Cólica em Bebê: O Que É, Diferença de Gases e Como Aliviar?

Cólica em Bebê: O Que É, Diferença de Gases e Como Aliviar?

Cólica em Bebê: O Que É, Diferença de Gases e Como Aliviar?

Os primeiros meses da vida do bebê são uma fase de descobertas, alegrias e momentos muito especiais. Mas a fragilidade e imaturidade do bebê também traz muitos desafios. 

Um dos maiores – senão o maior – das mães e pais de primeira viagem de bebês de cerca de duas semanas até os quatro meses de vida é a cólica em bebê.

Mas, para ajudar vocês a enfrentar esses episódios que são tão incômodos para o bebê e desesperadores para os papais, a MOOUI trouxe dicas e informações essenciais para entender e aliviar os desconfortos da cólica em bebê e colecionar momentos felizes em família nos primeiros meses da maternidade e paternidade. 

Confira a seleção de roupas, acessórios e itens de decoração MOOUI com desconto. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Leia Mais:

Recém-Nascido: Guia Para Mamãe De Primeira Viagem
Como Usar Almofada De Amamentação Da Forma Correta?
Livros Para Crianças: Dicas Por Idade Para Incentivar A Leitura

O Que É a Cólica em Bebês? 

A cólica em bebês é um processo natural do desenvolvimento nos primeiros meses. Ela acontece, de modo geral, por uma somatória de alguns fatores, como a imaturidade fisiológica, dieta e alguns hábitos da mamãe e do bebê. 

As cólicas no bebê acontecem a partir do desconforto gastrointestinal, se manifestam com um ataque de choro forte e agudo, que vai se elevando conforme a dor aumenta. O bebê fica irritado, vermelho, tem contrações no abdômen e se encolhe. 

É comum também durante a cólica do bebê que alguns gases sejam eliminados, um processo normal que até ajuda a aliviar o desconforto. Em geral, as cólicas no bebê acontecem durante a tarde e a noite e os episódios podem durar até três horas.

Qual a Diferença Entre Gases e Cólicas em Bebês?

A diferença entre gases e cólicas no bebê nem sempre é muito nítida, já que a cólica pode vir acompanhada de gases, mas nem sempre um bebê com gases apresenta um episódio de cólica. 

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. 

Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança. 

Quais as Principais Causas de Cólicas em Bebê?

principais-causas-colica-em-bebes

Para entender a cólica em bebês, é importante saber também sua origem e as causas, para que assim os pais possam evitar esse desconforto com os filhos. Vamos ver as principais?

Imaturidade Fisiológica

Durante o primeiro ano de vida, o bebê ainda está em desenvolvimento e várias funções do seu corpinho ainda precisam ser aprimoradas, incluindo a parte gastrointestinal. 

Durante esse processo de maturação fisiológica, o organismo do bebê pode responder com dores e incômodos, causando cólicas. 

Ingestão de Ar

Durante o momento da amamentação, seja no peito ou na mamadeira, se não houver a “pega” correta, a ingestão de ar pode aumentar, porque o bebê ainda não sabe coordenar a respiração e a capacidade de engolir. 

O resultado? As temidas cólicas.

Nesse momento, o ideal é contar com o apoio da Almofada de Amamentação MOOUI, que ajuda a posicionar o bebê corretamente e confortavelmente durante a mamada. 

Leia mais dicas no post “Como Usar Almofada De Amamentação Da Forma Correta?”, um guia completo sobre o assunto. 

Se o nariz do bebê estiver tapado, por problemas na pega ou resfriados, a probabilidade dele sofrer com cólicas também aumenta.

Produto: https://www.mooui.com.br/bebe/acessorios/almofadas-de-amamentac-o/almofada-amamentacao-estrelas-pretas

Alimentação da Mãe

Tudo o que a mãe come, reflete em seu leite materno e no bem-estar do bebê. É preciso ficar atento aos alimentos mais conhecidos por provocar gases nos adultos, porque eles podem também influenciar nas cólicas em bebês

No decorrer do texto, vamos listar alguns desses alimentos para você saber!

O ideal, portanto, é restringir a quantidade desses alimentos no dia a dia da mãe, para testar se essa é a principal causa das temidas cólicas. 

Se as cólicas não melhorarem mesmo com as restrições e exclusão dos demais fatores, pode ser necessário que a mãe deixe de consumir esses alimentos por pelo menos três meses. 

Será necessário também consultar o pediatra para mais detalhes. 

Excesso de Gases

Como já falamos acima, os gases são normais, mas o excesso deles pode indicar uma má absorção fisiológica e transitória à lactose. Se quando os gases aparecem em grandes quantidades, até os adultos ficam incomodados, imagine só para um bebê?! 

Mas ainda vamos te contar como evitar esse problema através da alimentação!

Hormônios Intestinais

Os bebês também podem sofrer com o efeito de um hormônio intestinal em excesso: a motilina aparece de forma elevada nos bebês que sofrem de cólica. Para descobrir se esse é o caso do seu bebê, é necessário consultar um pediatra.

Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose também pode ser uma das causas de cólicas em bebês. Apesar de ser mais comum de se manifestar em crianças maiores e adultos, ela também pode ser vilã no dia a dia do bebê. 

Os sintomas como diarreia, dor e inchaço na barriga e gases, se manifestam entre 30 minutos a 2 horas depois de ingerir leite. As mães que amamentam devem evitar o consumo de leite e derivados para que o bebê não sofra com as cólicas. 

Alergia ao Leite de Vaca

Frequentemente diagnosticada no primeiro ano de vida, a alergia ao leite de vaca também pode ser causadora de cólicas em bebês. Outros sintomas são: lesões na pele, coceira, vômitos e diarreia. 

Nesta situação, a criança precisará se alimentar com fórmulas hipoalergênicas ou não alérgicas. Assim como na intolerância à lactose, as mães que amamentam devem evitar o consumo de leite de vaca e derivados. 

Como Diferenciar o Choro Por Cólica?

diferenciar-choro-de-colica-por-colica

O choro é a principal manifestação da cólica em bebês. Para saber se o choro realmente está relacionado à cólica, exclua outros possíveis incômodos: fome, fralda suja, frio, sono, cansaço ou estresse. 

Se o comportamento do bebê durante a crise também for compatível com o que explicamos acima, especialmente com um choro muito expressivo, o problema é a cólica em bebê. É hora então de colocar em prática as dicas de como aliviar as cólicas em bebês

Como Aliviar as Cólicas em Bebês?

Bebê com cólica? O que fazer? Não existe milagre para cólica de bebê, mas alguns truques podem ajudar a tranquilizar o pequeno durante os momentos de dor e angústia. 

Compressão na Barriguinha

Para começar, certifique-se de que o bebê está em um ambiente calmo e tranquilo. Você pode posicioná-lo de bruços e colocar sua mão na barriga do bebê, fazendo uma leve compressão para cima. 

Movimentar as Pernas do Bebê

Outra opção para testar na hora da cólica em bebês é movimentar as perninhas como se estivesse pedalando no ar, para comprimir ligeiramente a barriga, ajudando a eliminar o excesso de gases e aliviar a dor. 

Compressa Morna na Barriga

A clássica compressa morna na barriguinha do bebê também pode ajudar, assim como massagens no abdômen, no sentido horário, para expulsar os gases. 

Usar a Rede Para Berço

A Rede para Berço MOOUI é um acessório muito útil também para os momentos de cólica em bebê. Balançando-a de forma leve, o bebê acaba se acalmando e acomodando o corpinho de forma a aliviar a dor.

Produto: https://www.mooui.com.br/roupas-de-cama/acessorios/rede-para-bebe/rede-bebe-flower-power

Usar o Ninho Para bebê

Mais um coringa da MOOUI, o Ninho para Bebê tem um formato que acomoda a criança de forma confortável, remetendo à segurança do útero da mãe. Essa sensação carinhosa tranquiliza o bebê e ameniza as cólicas, sendo também uma excelente opção. 

Produto: https://www.mooui.com.br/bebe/acessorios/ninhos/ninho-para-bebe-grid-colorido

Usar o Wrap Sling

E que tal apostar no Wrap Sling para acalmar e manter o bebê pertinho de você? É uma forma de tranquilizar o bebê e manter a barriguinha dele aquecida, em momentos de cólicas mais leves.

colica-em-bebe-sling-buque-de-flores

E agora você já sabe o que fazer quando o bebê está com cólica, mas e o que não fazer de jeito nenhum nesses episódios? 

Não pode amamentar quando o bebê está com cólica e não dar chás, visto que o Ministério da Saúde indica que até os seis meses de vida, o bebê se alimente apenas do leite materno.

Consulte também o pediatra do bebê para mais indicações, especialmente sobre remédio para cólica de bebê recém-nascido. 

16 Alimentos Que Causam Cólicas em Bebês

  • Leite e derivados;
  • Refrigerantes;
  • Repolhos;
  • Café e bebidas com cafeína;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Couve-flor;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Pimentões;
  • Pepino;
  • Nabo;
  • Chocolate;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Lentilha;
  • Ervilhas.

Confira a seleção de roupas, acessórios e itens de decoração MOOUI com desconto. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Gostou Deste Conteúdo Sobre Cólica em Bebê?

Esperamos que as dicas e informações sejam úteis para o dia a dia do seu bebê, ajudando a evitar e controlar os terríveis momentos de cólica.

Se você tem bebês, vai se interessar também pelo post que explica:

Como Escolher Roupa de Frio para Bebê

Como Vestir o Bebê de Acordo Com o Clima

Temos também muitos conteúdos de decoração, por exemplo, Como Escolher o Tapete Para o Quarto de Bebê.

Coloque as dicas em prática na rotina com o bebê para vê-lo sempre feliz, saudável e sorridente – e não sofrendo com esses incômodos.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published