Produtos Sustentáveis: 4 dicas para praticar com as crianças!
Os produtos sustentáveis são ferramentas indispensáveis na preservação do ambiente e na redução da geração de lixo e poluição.
Texto de Débora Kemp Malamud, nutricionista
O lanche escolar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de lanche saudável.
Uma alimentação correta influencia diretamente o estado de saúde da criança, bem como a sua capacidade de pensar, socializar e aprender. É composta de alimentos capazes de fornecer todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas) em quantidade e qualidade adequadas a cada criança.
Existe uma divisão importante dos tipos de alimentos que podem orientar a dieta de uma criança. Uma forma é identificando os principais grupos de nutrientes e os alimentos que os possuem.
Alimentos Energéticos: que são ricos em carboidratos, fornecem principalmente, energia necessária para as atividades da criança. Ex: cereais integrais, pães, bolos.
Alimentos Reguladores: a maioria das vitaminas e minerais que precisamos estão neste grupo. Quanto maior a variedade, mais saudável será sua alimentação. Escolha o colorido! Ex: hortaliças e frutas.
Alimentos Construtores: São fundamentais para a formação das crianças. Eles são responsáveis pela formação óssea e muscular do corpo. Oferecem saúde às unhas e cabelos. Auxiliam em processos de cicatrização e na formação dos hormônios durante o crescimento do corpo. Ex: carnes, feijões, amendoim, nozes, leite e seus derivados.
Planejar com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira da criança é a melhor maneira de oferecer os alimentos nutritivos.
Devemos deixar as opções prontas para as emergências, já que estes alimentos, quase sempre, possuem grandes quantidades de sal, açúcares e conservantes.
As preferências alimentares variam de acordo com alguns fatores, como a rotina em que a família está inserida e os hábitos culturais que ela segue. Contudo é fundamental estar atento no que é consumido pela criança, até mesmo porque os hábitos saudáveis são criados ainda na infância.
Para termos sucesso na nossa lancheira saúdavel segue algumas idéias de lanchinhos!
Pão francês com Queijo Branco
Suco de laranja
Morangos
Crepioca
Suco de uva integral sem açúcar
Mamão picado.
Milho cozido
Suco de limão
Salada de frutas
Bolo de Iogurte Integral
Água de coco
Banana
Pão de leite com mussarela, tomate e orégano
Uva
Suco de abacaxi
Biscoito Integral Mutigrãos
Iogurte Natural com suco de uva integral (para adoçar)
Melancia Picada
Crepe de Queijo
Tomate cortado em canoinha
Suco de laranja com acerola
Biscoito de Polvilho
Castanhas e uva passas
Manga picada
Água (vamos estimular o consumo!)
Torradinhas com Ricota temperada (Atum ou orégano ou tomate seco)
Cenoura cortada em palito
Suco de abacaxi com hortelã
Cookies de banana
Água de coco
Maçã
O importante é oferecer alimentos saudáveis para a criança desde de bebê. Não adianta colocar um alimento na lancheira que não faz parte do hábito dela.
Exploramos sobre o método BLW de introdução alimentar neste post aqui.
Essa matéria me ajudou a ter ideias para sair da mesmice dos lanchinhos do meu filho. Além de ideias criativas, sabendo que foram propostas por uma nutri , me sinto mais satisfeita ainda! Parabéns pela iniciativa MOOUI!!!
Oba Cybelle! Ficamos muito felizes com seu comentário =)