O que são quartos montessorianos

O que são quartos montessorianos

Você sabe o que são quartos montessorianos? Muitas mamães têm essa dúvida e por isso hoje vamos esclarecer sobre esse tipo de quarto e os benefícios que ele pode trazer para o seu bebê.

Origem

Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori.

Sua característica principal é dar autonomia para o seu filho, mas com uma certa limitação, desenvolvendo naturalmente as habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Como a criança é o centro da técnica montessoriana, o quarto reflete esse mesmo processo. Ou seja, com móveis e utensílios na altura dos olhos deles, facilitando a evolução e independência dos mesmos.

Muito mais que uma simples moda passageira, a metodologia prioriza a autoeducação.

Como fazer?

Como os utensílios precisam ficar na altura dos olhos das crianças, seus móveis, obviamente também precisam estar. Então, o primeiro passo é trocar a altura das camas. Sabe aquelas camas bem baixinhas? Quase que no chão? Então! Elas ajudam e muito na iniciativa de levanta ou deitar quando quiserem.

Livros e brinquedos precisam despertar interesse! Por isso é tão importante estarem próximos a criança, assim ela pode escolher seu lazer sem precisar pedir permissão aos pais a todo o momento.

Espelho e tapete permitem experiências sensoriais para os bebês. No caso dos espelhos precisam estar na mesma altura da criança e sempre fixos a parede, para evitar acidentes. Já no caso dos tapetes, recomendamos os modelos anti alérgicos.

Colocando armários baixos a criança já cria a ideia de organização do quarto, tendo consciência de onde colocar seus brinquedos, roupas e livros.

E aí mamãe, gostaram das dicas sobre quartos montessorianos? Conta pra gente nos comentários. Abaixo vamos deixar alguns quartos para te inspirar!

Deixe seu comentário ↓

Related Stories

2 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published