Como vestir o bebê de acordo com o clima?

Como vestir o bebê de acordo com o clima?

“Será que o bebê está agasalhado demais? Ou será que é bom colocar mais uma blusinha?” Uma dúvida comum entre as mamães de primeira viagem é saber como vestir o bebê quando a temperatura decide oscilar. Seja no calor do verão ou no frio do inverno, as roupinhas precisam estar adequadas com o clima.

Você sabe escolher a roupa certa para vestir o bebê de acordo com a temperatura?

Não se preocupe, muita gente não sabe! Por isso, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns entre as mamães sobre como vestir o bebê em dias frios ou quentes.

Mas antes, é importante saber que algumas histórias que contam por aí não passam de mitos. Por exemplo, não é verdade que o bebê sente muito mais que frio que os adultos. O que acontece é que o sistema termorregulador dos recém nascidos ainda está em desenvolvimento, por isso, a temperatura corporal dos bebês tende a oscilar, principalmente no primeiro mês de vida, independente da temperatura externa.

A MOOUI tem roupas de bebês modernas e diferentes com estampas exclusivas pra deixar o inverno do seu filho ainda mais divertido. Conheça nossa loja e compre com segurança e online.

Como vestir o bebê no frio?

Se eles não sentem frio ou calor igual os adultos, como vestir o recém nascido? Ao nascer, o bebê precisa se acostumar com a temperatura aqui fora, totalmente diferente do quentinho e protegido útero da mamãe. E como o sistema termorregulador ainda está em desenvolvimento, mesmo que nasça em um dia de calor, é importantíssimo agasalhar o bebê nas primeiras semanas de vida.

Que roupas levar para o recém-nascido na maternidade no inverno?

Para evitar qualquer tipo de transtorno, melhor sobrar roupinhas do que faltar, não é? E para ter uma noção do que levar na mala maternidade no inverno, você pode seguir a seguinte listinha:

Como vestir o bebê para dormir?

Na hora de dormir, calças e mangas longas protegem bem os braços e perninhas do bebê. Prefira vesti-lo em camadas, começando pelo body, calça e, por cima, o macacão. Além de confortável, facilita bastante na hora da troca.

Em dias mais frios, coloque também um casaquinho e cubra com uma coberta ou edredom. Para proteger as extremidades, utilize meias e luvinhas. Mãos e pés tendem a ser mais frios e a perder calor mais rapidamente, mas estarem gelados não significa que o bebê está com frio. Mesmo no inverno, cuidado para não agasalhar o bebê excessivamente. Outra ótima alternativa são os sacos de dormir. 

Até quando usar meias no bebê?

Nas primeiras semanas de vida e em época de frio é importante deixar o bebê sempre de meia, protegendo os delicados pézinhos, desde que sejam confortáveis e não sejam apertadas. Conforme ele vai crescendo e se desenvolvendo, as meias podem acabar ficando um pouco de lado.

Você vai ver que os dedinhos dos pés são grandes descobertas para os pequenos e o contato com as diferentes texturas de tapetes e superfícies ajudam a estimular o bebê. Não se preocupe tanto com isso, o processo acaba sendo bem natural. 

Até quando usar meias no bebê

Como vestir o bebê no calor?

Nem muitas peças, nem poucas. Então como vestir, adequadamente, o bebê no calor? Os dias quentes também pedem equilíbrio na hora escolher a roupinha ideal. Guarde as mantas mais grossas para o inverno, mas deixe sempre por perto uma coberta fina para utilizar mesmo no verão.

Prefira vestir o bebê com roupinhas mais soltas e leves, proporcionando mobilidade e facilitando a respiração da pele. 

Que roupas levar para o recém-nascido na maternidade no verão?

No verão, você pode diminuir a quantidade de toucas, casacos e meias da lista maternidade que criamos acima, mas não deixe de levar! 

Lembra que nos primeiros dias o bebê ainda está se adaptando às temperaturas? Mesmo que o bebê nasça no calor, provavelmente ele vai estar agasalhado, com touquinha, meias e luvinhas. Então reduza a quantidade desses itens de inverno, mas mantenha uma ou duas peças de cada na mala. 

Como vestir o bebê para dormir no ar condicionado?

Assim como no inverno, o bebê pode dormir com pijamas macios que cubram os bracinhos e pernas. Além de confortáveis e aquecidas, as calças e mangas longas protegem também contra os insetos, já que os bebês podem somente utilizar repente a partir do sexto mês de vida.

Quanto ao ar condicionado, preste atenção para que a temperatura esteja agradável. Não direcione diretamente o ar para o bercinho e mantenha sempre a manutenção e limpeza do equipamento em dia.

Como vestir o bebê para dormir no ar condicionado

E se o bebê estiver com febre? Que roupa usar?

Seja adulto, criança ou bebê, é natural que no início da febre sinta um pouco mais de frio. Mas em seguida, ao estabilizar, é importante que o corpo consiga liberar esse excesso de calor. Por isso, vista o bebê com roupas leves e respiráveis, preferencialmente, de algodão.

E uma dica para as mamães de primeira viagem, não apavorem! A febre não é uma doença, e sim um sintoma, um estímulo que o corpo apresenta para combater uma infecção. De acordo com médicos especialistas, o sistema imunológico libera defesas que circulam melhor no organismo quando a temperatura está mais elevada. Ou seja, a febre nada mais é do que uma defesa natural. 

Se a febre persistir por mais de 3 dias, o recomendado ir ao médico. Mas, sentindo qualquer necessidade, entre em contato com o pediatra.

Como saber se o bebê está com calor ou com frio?

Preste atenção nas atitudes: inquietação, choro, suor, bochechas vermelhas, tronco e barriga muito quente podem indicar que o bebê está passando calor. Já a barriga, tronco e costas mais gelados, tremores, palidez ou apatia, pode indicar que o bebê está com frio. 

Verificar a temperatura do bebê através do contato nas mãos ou pés do bebê não é recomendado. Utilize sempre um termômetro para identificar ou não, uma febre. A temperatura “normal” do corpo varia de 36ºC a 37,2ºC. 

Você sabia que a MOOUI tem roupas e acessórios de inverno que ajudam você a proteger seu bebê, deixando-o quentinho e seguro no frio? Conheça nossa loja e compre com segurança e online.

Agora que você já sabe como vestir o bebê, que tal aprender a fazer o charutinho?

Cuidar para que o bebê esteja confortável, nem com frio e nem com o calor é essencial. Mas desde que o bebê esteja bem, feliz e animado, não se descabele tanto quanto a isso, combinado? 

Se você quiser continuar a leitura e aprender mais sobre como vestir o bebê, recomendamos esse outro artigo do blog também:

E para finalizar as dicas sobre como vestir o bebê, que tal trazer a sensação da apertadinha casa dentro da barriga? Mantenha-o aquecido e aconchegado em um “charutinho”. Veja como fazer: 

Deixe seu comentário ↓

Related Stories

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published