Saiba Como Vestir O Bebê De Maneira Adequada

Saiba Como Vestir O Bebê De Maneira Adequada

“Será que o bebê está agasalhado demais? Ou será que é bom colocar mais uma blusinha?” Uma dúvida comum entre as mamães de primeira viagem é saber como vestir o bebê quando a temperatura decide oscilar. 

Seja no calor do verão ou no frio do inverno, as roupinhas do bebê precisam estar adequadas com o clima.

Se você tem dúvidas de como vestir o bebê para dormir, como vestir o bebê recém-nascido e quer saber de modo geral como vestir o bebê de acordo com a temperatura independente de quantos meses ele tenha, as dicas da MOOUI vão te ajudar!

Como Vestir O Bebê?

Além de saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura, é interessante considerar a idade do bebê, afinal, a temperatura interna passa por alterações durante o desenvolvimento do recém-nascido.

Aos Três Meses

Como vestir o bebê de 1 mês, como vestir um bebê de 2 meses ou 3 meses são as maiores dúvidas das mamães de primeira viagem.

Vale lembrar que o sistema termorregulador dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento nos primeiros meses de vida, fazendo a temperatura dos bebês oscilar.

Então, o mais indicado é manter o bebê de 1 a 3 meses mais agasalhado e ir reduzindo as camadas conforme a temperatura externa ou observar se há incômodos para o bebê. 

De Três E Seis Meses

A partir dos três meses, a temperatura interna do bebê já deverá estar se regulando melhor, exigindo que ele fique menos agasalhado.

Então, de acordo com a estação, opte por mais ou menos camadas de roupa, sempre dando preferências para peças de algodão puro, que são hipoalergênicas e respiráveis para o bebê.

De Seis Meses Ao Primeiro Ano

Nessa faixa etária, vai ficar mais fácil saber como vestir o bebê de acordo com o clima, porque é uma idade em que ele estará mais ativo, brincando, engatinhando e aprendendo a andar. 

Por consequência, estar mais agitado fará ele sentir mais calor. É uma fase onde você vestirá o bebê com a mesma quantidade de roupas que você utilizar, de acordo com o clima do dia. 

A dica de mãe aqui vale muito: mesmo que esteja calor, leve um agasalho nos passeios, afinal, nunca sabemos se a temperatura pode mudar drasticamente e é importante proteger o bebê!

Do Primeiro Ao Terceiro Ano

Falando em como vestir o bebê de 1 a 3 anos, as dicas do tópico anterior ainda valem, até porque seu bebê estará mais ativo do que nunca!

Prefira roupas infantis de algodão, que são respiráveis, confortáveis e dão liberdade de movimentos para o bebê descobrir o mundo!

Qual A Influência Da Temperatura Em Como Vestir O Bebê?

Acompanhar a previsão do tempo antes de vestir o bebê é uma dica ótima, porque a temperatura afeta muito como vestir o bebê

Pode ser que você saia de casa e esteja calor, mas há uma previsão de chuvas para mais tarde – um sinal de que levar um agasalho na bolsa do bebê é uma necessidade.

O contrário também pode acontecer: ao amanhecer, estar bem frio e chuvoso e ao longo do dia, as temperaturas se elevarem. Tenha sempre uma troca de roupa para esses casos!

Você Sabe Escolher A Roupa Certa Para Vestir O Bebê De Acordo Com A Temperatura?

Não se preocupe, muita gente não sabe! Por isso, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns entre as mamães sobre como vestir o bebê em dias frios ou quentes.

Mas antes, é importante saber que algumas histórias que contam por aí não passam de mitos.

Por exemplo, não é verdade que o bebê sente muito mais frio que os adultos.

O que acontece é que o sistema termorregulador dos recém nascidos ainda está em desenvolvimento, por isso, a temperatura corporal dos bebês tende a oscilar, principalmente no primeiro mês de vida, independente da temperatura externa.

Como Vestir O Bebê No Frio?

Se eles não sentem frio ou calor igual os adultos, como vestir o recém-nascido? Ao nascer, o bebê precisa se acostumar com a temperatura aqui fora, totalmente diferente do quentinho e protegido útero da mamãe.

E como o sistema termorregulador ainda está em desenvolvimento, mesmo que nasça em um dia de calor, é importantíssimo agasalhar o bebê nas primeiras semanas de vida.

Que Roupas Levar Para O Recém-Nascido Na Maternidade No Inverno?

Para evitar qualquer tipo de transtorno, melhor sobrar roupinhas do que faltar, não é? E para ter uma noção do que levar na mala maternidade no inverno, você pode seguir a seguinte listinha:

  • 5 macacões de manga longa;
  • 5 bodies de manga longa;
  • 5 calças 100% algodão (esse trio vai acompanhar o bebê durante todo o primeiro mês);
  • Casaquinhos (pelo menos 3);
  • 3 mantas em malha de algodão;
  • 4 fraldas grandes de tecido de algodão;
  • 6 paninhos de boca;
  • Toucas (pelo menos 2);
  • Meias (cerca de 4 pares);
  • Luvinhas (cerca de 4 pares);
  • 1 saída de maternidade (lembre-se que será o primeiro contato do bebê com o mundo fora do hospital. Uma saída maternidade quentinha e uma manta de tricot pode ajudar a proteger o recém nascido do frio e do vento);
  • Fraldas descartáveis;
  • Pomada para assadura;
  • Escovinha de cabelo.

Que Roupas Levar Para O Recém-Nascido Na Maternidade No Verão?

No verão, você pode diminuir a quantidade de toucas, casacos e meias da lista maternidade que criamos acima, mas não deixe de levar! 

Lembra que nos primeiros dias o bebê ainda está se adaptando às temperaturas.

Mesmo que o bebê nasça no calor, provavelmente ele vai estar agasalhado, com touquinha, meias e luvinhas. Então reduza a quantidade desses itens de inverno, mas mantenha uma ou duas peças de cada na mala. 

Metade dos bodies também podem ser de mangas curtas para te ajudar a saber como vestir o bebê recém-nascido no calor.

Como Vestir O Bebê Para Dormir No Ar Condicionado?

Assim como no inverno, o bebê pode dormir com pijamas macios que cubram os bracinhos e pernas.

Além de confortáveis e aquecidas, as calças e mangas longas protegem também contra os insetos, já que os bebês podem somente utilizar repelente a partir do sexto mês de vida.

Quanto ao ar condicionado, preste atenção para que a temperatura esteja agradável. Não direcione diretamente o ar para o bercinho e mantenha sempre a manutenção e limpeza do equipamento em dia.

E Se O Bebê Estiver Com Febre? Que Roupa Usar?

Seja adulto, criança ou bebê, é natural que no início da febre sinta um pouco mais de frio.

Mas em seguida, ao estabilizar, é importante que o corpo consiga liberar esse excesso de calor. Por isso, vista o bebê com roupas leves e respiráveis, preferencialmente, de algodão, como as peças da MOOUI.

E uma dica para as mamães de primeira viagem, não se apavorem! A febre não é uma doença, e sim um sintoma, um estímulo que o corpo apresenta para combater uma infecção.

De acordo com médicos especialistas, o sistema imunológico libera defesas que circulam melhor no organismo quando a temperatura está mais elevada. Ou seja, a febre nada mais é do que uma defesa natural. 

Se a febre persistir por mais de 3 dias, o recomendado é ir ao médico. Mas, sentindo qualquer necessidade, entre em contato com o pediatra.

Como Vestir O Bebê Na Hora De Dormir?

Na hora de dormir, pijamas de mangas longas e calças protegem bem os braços e as perninhas do bebê. 

Prefira vesti-lo em camadas, começando pelo body, calça e, por cima, o macacão. Além de confortável, facilita bastante na hora da troca.

Em dias mais frios, coloque também um casaquinho e cubra com uma coberta ou edredom.

Para proteger as extremidades, utilize meias e luvinhas. Mãos e pés tendem a ser mais frios e a perder calor mais rapidamente, mas estarem gelados não significa que o bebê está com frio.

Mesmo no inverno, cuidado para não agasalhar o bebê excessivamente. 

Até quando usar meias no bebê

Como Vestir O Bebê No Calor?

Nem muitas peças, nem poucas. Então como vestir, adequadamente, o bebê no calor?

Os dias quentes também pedem equilíbrio na hora escolher a roupinha ideal.

Guarde as mantas mais grossas para o inverno, mas deixe sempre por perto uma coberta fina para utilizar mesmo no verão.

Prefira vestir o bebê com roupinhas mais soltas e leves, proporcionando mobilidade e facilitando a respiração da pele. 

Pode Usar Luvas, Gorros E Meias?

As mamães sempre têm dúvidas quanto ao uso de luvas, gorros e meias nos bebês. As luvas podem ser usadas quando o bebê é recém-nascido, para ajudar a controlar a temperatura do corpo e protegê-lo de se arranhar.

Já os gorros ou toucas são indicados quando o bebê está mais exposto a temperaturas baixas, em áreas externas, por exemplo.

Evite usá-los na hora de dormir para prevenir possíveis asfixias se o gorro sair do lugar na cabeça do bebê.

As meias são essenciais! Até mesmo em nós, adultos, elas ajudam a aquecer o pé e controlar a temperatura corporal, então não dispense-as, a não ser que as temperaturas estejam bem altas.

Quando deixá-lo sem meias, sempre toque nos pés do bebê para certificar-se de que eles não estão frios, porque se isso acontecer, você deve colocar a meia de novo.

Como Saber Se O Bebê Está Com Calor Ou Com Frio?

Preste atenção nas atitudes: inquietação, choro, suor, bochechas vermelhas, tronco e barriga muito quente podem indicar que o bebê está passando calor.

Já a barriga, tronco e costas mais gelados, tremores, palidez ou apatia, pode indicar que o bebê está com frio. 

Verificar a temperatura do bebê através do contato nas mãos ou pés do bebê não é recomendado.

Utilize sempre um termômetro para identificar ou não, uma febre. A temperatura “normal” do corpo varia de 36ºC a 37,2ºC. 

Até Quando Usar Meias No Bebê?

Nas primeiras semanas de vida e em época de frio é importante deixar o bebê sempre de meia, protegendo os delicados pezinhos, desde que sejam confortáveis e não sejam apertadas.

Conforme ele vai crescendo e se desenvolvendo, as meias podem acabar ficando um pouco de lado.

Você vai ver que os dedinhos dos pés são grandes descobertas para os pequenos e o contato com as diferentes texturas de tapetes e superfícies ajudam a estimular o bebê.

Não se preocupe tanto com isso, o processo acaba sendo bem natural. 

Como vestir o bebê para dormir no ar condicionado

Agora Que Você Já Sabe Como Vestir O Bebê, Que Tal Aprender A Fazer O Charutinho?

Cuidar para que o bebê esteja confortável, nem com frio e nem com o calor é essencial. Mas desde que o bebê esteja bem, feliz e animado, não se descabele tanto quanto a isso, combinado? 

Se você quiser continuar a leitura e aprender mais sobre como vestir o bebê, recomendamos esse outro artigo do blog também: Como Escolher Roupa De Frio Para Bebê e Enxoval De Bebê: Guia Completo Para Montar Um.

E para finalizar as dicas sobre como vestir o bebê, que tal trazer a sensação da apertadinha casa dentro da barriga? Mantenha-o aquecido e aconchegado em um “charutinho”. Veja como fazer: 

Seja adulto, criança ou bebê, é natural que no início da febre sinta um pouco mais de frio.

Mas em seguida, ao estabilizar, é importante que o corpo consiga liberar esse excesso de calor. Por isso, vista o bebê com roupas leves e respiráveis, preferencialmente, de algodão.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published