Brinquedoteca: Passo a passo para montar uma incrível em casa

Brinquedoteca: Passo a passo para montar uma incrível em casa

Brinquedoteca: Passo a passo para montar uma incrível em casa

Que criança não ama uma brinquedoteca? Este é um ambiente lúdico, divertido e totalmente propício para o desenvolvimento e lazer dos pequenos. A brinquedoteca infantil é muito comum em escolas e restaurantes, mas você já imaginou ter uma em casa, planejada exclusivamente para os seus filhos?

Vamos te contar sobre a importância da brinquedoteca em casa e te dar as melhores dicas para planejar este cantinho todo especial para as crianças!

Porque montar uma brinquedoteca em casa? 

Por ser um cantinho exclusivo para as brincadeiras, a brinquedoteca infantil é perfeita para dar liberdade, autonomia e criatividade para as crianças brincarem e se desenvolverem. Além disso, criar um design é uma ótima maneira de manter todos os brinquedos das crianças organizados, enquanto ainda garante que a sala seja propícia ao momento de brincadeira.

Ideias para uma brinquedoteca

A MOOUI tem produtos para decoração infantil com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira.

Como a brinquedoteca ajuda no desenvolvimento da criança?

Você sabia que a brinquedoteca faz toda a diferença no desenvolvimento da criança? Afinal, é na brincadeira que a criança alcança o pleno desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e emocional, de forma ainda mais positiva em um local adequado à sua idade.

Desenvolvimento das habilidades motoras

A criança fica totalmente livre para brincar, sem obstáculos como em outros cômodos. Essa liberdade é essencial para a criança descobrir suas habilidades e potenciais motores, seja correndo, pulando, dando cambalhotas, montando peças e em muitas outras atividades.

Como montar uma brinquedoteca

Estímulo à leitura

Às vezes a criança quer apenas um local aconchegante para ficar com um cobertor macio e um bom livro. Uma brinquedoteca que contém almofadões pufe e uma tenda, se torna bem confortável para um momento de leitura. Até as crianças que não criaram o hábito de ler não conseguirão resistir! 

produtos para brinquedoteca

Expressão das habilidades artísticas 

Ter uma área de arte em uma casa é ter um espaço onde a criança pode se expressar com desenhos, esculturas e pinturas. Coloque esse cantinho perto de uma parede, para que você use-a para expor as obras de arte dos pequenos. Coloque posteres infantis na parede para inspirá-los a fazerem seus próprios desenhos. Essa valorização do trabalho dos pequenos e a liberdade de criação, tornam a criança mais confiante, criativa e feliz. 

atividades para recortar e imprimir

Independência, responsabilidade e organização

No seu cantinho, a criança vai aprender a gerenciar seus brinquedos e criar autonomia em suas brincadeiras. Incentive-a também a manter a organização, para não perder ou quebrar os brinquedos, aprendendo também a responsabilidade. Os cestos e caixas organizadoras são grandes aliados nessa organização, porque ficando no chão, estão à altura da criança para que ela organize tudo por conta própria. 

Brinquedoteca filha da Mica Rocha

Brinquedoteca: Passo a passo de como escolher os móveis e os brinquedos

Você já se encantou com os benefícios da brinquedoteca e entendeu como ela será importante para o desenvolvimento das crianças. Agora, quer saber como fazer uma brinquedoteca? Estamos com todas as dicas para você escolher os móveis e brinquedos logo abaixo! E para te ajudar a decorar, a seção de decoração infantil da MOOUI está lotada de opções autênticas, divertidas e multicoloridas.

Quais móveis devo ter na brinquedoteca?

Não há necessidade de ter muitos móveis na brinquedoteca. O mais importante é escolher os itens corretos, que vão ajudar na organização e na praticidade do espaço, especialmente falando de uma brinquedoteca pequena.

As estantes são excelentes escolhas para a brinquedoteca infantil, porque permitem que a criança organize sozinha seus brinquedos e deixe expostos os bonecos e pelúcias. 

As mesas com cadeiras adequadas ao tamanho das crianças também não podem faltar: são ideais para todo tipo de brincadeira, desde brincar de casinha até reunir amiguinhos para jogos. Tenha também almofadões pufe para deixar o cantinho bem confortável.

Como montar uma brinquedoteca

Tapetes para a brinquedoteca

Se tem um item que não pode ficar de fora da brinquedoteca, é o tapete!

A brinquedoteca infantil também é um espaço perfeito para ousar no mix de tapetes! Aposte em tapetes bem aconchegantes como o tapete de algodão MOOUI + Lorena Canals ou os tapetes playmat MOOUI, que são super fáceis de limpar, para deixar ainda mais charmosa.  Ambos são muito confortáveis e permitem aquelas deliciosas brincadeiras de pé descalço que toda criança ama. 

Para saber mais sobre essa peça indispensável, vale conferir nosso guia completo do tapete de algodão, descobrir tudo sobre a coleção de tapetes MOOUI + Lorena Canals e ainda aproveitar as dicas preciosas de como escolher tapete para quarto de bebê.

diy decoração de quarto com tapetes

Brinquedos para a brinquedoteca

A MOOUI tem uma seção inteira de brinquedos educativos para todas as idades. Nós contamos muito mais em um post sobre brinquedos por idade, mas também separamos dicas especiais de brinquedos neste aqui!

Para as crianças que amam leitura, tenha o livro Utopia para divertir e também decorar a brinquedoteca. Perto da mesa, deixe os jogos como bingo e dominó. O jogo de cama para bonecas também deixa qualquer brinquedoteca bem charmosa. A casinha 3D permite muitas brincadeiras, mas também garante uma cabana de corredor para dar vida a todos os sonhos da criançada. 

jogo domino infantil
Jogo domino infantil MOOUI

Cuidados com a segurança na brinquedoteca

É preciso muita atenção para que o espaço seja totalmente seguro para as crianças!

Atenção ao risco dos móveis

Evite móveis que representem qualquer risco à criança na brinquedoteca. Prefira móveis planejados, cujo projeto seja feito considerando a idade e segurança dos pequenos.

Observe os brinquedos

Não deixe, em hipótese alguma, brinquedos que não são da faixa etária da criança ao alcance dela. Uma criança menor, por exemplo, pode acabar colocando alguma peça na boca e se engasgando, entre tantos outros acidentes. Previna guardando esses itens perigosos em lugares onde a criança não tem acesso.

Janelas

Em especial nos apartamentos, a janela deve obrigatoriamente ter redes de proteção. Esse cuidado vai evitar acidentes gravíssimos e garantir a segurança das crianças durante toda a brincadeira.

3 exemplos de brinquedotecas para você se inspirar!

Brinquedoteca em casa

Brinquedoteca filha da Mica Rocha

Brinquedoteca infantil divertida

brinquedoteca de irmãos

Brinquedoteca pequena

brinquedoteca como montar

Precisando de organizadores para sua brinquedoteca ? A MOOUI tem! Acesse nossa Loja Online e confira nossas estampas exclusivas, coloridas e alegres. 

Gostou das nossas dicas sobre brinquedoteca?

A brinquedoteca é realmente um ambiente lúdico, divertido e super importante para o desenvolvimento dos sentidos, emoções e até da independência das crianças. E fazer em casa, não é difícil, ainda mais com as preciosas dicas que colocamos aqui para você!

Para finalizar a lista das inspirações, confira a Brinquedoteca da Titi, filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, e também a Brinquedoteca da Luli, filha da Mica Rocha. São exemplos lindos de como a MOOUI e a diversão são um par perfeito.

Esperamos que todas as ideias te ajudem a planejar uma brinquedoteca linda e divertida para seus filhos!

Deixe seu comentário ↓

Outros Posts

2 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published