifique-se de proteger quinas, tomadas, fios e outros elementos que possam causar acidentes, assim como em qualquer quarto de bebê ou quarto de criança.

Como Organizar a Decoração de Um Quarto Montessoriano?

A decoração de um quarto montessoriano é essencialmente colorida e alegre, trazendo ilustrações, texturas e itens lúdicos. Essas dicas podem ser aplicadas em um quarto montessoriano de menina ou quarto montessoriano de menino, assim como para um quarto montessoriano de gêmeos ou quarto montessoriano casal: basta escolher os temas e estampas que mais combinem com a personalidade das crianças.

Elementos Importantes na Composição de Um Quarto Montessoriano?

Ao ver um quarto montessoriano, a principal característica é a ausência do berço, substituído por uma cama baixa, permitindo que a criança deite ou se levante sozinha, desenvolvendo sua autonomia.

Sabendo que esse é um elemento importante no quarto montessoriano, a MOOUI tem kits montessorianos montados perfeitamente para essa finalidade, além de roupas de cama no tamanho das mini camas que sempre estão presentes na composição. 

Armário Baixo

Prateleiras altas, armários inacessíveis… Nada disso existe no quarto montessoriano! A ideia é que a criança possa acessar de forma independente seus brinquedos e pertences. Opte por armários baixos e organizadores no quarto para dar essa autonomia à criança.

Barra Afixada na Parede

Os quartos montessorianos de bebês possuem uma barra de segurança na parede para que o bebê aprenda de forma segura a ficar de pé e até dar os primeiros passos. Lembre-se de que a barra deve ser instalada com segurança  e firmeza para que não machuque a criança e nem tire dela a confiança para dar novos passos sozinha.

elementos-quarto-montessoriano

Qual a Melhor Idade Para Quarto Montessoriano?

idade-quarto-montessoriano

Quarto montessoriano: a partir de que idade é ideal? Nós sabemos que essa é uma questão frequente para os pais que se interessam por esse método. Na verdade, não há uma idade mínima ou limite para a pedagogia, porque a estimativa baseia-se nos anos em que a metodologia montessoriana é mais efetiva. 

Sendo assim, o quarto montessoriano pode ser projetado para bebês acima dos 6 meses e ser utilizado por crianças até os 6 anos, idade em que elas já estão mais independentes nas tarefas rotineiras. 

Mas vale ressaltar que em cada fase são necessárias alterações de acordo com o desenvolvimento e crescimento da criança. Por exemplo, nos primeiros anos, a mini cama deve ter proteções, ou ainda ao longo dos anos, o espelho e outras decorações de parede podem ir gradativamente sendo aplicadas em alturas maiores. 

A ideia é exatamente essa: que o quarto montessoriano acompanhe e estimule a criança que está se desenvolvendo e explorando o mundo com liberdade e autonomia. 

Onde Comprar Móveis Montessorianos?

Os móveis clássicos montessorianos não são difíceis de encontrar na internet. Ainda, você pode encontrar empresas que fazem móveis planejados para quartos montessorianos, com as medidas exatas que você precisará no ambiente. 

Lembre-se de dar preferência para móveis com extremidades arredondadas ou garantir protetores para que a criança não se machuque.

MOOUI

A MOOUI faz parte da decoração de vários quartos montessorianos incríveis e, por isso, você precisa conhecer as opções do nosso site para montar um ambiente baseado neste método com cores vibrantes e estampas lúdicas e divertidas. 

A seção de decoração para quarto infantil é completa e conta com achados incríveis para quartos montessorianos, como, por exemplo, as almofadas toy, adornos de parede e réguas de crescimento. Se você pretende fazer um quarto montessoriano, não deixe de fazer suas comprinhas no site da MOOUI. Fica a dica!

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Gostou de Aprender Sobre Quarto Montessoriano?

A metodologia Montessori é realmente incrível e inspiradora, concorda?! E se você gostou desse conteúdo, precisa conferir também os posts sobre:

Papel de Parede Foral
Como Montar Uma Brinquedoteca

Esperamos que você tenha aprendido bastante com esse post repleto de informações e dicas sobre quarto montessoriano, para projetar e aplicar a metodologia no cantinho dos seus filhos. 

Deixe seu comentário ↓

Outros Posts

2 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published