Brinquedoteca: Saiba O Que É E Dicas De Como Criar

Brinquedoteca: Saiba O Que É E Dicas De Como Criar

Brinquedoteca: Saiba O Que É E Dicas De Como Criar

Que criança não ama uma brinquedoteca? A brinquedoteca infantil é muito comum em escolas e restaurantes, mas você já imaginou ter uma em casa, planejada exclusivamente para os seus filhos?

Vamos te contar sobre a importância da brinquedoteca em casa e te dar as melhores dicas para planejar este cantinho todo especial para as crianças!

Saiba O Que É Brinquedoteca E Dicas Para Montar A Sua  

Um ambiente lúdico, divertido e totalmente propício para o desenvolvimento e lazer dos pequenos: assim é a brinquedoteca!

Que tal aprender dicas super legais e fazer a sua para seus filhos? Nós vamos te ajudar nesse post!

Ideias para uma brinquedoteca

O Que É Uma Brinquedoteca?

A brinquedoteca é um ambiente idealizado e planejado para as crianças brincarem com segurança e tudo ao seu alcance.

Como montar uma brinquedoteca

Para Que Serve Uma Brinquedoteca?

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil.

Por isso, quando nos perguntamos qual é a função de uma brinquedoteca, devemos lembrar que ela incentiva as brincadeiras saudáveis e o crescimento das crianças no sentido cognitivo e emocional.

produtos para brinquedoteca

O Que A Brinquedoteca Tem?

O que a brinquedoteca infantil mais tem é diversão! O ambiente, seja de uma brinquedoteca pequena ou maior, deve ser um espaço amplo, ter poucos móveis e uma maior quantidade de brinquedos adequados às faixas etárias das crianças.

 Nas brinquedotecas, também não podem faltar tapetes, organizadores, papelaria divertida, almofadas e pôsteres bem divertidos.

atividades para recortar e imprimir

Porque Montar Uma Brinquedoteca Em Casa?

Por ser um cantinho exclusivo para as brincadeiras, a brinquedoteca infantil é perfeita para dar liberdade, autonomia e criatividade para as crianças brincarem e se desenvolverem. 

Além disso, criar um design é uma ótima maneira de manter todos os brinquedos das crianças organizados, enquanto ainda garante que a sala seja propícia ao momento de brincadeira.

Brinquedoteca filha da Mica Rocha

Como A Brinquedoteca Ajuda No Desenvolvimento Da Criança?

Você sabia que a brinquedoteca na educação infantil faz toda a diferença no desenvolvimento da criança?

Afinal, é na brincadeira que a criança alcança o pleno desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e emocional, de forma ainda mais positiva em um local adequado à sua idade.

Desenvolvimento Das Habilidades Motoras

A criança fica totalmente livre para brincar, sem obstáculos como em outros cômodos.

Essa liberdade é essencial para a criança descobrir suas habilidades e potenciais motores, seja correndo, pulando, dando cambalhotas, montando peças e em muitas outras atividades.

Como montar uma brinquedoteca

Estímulo À Leitura

Às vezes a criança quer apenas um local aconchegante para ficar com um cobertor macio e um bom livro.

Uma brinquedoteca que contém pufes e uma tenda, se torna bem confortável para um momento de leitura. Até as crianças que não criaram o hábito de ler não conseguirão resistir!

diy decoração de quarto com tapetes

Expressão Das Habilidades Artísticas

Ter uma área de arte em uma casa é ter um espaço onde a criança pode se expressar com desenhos, esculturas e pinturas. Faça esse cantinho perto de uma parede, para que você use-a para expor as obras de arte dos pequenos. 

Coloque pôsteres infantis na parede para inspirá-los a fazerem seus próprios desenhos. Essa valorização do trabalho dos pequenos e a liberdade de criação, tornam a criança mais confiante, criativa e feliz.

jogo domino infantil
Jogo domino infantil MOOUI

Independência, Responsabilidade E Organização

No seu cantinho, a criança vai aprender a gerenciar seus brinquedos e criar autonomia em suas brincadeiras. Incentive-a também a manter a organização, para não perder ou quebrar os brinquedos, aprendendo também a responsabilidade.

Os cestos organizadores e caixas organizadoras são grandes aliados nessa organização, porque podem ficar à altura da criança para que ela organize tudo por conta própria.

Brinquedoteca: Passo A Passo De Como Escolher Os Móveis E Os Brinquedos

Você já se encantou com os benefícios da brinquedoteca e entendeu como ela será importante para o desenvolvimento das crianças. 

Agora, quer saber como fazer uma brinquedoteca? Estamos com todas as dicas para você escolher os móveis e brinquedos logo abaixo! 

E para te ajudar a decorar, a seção de decoração infantil da MOOUI está lotada de opções autênticas, divertidas e multicoloridas.

Quais Móveis Devo Ter Na Brinquedoteca?

Não há necessidade de ter muitos móveis na brinquedoteca. O mais importante é escolher os itens corretos, que vão ajudar na organização e na praticidade do espaço, especialmente falando de uma brinquedoteca pequena.

As estantes são excelentes escolhas para a brinquedoteca infantil, porque permitem que a criança organize sozinha seus brinquedos e deixe expostos os bonecos e pelúcias. 

As mesas com cadeiras adequadas ao tamanho das crianças também não podem faltar: são ideais para todo tipo de brincadeira, desde brincar de casinha até reunir amiguinhos para jogos. Tenha também pufes para deixar o cantinho bem confortável.

Tapetes Para A Brinquedoteca

Se tem um item que não pode ficar de fora da brinquedoteca, é o tapete!

A brinquedoteca infantil também é um espaço perfeito para ousar no mix de tapetes! Aposte em tapetes bem aconchegantes como os tapetes de algodão ou os tapetes playmat da MOOUI, que são super fáceis de limpar, para deixar ainda mais charmosa. 

Ambos são muito confortáveis e permitem aquelas deliciosas brincadeiras de pé descalço que toda criança ama. 

Para saber mais sobre essa peça indispensável, vale conferir nosso guia completo do tapete de algodão, descobrir tudo sobre a coleção de tapetes MOOUI + Lorena Canals e ainda aproveitar as dicas preciosas de como escolher tapete para quarto de bebê.

Brinquedos Para A Brinquedoteca

A MOOUI tem uma seção inteira de brinquedos educativos para todas as idades. Nós contamos muito mais em um post sobre brinquedos por idade, mas também separamos dicas especiais de brinquedos neste aqui!

Para as crianças que amam leitura, tenha o livro Astros da Música para divertir e também decorar a brinquedoteca. Perto da mesa, deixe os jogos de tabuleiro e jogos de memória

O jogo de cama para bonecas também deixa qualquer brinquedoteca bem charmosa. Ter ainda uma cabana de corredor é excelente para dar vida a todos os sonhos da criançada. 

Cuidados Com A Segurança Na Brinquedoteca

É preciso muita atenção para que o espaço seja totalmente seguro para as crianças!

Atenção Ao Risco Dos Móveis

Evite móveis que representem qualquer risco à criança na brinquedoteca. Prefira móveis planejados, cujo projeto seja feito considerando a idade e segurança dos pequenos.

Janelas

Em especial nos apartamentos, a janela deve obrigatoriamente ter redes de proteção. Esse cuidado vai evitar acidentes gravíssimos e garantir a segurança das crianças durante toda a brincadeira.

Como Montar Uma Brinquedoteca?

Agora que você já sabe o que tem em uma brinquedoteca infantil, vamos falar de outros aspectos bem importantes para você montar a brinquedoteca.

brinquedoteca

Defina O Local

Você já tem um cômodo livre para montar a brinquedoteca? Vai reformar algum?

Escolher o local é muito importante para calcular a área e planejar o espaço de um modo que permita a inclusão dos brinquedos, mas também tenha uma área livre para outras brincadeiras, mesmo em uma brinquedoteca pequena

É importante também se assegurar se o local é seguro para as crianças brincarem mesmo sem um responsável monitorando.

Idade Das Crianças

A idade das crianças também é um aspecto relevante na hora de montar a brinquedoteca infantil, para incluir brinquedos adequados e seguros para a faixa etária e garantir que as coisas estejam em uma altura que a criança possa alcançar.

Segurança

A segurança é uma das coisas mais importantes na brinquedoteca. Já falamos sobre os móveis e janelas, mas vale acrescentar outros cuidados também com: tomadas, itens eletrônicos e outros itens que representem perigo às crianças.

Acessibilidade

Uma brinquedoteca infantil deve ser de fácil acesso para promover a inclusão de várias crianças e garantir uma brincadeira saudável. 

Evite degraus na entrada, pisos em desnível e móveis muito altos. Profissionais como um arquiteto ou designer de interiores podem te ajudar com um projeto especial com acessibilidade.

Organizadores

Brinquedoteca não é sinônimo de bagunça! Para que as próprias crianças possam ajudar na manutenção e organização da brinquedoteca infantil, você pode incluir cestos organizadores (que são grandes e perfeitos para brinquedos maiores) e caixas organizadoras (mais compactas, ideais para as miudezas).

Aproveite As Paredes

As paredes de uma brinquedoteca infantil também podem ser muito divertidas! Você pode apostar em um papel de parede bem criativo, incluir adesivos de parede na porta ou nos móveis, colar os pôsteres favoritos da criança e dar um charme adicional com um tapestry.

Cantinho De Leitura

O melhor jeito de estimular a leitura é com opções de livros interessantes para cada idade e um cantinho de leitura na brinquedoteca.

Para deixá-lo bem confortável e irresistível, você vai precisar de um tapete de algodão, almofadas e uma tenda super aconchegante.

Painel De Atividades

Próximo a mesa em que as crianças vão brincar e fazer suas artes, um painel de atividades ficará super divertido e ajudará a estimular o desenvolvimento da criança.

Luz Natural

Uma brinquedoteca com uma boa incidência de luz natural faz toda a diferença para a hora da brincadeira ser mais saudável.

É super importante que o espaço tenha uma janela – e que ela tenha proteção para a segurança das crianças.

Limpeza

Um espaço para a criança brincar, deitar e rolar precisa estar sempre bem limpo! Os tapetes playmat são ótimas opções para a brinquedoteca porque a limpeza é feita com um pano úmido de forma bem prática. 

E os tapetes de algodão são laváveis em máquinas de lavar que temos em casa, facilitando muito a higienização. Lembre-se também de não adicionar muitos itens de decoração que acumulam poeira.

Personalize E Decore

A parte mais divertida sem dúvida é decorar a brinquedoteca infantil. São exemplos de decorações lindas e práticas os pôsteres, varais e brinquedos educativos. 

Conforto

As crianças perdem a noção do tempo brincando na brinquedoteca. Para que elas passem muitas horas no espaço, é ideal que ele seja confortável, tenha tapetes, almofadas, cadeiras, sofá ou pufe. 

Espaço Livre

Muitas brincadeiras exigem espaço e, por isso, na hora de planejar a brinquedoteca, certifique-se de deixar um bom espaço livre para as crianças montarem coisas, dançarem e brincarem das formas que a imaginação mandar!

3 Exemplos De Brinquedotecas Para Você Se Inspirar!

Vamos nos apaixonar por mais 3 exemplos de brinquedotecas?

Brinquedoteca Em Casa

brinquedoteca
Produção Histórias de Casa

Brinquedoteca Infantil Divertida

brinquedoteca
Armário para livros

Brinquedoteca Pequena

brinquedoteca

Brinquedoteca É Uma Boa Ideia?

Depois de ver todos os benefícios da brinquedoteca, temos certeza de que você se convenceu de que a brinquedoteca é uma ótima ideia para divertir e desenvolver as crianças.

Gostou Das Nossas Dicas Para Brinquedoteca?

A brinquedoteca é realmente um ambiente lúdico, divertido e super importante para o desenvolvimento dos sentidos, emoções e até da independência das crianças. 

Para finalizar a lista das inspirações, confira a Brinquedoteca da Titi, filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, e também a Brinquedoteca da Luli, filha da Mica Rocha. São exemplos lindos de como a MOOUI e a diversão são um par perfeito.

Esperamos que todas as ideias te ajudem a planejar uma brinquedoteca linda e divertida para seus filhos!

Até a próxima! 🙂

Outros Posts

2 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published