Como montar um cantinho da leitura

Como montar um cantinho da leitura

Como montar um cantinho da leitura

O desenvolvimento de interesses e hábitos é um processo que tem início na infância, por isso estabelecer o contato com os livros neste período é extremamente importante para incentivar os pequenos a continuar com o hábito na vida adulta. Sendo assim, uma forma de apresentar o mundo da leitura para as crianças é criando um cantinho da leitura em casa. Ou seja, um espaço onde os livros fiquem dispostos de forma criativa, despertando a curiosidade e a vontade de ler.

Cantinho de leitura: decoração

A decoração é uma parte importante para criar o canto da leitura, isso porque espaços coloridos e visualmente atrativos tendem a despertar a curiosidade das crianças fazendo com que eles queiram estar no local.

O primeiro passo é escolher um local adequado. Pode ser no quarto ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área confortável. Você também pode optar por tapetes e almofadas divertidas para substituir a poltrona. O importante é que a criança se sinta à vontade no ambiente, para que a leitura seja um momento aguardado.

Opte por um local bem iluminado e mais silencioso, porque a leitura exige concentração, principalmente no período da alfabetização infantil. Por isso, prefira ambientes em que os livros não precisem competir com o barulho da TV por exemplo.

Além disso, fique atento ao posicionamento das estantes. Afinal, você estará montando um cantinho da leitura infantil, por isso, é importante que tudo esteja ao alcance da criança, já que ela precisa ter autonomia para escolher seus próprios livros.

Cantinho de leitura: a escolha dos livros

As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis, com títulos diversificados e sempre condizentes com a faixa etária da criança. Livros de fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e livros de ilustrações são alguns dos tipos de livro que você pode oferecer aos pequenos. Por isso lembre-se sempre de revisar quais livros as crianças já leram para ter sempre uma novidade e um estimulo para elas estarem sempre lendo.

Utilize o cantinho da leitura junto com a criança

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito. Existem diversos argumentos que comprovam a importância de ler contos infantis para as crianças. Além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como este.

Por isso, o cantinho da leitura não precisa ser feito apenas quando a criança for alfabetizada. Mesmo que ela não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra desde a primeira infância.

Seguindo essas dicas, o cantinho da leitura não será importante apenas para a educação infantil, mas durante toda a vida do seu filho.

Fonte: Leiturinha

2 Comments

  • 4 anos ago

    Olá, Mooui. Sou cliente da marca e gostaria de saber de onde é a cozinha de brinquedo?

    • 4 anos ago

      Oi Livia! Esta cozinha é da IKEA. Foi comprada nos EUA. Muito linda, né?

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published