Como fotografar bem em viagens

Como fotografar bem em viagens

Está de passeio marcado e preocupado em como fotografar bem em viagens? Com algumas dicas bem simples, é possível conseguir ótimas imagens usando uma câmera de bolso ou até mesmo o seu celular! A gente vai mostrar aqui algumas técnicas pra você voltar de viagem com um álbum lindo.

Conheça seu equipamento

Independente se você vai levar uma câmera profissional ou até mesmo seu celular, sempre configure para a melhor resolução disponível. Mesmo que ocupe um pouco mais de memória, vai permitir que você amplie e imprima as imagens sem perder qualidade.

Procure referências

Outra dica para fotografar bem em viagens, é estudar com antecedência o local. Pesquise o que será visitado e possivelmente fotografado. Defina a duração da viagem de modo a ter tempo para clicar os lugares mais importantes com a melhor luz.

Para exercitar o olhar, pesquise foto de pessoas que já foram para o seu destino escolhido. Dessa forma, você poderá criar ângulos diferentes!

Regra dos terços

Como fotografar bem em viagens

Já ouviu falar da regra dos terços? É bem simples: imagine a tela dividida como um “jogo da velha”. Essas linhas e os pontos onde elas se cruzam são as áreas de maior impacto visual na foto. Então, enquadre a pessoa ou o objeto principal seguindo esses pontos. Algumas câmeras têm a opção de mostrar essas linhas na tela, o que pode ajudar bastante na hora de compor a foto!

Use luz natural

A foto com a luz natural é sempre mais bonita, então evite ao máximo usar o flash. Aproveite a luz do dia ou qualquer outra fonte de luz disponível, pois o flash tem uma luz muito forte e de cor diferente a do ambiente, o que faz a imagem ficar “chapada”, esbranquiçada e sem profundidade.

Não use o zoom

Se você estiver usando celular, não abuse do zoom! Muitas vezes vale mais a pena cortar a foto depois do que fotografar com zoom. Conforme você aumenta o zoom, a imagem vai perdendo a resolução e ficando distorcida.

É claro que a gente quer fotografar tudo, afinal cada momento é diferente do outro. Mas, às vezes, alguns momentos devem ficar registrados só na nossa memória: interaja com as pessoas, conheça histórias, jogue papo fora, sinta os cheiros, prove os sabores, observe o que acontece à sua volta, preste atenção aos sons… E se delicie com as lembranças e histórias de viagem que você terá!

Boa viagem!

Fontes: Folha de São Paulo e Vontade de Viajar

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published