Como estimular crianças a ler mais

Como estimular crianças a ler mais

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de ler para as crianças, mas hoje queremos abordar outro tema. Como estimular crianças a ler mais?

Estudos comprovam que ler ajuda a desenvolver o cérebro, ter melhor desempenho acadêmico e até mesmo a criar uma sociedade mais igualitária. Estimular crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão importante de pais e educadores.

Como convencer os pequenos a largar joguinhos e a TV para abrir um livro? Por isso, reunimos algumas dicas de como estimular os pequenos a ler mais.

Seja o exemplo

Como a leitura é um ato cultural, é importante que os adultos desenvolvam esse hábito para que a criança também aprenda a desenvolver.

Desligue a televisão

85% dos brasileiros gostam de assistir a televisão durante o tempo livre, enquanto só 28% da população escolhe a leitura, segundo o estudo Retratos da Leitura no Brasil. O problema é que com o eletrodoméstico ligado fica difícil conseguir ler.

Respeite o gosto da criança Na hora de oferecer novos títulos, é importante conhecer a criança. Observe-a, investigue seus interesses. Acertar na hora de indicar um livro pode garantir que o pequeno se apaixone pela leitura.

Respeite o gosto da criança

Na hora de oferecer novos títulos, é importante conhecer a criança. Observe-a, investigue seus interesses. Acertar na hora de indicar um livro pode garantir que o pequeno se apaixone pela leitura.

Respeite o gosto da criança

Especialmente entre as crianças mais velhas, os pais podem ter preconceitos com os gostos literários dos filhos, que tendem a se interessar por um único gênero. Estimule a leitura desses títulos, mas tente oferecer também outras opções. O importante é estimular crianças a ler mais.

Frequente livrarias e bibliotecas

Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região. Em geral, é possível aproveitar a programação relacionada a leitura, como encontros com autores, debates e cotações de histórias. Nas bibliotecas, também é possível começar a compreender obrigações e responsabilidades.

Alie com outras diversões

Associe a leitura a passeios. Se o livro fala de animais, que tal ir ao zoológico? Se ele fala do Universo, que tal ir ao planetário ou observar as estrelas do quintal? Filmes e peças de teatro também são bons métodos para gerar interesse nos livros em que foram baseados e vice versa.

Use a tecnologia a favor dos livros

Muitos sites de editoras disponibilizam atividades lúdicas sobre os títulos. O que pode ampliar as atividades e o interesse pela leitura. Também existem canais do Youtube sobre literatura.

Não deixe se tornar uma obrigação

Se tudo isso for feito, não tem risco. Mas é importante tomar cuidado para não fazer que a leitura seja mais uma incumbência. Ler livros deve ser divertido para as crianças para que se torne um hábito para a vida toda. Afinal nossa intenção é estimular crianças a ler mais.

Fonte: Época.com

Outros Posts

3 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published