Viagem Com Criança: 10 Lugares Incríveis Para Viajar!
Viajar é uma das melhores coisas da vida e nós da MOOUI nutrimos uma enorme paixão por viagens.
Quando percorremos as lojas de decoração, é sempre muito mais fácil encontrarmos objetos voltados ao público feminino na cor rosa. Mas sabemos que as mulheres também podem apreciar outras cores, fugindo desse estereótipo.
Isto quer dizer que um projeto de decoração de quarto de menina não precisa ser necessariamente construído sobre uma paleta de cores em tons de rosas. Há muito mais opções a serem exploradas.
Aliás, quando somos crianças nem ligamos para estes conceitos. Queremos mais é explorar todo o mundo novo à nossa volta, e ele é repleto de infinitas cores.
A personalidade das crianças também é muito mais alegre. E tudo isto combina com ambientes infantis multi coloridos, cheios de boas energias. Assim são todos os exemplos de ambientes apresentados neste texto. Confira.
O mundo está em constante transformação. Mas nem por isso é tão fácil nós nos desligarmos de velhos conceitos, tradições e valores. O bom é que a vida é um eterno aprendizado.
E o que a vida tem nos ensinado, em termos de decoração, é que é possível criar lindos cenários de quarto de menina em tons de rosa e também em muitos outros tons de cores. Todas as imagens colocadas neste texto provam isso.
Perceba que, nesses projetos, nenhuma cor é colocada em relevância sobre outra verdade, ficou decidido que seria mantido um pano de fundo claro e neutro.
Por quê? Provavelmente para ajudar a destacar esta decoração multicolorida em frente. É como quando colocamos uma pintura em uma moldura com aquela borda branca ao redor, essa borda ajudaria a destacar os tons de cores nesta pintura.
E olha que bacana, quando olhamos para estes ambientes coloridos não pensamos em questões de gênero. E as crianças quando crianças também não pensam nisso, pois ainda estão na fase de construção de identidade e personalidade.
O importante neste momento é usar a decoração a favor da sua educação. E essas diferentes cores dentro do quarto vão ajudar a incentivar a criatividade e alegria na criança.
É nessa ideia que devemos nos concentrar, do que as cores podem fazer para o desenvolvimento psíquico das crianças.
Lembrando que as cores emitem energias e que estas energias devem impactar a percepção que temos dos ambientes, assim como alterar o nosso amor e, consequentemente, a nossa saúde. Se a pessoa é mais agitada, utilizamos cores frias e claras; se ela precisa de estímulo, cores quentes e fortes. Equilíbrio é a chave.
Sim, é possível de acontecer. Olhando as imagens apresentadas junto deste texto, podemos imaginar que os projetistas não seguiram nenhum critério quanto à escolha de cores.
Contudo, é provável que a ideia esteja errada. Quando os ambientes são planejados, nenhum elemento deve ser utilizado sem qualquer justificativa. Portanto, certamente tudo que podemos ver nas ilustrações foi completamente intencional.
Perceba que, embora haja muita cor nestes cenários, os móveis que completam a sua ambientação são brancos ou então de madeira natural. Isso quer dizer que os decoradores consideraram que, com o passar dos anos, essas crianças vão crescer e amadurecer, passando a exigir coisas diferentes. É provável que elas finalmente façam as suas escolhas e expressem isto na decoração, reaproveitando muitos dos seus móveis.
Outra coisa que podemos concluir, através destas imagens, é que a, muitas vezes, os projetistas preferem trabalhar com uma cartela de cores primárias nestas decorações. E o que vem a ser as cores primárias?
Seria o vermelho, o azul e o amarelo. Quando muito, são utilizadas algumas cores terciárias, como roxo, laranja e verde -, mais o tradicional rosa – pensando no velho conceito.de decorações de quarto de menina.
Essas cores são as primeiras que aprendemos, de forma pedagógica, a identificar no mundo ao nosso redor. Nos jogos educativos e lições escolares, essas cores são relacionadas a elementos encontrados no nosso cotidiano.
E ao olhar para decoração do seu quarto, a criança também lembrará destes ensinamentos e passará a ter ideias sobre o tipo de mundo que ela gostaria de crescer e viver.
Se no quarto do seu filho, você se concentrar nessa sua paleta de cores reduzidas, manter o pano de fundo em tons neutros e claros, e utilizar móveis brancos ou em madeira, pronto. Dificilmente, neste caso, errar na dose de cores na decoração deste ambiente infantil.
Tendo em mente todas as ideias que passamos nos tópicos anteriores, agora vem a parte mais divertida do projeto, que é aplicar as cores à proposta de decoração.
O que diremos aqui pode valer tanto para quartos de meninas quanto para quartos de meninos. A forma de aplicar mais cor em ambientes infantis é praticamente sempre a mesma.
Embora os elementos coloridos possam ir do piso ao teto – como é o caso dos roupeiros e adesivos de parede em cores variadas -, os projetistas preferem se concentrar no chão.
Na verdade, em tudo aquilo que está mais próximo da vista da criança. Nos estágios iniciais da sua vida, ela perceberá mais os objetos espalhados sobre o piso, cama e estantes baixas. Portanto, é nestas áreas que devemos aplicar mais cor.
E podemos fazer isso de muitas formas, por exemplo:
E se você preencher as paredes de cor e até colorir as janelas e teto, também é possível – e, inclusive, indicado. Nestas superfícies, trabalhe com:
Vamos lá, dê mais cor a esse quarto de menina, fuja dos ideais comuns!
Essas dicas de decoração para quarto de meninas foram criadas pela equipe Viva Decora.