Recém-nascido: Guia para mamãe de primeira viagem

Recém-nascido: Guia para mamãe de primeira viagem

Recém-nascido: Guia para mamãe de primeira viagem

Atenção mamães de primeira viagem! Os delicados primeiros dias do recém-nascido estão te preocupando? Para te ajudar a se preparar para a chegada do seu bebê, a MOOUI reuniu informações preciosas para você!

Desde os cuidados na maternidade, até as roupas de bebê e roupas de cama de bebê, vamos te dar muitas dicas úteis e essenciais para os primeiros dias do recém-nascido e da mamãe de primeira viagem. Continue lendo!

Se você já tem seu minhocão, confira as opções de capas!
Roupa de cama para berço MOOUI

Recém-nascido: cuidados na maternidade

A maternidade é o primeiro ambiente a receber o recém-nascido. Vamos então saber mais sobre o que você precisa fazer ou se preparar nas primeiras horas de vida do bebê?

Os primeiros testes

É na maternidade que o recém-nascido fará seus primeiros testes para avaliar a saúde. 

Além do famoso teste do pezinho, o bebê faz também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para verificar se há qualquer doença congênita, síndrome ou algo a ser posteriormente investigado. Os bebês também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e contra a tuberculose com BCG.

Roupinhas confortáveis

As roupas de bebê para o recém-nascido precisam ser bem confortáveis. Fuja dos tecidos sintéticos e abuse de peças 100% algodão como as da MOOUI. Assim, a pele do bebê não fica sujeita a alergias ou incômodos e ele carregará já em seus primeiros dias, as estampas exclusivas da nossa marca. 

Escolha uma saída maternidade também confortável para proteger o recém-nascido e deixá-lo bem fofo para o seu primeiro “passeio” fora da barriga. Isso faz toda a diferença na alegria dos pais e da família e garante que as primeiras fotos do bebê fiquem maravilhosas!

roupa de inverno para bebê
Saída maternidade MOOUI

Estimule a amamentação

O primeiro contato do recém-nascido com o seio materno deve ocorrer de preferência ainda na sala de parto, na primeira hora após o nascimento. Mesmo que o bebê não sugue nesse momento, o importante é estimular o contato pele a pele, para facilitar a posterior amamentação. 

A MOOUI tem kits berço com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira!

Entendendo o sono do recém-nascido

O sono é importantíssimo para o desenvolvimento do bebê e, especialmente, em recém-nascidos, o tempo de sono é em média de 16 horas diárias. 

Recém-nascidos dormem muito? 

Sim! A média de 16 horas de sono é dividida entre cochilos durante o dia e principalmente ao longo da noite, quando eles acordam diversas vezes para mamar. 

É enquanto seu recém-nascido dorme que o hormônio do crescimento é liberado, além de substâncias que regulam o apetite e proteínas importantes para a ativação dos linfócitos, que compõem o sistema imunológico.

Dicas para o bebê relaxar

Se baseie no conceito de “exterogestação” e aplique algumas técnicas que simulam o ambiente mais contido do útero. O sling é um excelente aliado para o conforto do bebê, porque une isso ao contato corporal, ouvir o coração do adulto, sentir sua respiração e o embalo. Nada como um colinho e um contato corpo com corpo para acalmar o recém-nascido e inspirar um soninho bem delicioso!

Como usar o sling
Sling MOOUI

Um berço mais confortável

As roupas de cama bebê da MOOUI serão suas aliadas para tornar o berço do bebê um ambiente tão confortável e aconchegante quanto o útero. 

Usar uma manta ou cueiro e enrolar o bebê também pode ajudar. O jeito certo é enrolado mas com liberdade de movimento. Cuidado para que o bebê não tenha o tórax comprimido para não prejudicar a respiração, nem fiquem pontas soltas, e deixe o quadril e as perninhas cobertos mas sem esticar! Dessa forma, você evita lesões.

Usar uma rede sobre o berço ou um ninho são ótimos artifícios para que o bebê fique confortável e relaxado! Na rede, cuide para o narizinho e a boquinha estarem visíveis! E no ninho (ou em qualquer outra superfície plana de dormir) lembre que o bebê deve estar de barriga pra cima.

rede de berço de recém-nascido
Rede para berço

O que não pode faltar no quarto do recém-nascido?

Uma dúvida comum entre as mamães de primeira viagem é sobre o que não pode faltar no quarto do recém-nascido. Leia nosso post com o guia perfeito do enxoval de bebê e confira também as dicas a seguir para se preparar para a chegada do seu recém-nascido!

Roupas de cama MOOUI 

A roupa de cama que faz a maior diferença no sono dos adultos, também é super importante para a qualidade do sono dos recém-nascidos. É por isso que as roupas de cama bebê da MOOUI são 100% algodão 230 fios, desde o lençol do berço até as fronhas, tudo foi pensado para dar conforto aos pequeninos. Para facilitar a escolha e combinação de estampas, opte pelo kit berço da MOOUI.

Trocador

O trocador de bebê é indispensável para o quarto do recém-nascido. Coloque-o em cima da cômoda do quartinho para fazer as trocas do bebê na posição e alturas corretas e evitar aquelas terríveis dores nas costas. Aproveite também para garantir o kit higiene, com caixas para acomodar fraldas, pomadas e outros itens de cuidado com o bebê.

recem nascido quarto da aventura
Trocador MOOUI

Protetor de berço minhocão

Mais um item que não pode faltar é o protetor de berço Minhocão! Ele é responsável por ajudar a proteger o bebê das grades e cabeceira do berço. E graças às estampas MOOUI, ainda traz um charme especial para a decoração do quarto do recém-nascido. Um coringa, não é?! 

minhocão colorido para recém-nascido
Minhocão MOOUI

4 principais cuidados com o recém-nascido no dia a dia

Vamos falar de cuidados? Essas dicas merecem toda a atenção das mamães de primeira viagem!

Cuidados com o umbigo do recém-nascido

Geralmente, o resquício do cordão umbilical cai entre o 10º e o 15º dia de vida. Até cair, você deve higienizar bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas. É normal sair um pouco de sangue, não se assuste!

Cuidados com o banho do recém-nascido

Primeiro, deixe tudo que você vai usar por perto: sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, que servirá para corpo e cabeça, toalha, algodão, fralda e roupa. A água da banheira deve estar em 36 graus, mas caso você não tenha o termômetro de banho, faça o teste com o seu braço e confira se a água está quentinha, mas confortável. A banheira deve facilitar a sua posição, então deixe-a na altura adequada. 

Para começar o banho, basta segurar a cabecinha e as costas do bebê com uma mão e lavar o corpinho com a outra.Comece lavando o rosto, pois a água ainda está limpinha. Para lavar os olhos, passe algodão molhado do canto interno para fora. Depois, lave o corpo. Primeiro a frente e todos os membros, depois as costas e o bumbum, sempre mantendo a cabeça a uma distância segura da água. A cabeça fica por último, pois como fica para fora da água o tempo todo, deve ficar molhada o mínimo de tempo possível. 

Cuidados com a higiene do recém-nascido

A higiene delicada do recém-nascido também traz muitas dúvidas. O nariz do bebê deve ser limpado sempre antes da mamada, além de quando escorrer ou aparentar estar entupido. Antes da amamentação, higienize as narinas com soros fisiológicos em spray específicos para bebês com jato suave.

Já o ouvido não deve ser limpo. Basta passar depois do banho a própria toalha ou um cotonete de maneira  bem delicada na parte externa da orelha, que depois precisa ser bem secada. 

Os olhos devem ser limpos durante o banho com algodão e água. Se o seu bebê lacrimejar mais, limpe os olhinhos quando for necessário com o mesmo processo. Os lábios podem ser higienizados depois da mamada. Mas atenção: não há necessidade de lavar o interior da boca, mesmo que haja uma camada de resquícios de leite na língua do bebê.

detalhes quarto recém-nascido

Cuidados com as cólicas do recém-nascido

O pavor das mães de primeira viagem é a cólica. Ao ver o desespero do recém-nascido, qualquer pessoa se desespera!

Então, aposte no calor, que traz relaxamento e alivia o desconforto das cólicas. Um banho de balde morno ajuda, assim como o colo com a barriguinha encostada no adulto. 

Outras opções são compressas feitas com uma fraldinha de pano aquecida (morna) na região da barriga ou mesmo uma massagem carinhosa: são dicas curingas. Experimente todas e veja com qual opção seu bebê se sentirá mais confortável!

Incentivando os sentidos do recém-nascido

Audição do bebê

A capacidade de prestar atenção a estímulos auditivos já se desenvolve no bebê desde a 28ª semana na barriga da mamãe. O recém-nascido gira seus olhos e logo a sua cabeça em direção a estímulos sonoros. As almofadas toy com guizo são excelentes para incentivar ainda mais o bebê!

almofada para recem-nascido
Almofada Toy com Guizo Aretha

Visão do bebê

Esse é o sentido menos desenvolvido no recém-nascido. Nas primeiras semanas de vida, o recém-nascido visualiza apenas cores de alto contraste (preto/branco) com pouca nitidez. Ele é capaz de observar a 20 cm de distância, por isso, para estimular a visão, escolher roupas de cama bebê multicoloridas como as da MOOUI é uma ótima opção. Afinal, elas vão aconchegá-lo bem de pertinho e as cores ainda vão despertá-lo para o mundo ao seu redor!

Olfato do bebê

O olfato começa a se desenvolver a partir do sexto mês de gestação. Através do líquido amniótico é possível que o bebê perceba diferentes odores, inclusive da alimentação da mãe. Ao nascer, o bebê sente e identifica o cheiro do leite materno e procura pelo peito por instinto. Comece a estimulá-lo com aromas que acalmam, como lavanda, laranja-doce e camomila.

Paladar do bebê

Sabia que esse é o sentido mais apurado no bebê? Isso porque ele é desenvolvido ainda dentro do útero a partir do segundo mês de gestação. Por volta das 32 semanas, o feto já consegue distinguir alguns sabores, como o doce, por exemplo. Como nos primeiros meses ele vai se alimentar apenas do leite materno, deixe esse estímulo para depois, combinado?

Tato do bebê

Esse sentido se desenvolve ainda no útero, mas nos primeiros meses de vida, pode ser estimulado com algo que não custa nada: seu carinho! Use e abuse de massagens e toques e brinque com a mãozinha do recém-nascido.

Cuidados com a mamãe do recém-nascido

Quem cuida precisa de cuidados! A mãe recém-parida está se redescobrindo e vivendo uma avalanche de hormônios. Por isso, escuta ativa, acolhedora e respeito a suas decisões são essenciais!

Seja marido, namorado, mãe/avó, sogra… Quem está ajudando a nova mamãe deve estar sempre preparado (a) para atender às necessidades dela e ajudá-la nos grandes desafios da maternidade.

Afinal, quem cuida precisa de cuidados, ainda mais nesse caso onde os hormônios estão a flor da pele. Escute-a, acolha-a e respeite suas decisões. As mamães de primeira viagem agradecem!

bebê com mãe

Para ajudar nas dores da mamãe

Uma dica ótima é apostar em uma compressa gelada. Use um absorvente embebido com chá de camomila congelado para aliviar a dor no períneo, caso a mamãe tenha tido parto vaginal. As calcinhas geriátricas no lugar de grandes absorventes são ótimas: contém o sangramento, são discretas e confortáveis.

Delegue tarefas

O corpo da mulher precisa se recuperar: seja pela cicatrização da cesárea ou o cansaço do parto. Isso sem contar o sono entrecortado e as necessidades do recém-nascido. que mama dia e noite. 

Então, delegar tarefas é essencial. Uma dica é: a família ou o pai assumem as tarefas como limpar, cozinhar e cuidar das demais atividades diárias da casa e da vida.

Amamentação

O uso de almofada de amamentação ajuda a proteger os pontos na cesárea e é um conforto para os braços. Já explicamos como usar a almofada de amamentação de forma correta e outras dicas em nosso blog!

Utilize também rolinhos de fralda de algodão para proteger o seio do contato com a roupa, para auxiliar na cicatrização de fissuras e aliviar a sensibilidade são acessíveis e práticos. Use isso e hidrate com o próprio leite.

almofada amamentação recem-nascido
Almofada Amamentação MOOUI

Precisando Comprar Roupinhas para Recém-nascido? A MOOUI tem! Acesse a Loja Online da Mooui e confira nossas estampas exclusivas, coloridas e alegres. 

Gostou das nossas dicas para recém-nascido?

Esperamos que as dicas tenham ajudado a tirar as principais dúvidas e ajudar a facilitar os cuidados com o recém-nascido e tornem os primeiros dias dele e da mamãe de primeira viagem. Temos também dicas imperdíveis para a lista do chá de bebê para você conferir!

Envie esse post para as mamães de primeira viagem e suas famílias para que as nossas dicas de adaptação e os cuidados com o recém-nascido sejam mais leves e cheios de amor!

Deixe seu comentário ↓

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published