Receita de bolo de banana com cacau

Você acha difícil agradar o paladar das crianças com alimentos saudáveis? A convite da MOOUI, a Fernanda Fontoura, do Comidinhas de Diana, trouxe nesse post uma receita de bolo de banana com cacau, que além de ser uma opção ótima para a saúde é uma delícia!

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Dica de lanche saudável para a lancheira do seu filho

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Texto de Débora Kemp Malamud, nutricionista

O lanche escolar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de lanche saudável.

Uma alimentação correta influencia diretamente o estado de saúde da criança, bem como a sua capacidade de pensar, socializar e aprender. É composta de alimentos capazes de fornecer todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas) em quantidade e qualidade adequadas a cada criança.

Divisão dos Alimentos

Existe uma divisão importante dos tipos de alimentos que podem orientar a dieta de uma criança. Uma forma é identificando os principais grupos de nutrientes e os alimentos que os possuem.

Alimentos Energéticos: que são ricos em carboidratos, fornecem principalmente, energia necessária para as atividades da criança.  Ex: cereais integrais, pães, bolos.

Alimentos Reguladores: a maioria das vitaminas e minerais que precisamos estão neste grupo. Quanto maior a variedade, mais saudável será sua alimentação. Escolha o colorido! Ex: hortaliças e frutas.

Alimentos Construtores: São fundamentais para a formação das crianças. Eles são responsáveis pela formação óssea e muscular do corpo. Oferecem saúde às unhas e cabelos. Auxiliam em processos de cicatrização e na formação dos hormônios durante o crescimento do corpo. Ex:  carnes, feijões, amendoim, nozes, leite e seus derivados.

Planejar com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira da criança é a melhor maneira de oferecer os alimentos nutritivos.

Devemos deixar as opções prontas para as emergências, já que estes alimentos, quase sempre, possuem grandes quantidades de sal, açúcares e conservantes.

As preferências alimentares variam de acordo com alguns fatores, como a rotina em que a família está inserida e os hábitos culturais que ela segue.  Contudo é fundamental estar atento no que é consumido pela criança, até mesmo porque os hábitos saudáveis são criados ainda na infância.

Para termos sucesso na nossa lancheira saúdavel segue algumas idéias de lanchinhos!

Lanche 1

Pão francês com Queijo Branco

Suco de laranja

Morangos

Lanche 2

Crepioca

Suco de uva integral sem açúcar

Mamão picado.

Lanche 3

Milho cozido

Suco de limão

Salada de frutas

Lanche 4

Bolo de Iogurte Integral

Água de coco

Banana

Lanche 5

Pão de leite com mussarela, tomate e orégano

Uva

Suco de abacaxi

Lanche 6

Biscoito Integral Mutigrãos

Iogurte Natural com suco de uva integral (para adoçar)

Melancia Picada

Lanche 7

Crepe de Queijo

Tomate cortado em canoinha

Suco de laranja com acerola

Lanche 8

Biscoito de Polvilho

Castanhas e uva passas

Manga picada

Água (vamos estimular o consumo!)

Lanche 9

Torradinhas com Ricota temperada (Atum ou orégano ou tomate seco)

Cenoura cortada em palito

Suco de abacaxi com hortelã

Lanche 10

Cookies de banana

Água de coco

Maçã

O importante é oferecer alimentos saudáveis para a criança desde de bebê. Não adianta colocar um alimento na lancheira que não faz parte do hábito dela.

Exploramos sobre o método BLW de introdução alimentar neste post aqui.

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2 Comments

  • 3 anos ago

    Essa matéria me ajudou a ter ideias para sair da mesmice dos lanchinhos do meu filho. Além de ideias criativas, sabendo que foram propostas por uma nutri , me sinto mais satisfeita ainda! Parabéns pela iniciativa MOOUI!!!

    • 3 anos ago

      Oba Cybelle! Ficamos muito felizes com seu comentário =)

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