Livros Para Crianças: Dicas por idade para incentivar a leitura

Livros Para Crianças: Dicas por idade para incentivar a leitura

Livros Para Crianças: Dicas por idade para incentivar a leitura

Os livros para crianças têm o poder de abrir portões mágicos de mundos encantados e estimular o desenvolvimento e imaginação dos pequenos. É por isso que a MOOUI, com seu entusiasmo pela leitura, trouxe várias dicas de livros para crianças, separados por idade, para ajudar no incentivo à leitura.

Curiosos? Então continuem lendo para conferir um pouquinho de cada livro para crianças que indicamos!

Como escolher um livro para uma criança?

Um livro infantil para ler é uma excelente escolha para presentear crianças. Através das páginas, os pequenos descobrem histórias e aventuras, estimulando sua criatividade e imaginação.

Para escolher os melhores livros para crianças, leve em consideração principalmente a idade, para que o conteúdo seja adequado à fase de desenvolvimento dela. Busque também os temas que mais chamam a atenção da criança para despertar ainda mais seu interesse na leitura.

Com essas informações e nossas dicas abaixo, você vai ver como ficará mais fácil escolher livros para crianças!

livro para criança

A MOOUI tem produtos para decoração infantil com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira.

Livros para crianças pequenas 

O hábito da leitura precisa ser incentivado desde sempre nas crianças! A mamãe e o papai podem começar lendo histórias para o bebê desde a barriga, nos seus primeiros meses e por toda a primeira infância!

Para te inspirar, trouxemos os livros favoritos da Rebeca, a filha caçula da fundadora da MOOUI, Thais Carballal, ideais para crianças de até 3 anos começarem a se aventurar no mágico mundo da leitura. 

Utopia

O livro Utopia da MOOUI está entre as melhores opções para a introdução da criança ao mundo dos livros. Ele é feito em tecido e com enchimento fofinho, sendo macio e delicado para os pequenos aprenderem de forma lúdica e divertida. Composto por 8 páginas, o livro expressa a nossa visão de um mundo ideal, nosso mundo utópico através de textos simples e resumidos e desenhos lúdicos e divertidos.

livro presente de natal para menino
Livro Utopia MOOUI

Animais Selvagens

O livro Animais Selvagens da MOOUI é mais uma opção para bebês e crianças pequenas aprenderem a leitura de forma divertida. Também macio e com enchimento fofinho igual ao Utopia, esse livro traz informações sobre vários tipos de animais selvagens contada de forma descomplicada e acompanhada de ilustrações bem divertidas e educativas. Não deixe também de conhecer os outros produtos com animais!

livro para criança animais selvagens

Counting In The Garden

Livro muito lindo que ensina a contar até 12. A cada página, novas plantas/flores/verduras crescem no jardim. A Rebeca ficou super interessada em números e, com a ajuda do livro, aprendeu a contar sozinha antes dos 2 anos!

Pantone Colors

Esse é um livro lindo demais que ensina as cores às crianças. A cada página uma nova cor, com suas nuances.

Hora De Dormir, Ursinhos!

Também um livro de contar (até 5), desta vez com ursinhos de borracha. A cada página um ursinho vai ficando para trás, para a diversão dos pequenos. 

Vamos Às Compras

Adoramos todos os livros para crianças desta editora por serem super coloridos e didáticos. Este livro é muito interessante para a idade, pois contém vários objetos para as crianças reconhecerem e falarem, assim como caminhos/texturas para seguirem com os dedinhos.

Livros para crianças entre 3 a 6 anos

Nesta faixa etária, as dicas de livros vêm da Laura, filha mais velha da Thais e irmã mais velha da Rebeca. Afinal, quem melhor que uma criança para indicar o que as crianças mais gostam, não é?!

Dicas de livros para crianças de 3 a 4 anos

A Bela Adormecida

Conto clássico de princesa, originalmente escrito pelos irmãos Grimm em 1812. A Bela Adormecida é a princesa favorita da Laura e este livro faz parte de uma linda coleção de clássicos lançados pela Disney.

Os Cinco Esquisitos

“Eles não conseguiam fazer nada na vida, nem tinham vontade de fazer grandes coisas. Certo dia, ninguém sabe de onde, chegou um sujeito extraordinário.”  O resto não podemos contar, mas adiantamos que é uma bela história que trata da diversidade.

A Vaca Que Botou Um Ovo

Livro que fica na prateleira da sala de aula da Laura, não poderia faltar na nossa estante, né? É a história da vaca Mimosa que não se sentia nada especial até o dia em que botou um ovo!

O Incrível Menino Devorador De Livros

Tipo eu?  Não é beeeem assim…  Henrique devorava os livros de verdade!! Lauritcha ama esta história, principalmente pela mordida na contra-capa!

Alice In Wonderland

Laura ganhou este livro de uma cliente super especial, que tem uma linda filha chamada Alice. Ela ainda não conhecia a história da Alice no País das Maravilhas, e mesmo com a Thais lendo em inglês (e ela não entendendo muita coisa, rsrsrs), a Laura já se interessou por esta aventureira.

O Lorax

Como não AMAR todos os livros do Dr. Seuss? O Lorax foi publicado em 1972 e retrata o poder de grandes empresas em danificar o meio ambiente. Muito avançado para uma criança de 3 anos? Não acho. Laura entendeu muito bem que jamais se deve cortar uma trúfula!

Jacaré, Não!

Com uma narrativa bem simples o autor nos leva a cenas do cotidiano, não fosse a aparição inesperada de um jacaré! O que amamos neste livro, é que após umas 3 páginas as crianças começam a entender e repetir a história. Só lendo para entender…  Diversão garantida!

Olivia Não Quer Ser Princesa

Olivia está cansada de ver todas suas amigas sempre se fantasiando de princesa (e não é?). Olivia quer ser original, mas não sabe bem por onde começar…

Livros para crianças acima de 7 anos

Malala, a menina que queria ir para a escola 

A jovem que integra nossa estampa Somos Mulheres tem sua história contada neste livro pela jornalista Adriana Carranca, que visitou a terra natal de Malala Yousafzai em busca de todos os detalhes dessa trajetória. É uma ótima leitura para os pequenos aprenderem sobre igualdade e conhecerem a vida da mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz. 

Enreduana

Você sabia que o primeiro escritor do mundo foi uma escritora? A criança que ler esse livro vai descobrir! Enreduana era uma sacerdotisa, poetisa e filósofa que viveu em 2.300 a.C. na Mesopotâmia e detém o título do poema mais antigo que se tem registro, quando nem havia papel e o texto era registrado em placas de argila. Uma opção incrível de livros para crianças acima de 7 anos!

O Livro dos Porquês

Os “porquês” são palavras exaustivamente repetidas pelas crianças com sua curiosidade aguçada. Para responder várias dúvidas sobre o mundo, esse livro para crianças vai ajudá-las a descobrir um pouco mais do universo. Cheio de curiosidades, até os adultos vão querer as respostas de tantos “porquês”!

Sinto o Que Sinto: e a Incrível História de Asta e Jaser

Esse livro para crianças é assinado pelo ator Lázaro Ramos e fala sobre como lidamos com os sentimentos. Um conteúdo super importante para o desenvolvimento infantil, ajudando a valorizar nossa ancestralidade e auxiliando as crianças a compreenderem que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, ainda que tudo se manifeste ao mesmo tempo. 

O Pequeno Príncipe

Esse livro para crianças é um clássico da literatura que mostra muito sobre a diferença da visão das crianças e dos adultos. Com delicadeza, a história encanta e estimula a imaginação. Uma leitura indispensável!

A Parte Que Falta

Um clássico da literatura infantil que acompanha a busca do protagonista, um ser circular que visivelmente não está completo e tem uma parte que falta. Ele parte em uma jornada para explorar o mundo e encontrar essa parte e faz uma grande descoberta sobre o amor e a dependência. Esse livro para crianças e para adultos tem uma mensagem linda e vale ser lido!

Livros para crianças autistas

As crianças autistas têm um jeito único de ver o mundo, mas, de modo geral, todos os livros infantis são adequados para os pequenos do espectro. 

Nesse caso, vale levar em consideração a personalidade da criança autista, para escolher livros para crianças que sejam bem assertivos no assunto e formato. Alguns se interessam mais pelas ilustrações, abas e cores vibrantes, preferem obras interativas e por aí vai. 

Dicas de livros infantis para crianças de 1 a 2 anos

O Menino Só

Um livro para crianças que conta a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação. Aborda o autismo de forma delicada e sensível, sendo uma ótima opção de leitura!

A Escova de Dentes Azul

O apresentador Marcos Mion transformou sua experiência com o filho autista, Romeo, em um belo livro infantil. Essa é a história sobre o inusitado presente de Natal que o filho pediu e a lição que Mion aprendeu com a situação.

Tudo Bem ser Diferente

Esse livro infantil aborda as diferenças de cada um de maneira lúdica, simples e completa. Além de falar das diferenças de uma forma compreensível para as crianças, também traz assuntos delicados, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros. Uma opção de leitura para todas as crianças!

O Livro com um Buraco

Essa dica é um exemplo de livro interativo que vai prender a atenção das crianças autistas. Como o próprio título diz, ele tem um buraco no meio, mas a cada página, o livro propõe uma interação diferente: colocar o rosto, enfiar o braço, fazer o buraco de cesta de basquete, trazer objetos do mundo físico para guardar ali, tudo seguindo as pistas que o próprio livro dá. 

Bônus: 3 ideias de decoração com livros infantis 

Nós encorajamos o hábito da leitura e amamos quando os livros fazem parte da decoração do quarto! Escolha capas bem bonitas que combinem com as cores e o estilo do seu quarto. Confira as ideias!

Livros para crianças na decoração de quarto de menina

decoração do quarto com livros

Livros para crianças na decoração de quarto de menino 

decoração do quarto com livros

Livros para crianças na decoração de quarto compartilhado

cama em l para meninas

Precisando comprar presentes para criança? A MOOUI tem! Acesse a Loja Online da Mooui e confira nossas estampas exclusivas, coloridas e alegres. 

Gostou das nossas dicas de livros para crianças?

Com tantas dicas, as histórias dos livros para crianças podem inspirar muitas aventuras no dia a dia, assim como nossas sugestões super divertidas de brincadeiras para as crianças

E para que toda essa imaginação ganhe vida, conheça tudo sobre a linha de brinquedos educativos para crianças da MOOUI e dicas de brinquedos para crianças por idade.

Mamães e papais: lembrem-se que estimular o hábito da leitura nas crianças vai além de comprar livros. Dê o exemplo a elas sendo leitores, convide-as para ler com vocês e leiam para elas COM FREQUÊNCIA! Tudo isso será essencial para tornar as crianças apaixonadas por livros!

Esperamos que as dicas de livros para crianças que preparamos com ajuda da Laura e da Rebeca sejam suas aliadas para estimular a leitura dos seus pequenos e pequenas!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published