Paladar Infantil: Significado e Como É Formado?

Paladar Infantil: Significado e Como É Formado?

Paladar Infantil: Significado e Como É Formado?

Já ouviu falar sobre paladar infantil? Essa é aquela pessoa que evita pratos ricos em legumes, verduras e até frutas e troca qualquer alimento por fast-food, doces e frituras. Por conta disso, essa pessoa tem paladar seletivo, mais conhecido como “infantil”. 

Apesar de ser chamado de paladar infantil, ele atinge crianças, jovens e adultos que se acostumaram com determinados alimentos e com a evitação de novos sabores e grupos alimentares.

Entenda o Significado do Paladar Infantil e Descubra Como É Formado!

significado-paladar-infantil

Muitos chamam de frescura, mas o paladar infantil realmente existe e precisa de uma abordagem especial e delicada para a introdução de alimentos, para promover melhor qualidade de vida e saúde para a pessoa, independente da sua idade atual.

Vamos entender o que ele significa e como é formado na criança, adolescente e, quando não tratado, pode afetar até a vida adulta da pessoa.

O Que É Paladar Infantil?

o-que-e-paladar-infantil

Conceituamos como “paladar infantil” o comportamento de uma pessoa que rejeita determinados alimentos ou grupos de alimentos como, por exemplo, legumes, verduras, frutas, saladas e cereais. 

Em compensação, a pessoa consome muito mais alimentos pobres em nutrientes tais como fast-foods, ultraprocessados, doces e frituras.

As consequências do paladar infantil se refletem especialmente na saúde, visto que a alimentação da pessoa tem poucos nutrientes e vitaminas e deixa-a mais suscetível a doenças e entre outros problemas. 

E não para por aí: o paladar infantil causa até mesmo dificuldades de socialização por recusar alimentos em festas, casa de amigos e eventos sociais.

Como Funciona o Paladar Infantil?

Para quem tem paladar infantil, a substituição de uma alimentação saudável e nutritiva é uma opção constante para se livrar do gosto, do cheiro ou da textura de certos alimentos que causam repulsa.

Esse distúrbio é tão problemático exatamente porque limita ou elimina o consumo de nutrientes que são muito importantes para nossa saúde, cuja ausência no organismo pode acarretar doenças como anemia, colesterol alto, diabete, obesidade e pressão alta.

Como É Formado o Paladar Infantil?

como-e-formado-paladar-infantil

Você já se perguntou por que algumas pessoas têm paladar infantil? Esse tipo de paladar pode ser causado por vários fatores, como: genética, falta de contato com certos alimentos na infância, traumas causados por consumo forçado, etc. 

Em muitos casos, os pais podem não ter insistido o suficiente e simplesmente aceitado o paladar seletivo da criança. 

Porém, ficar culpando os pais depois de crescido não vai ajudar a resolver o problema, certo?! Então vamos descobrir quais as melhores formas de superar o paladar infantil em qualquer momento da vida.

Introdução Alimentar: Papel Decisivo na Percepção de Gosto

Se fala muito em introdução alimentar na primeira infância, quando aos seis meses, o bebê começa a experimentar os primeiros alimentos depois de tempos vivendo apenas com o leite materno. 

É a partir desse momento que começa a se formar a percepção de gosto e os hábitos alimentares que irão refletir em todo o futuro da alimentação da pessoa. 

Esse papel decisivo torna ainda mais importante o esforço de pais e mães em formar um paladar variado e ligado à alimentação saudável na criança. 

Caso contrário, em alguns anos, a pessoa será um adulto com paladar infantil e a introdução alimentar será novamente necessária para a pessoa, dessa vez com muito mais resistência e dificuldade. 

Vale lembrar ainda que estimular a criança a experimentar e re-experimentar não é obrigá-la a comer determinado alimento, porque forçar a criança é um fator que pode contribuir para a formação do paladar seletivo ou infantil.

Paciência e Persistência Superam a Resistência

Experimentar uma vez o alimento e já fazer cara feia? Desistir? De forma alguma! Para reeducar um paladar infantil, é necessário repetir a introdução de um alimento várias vezes e em vários preparos. 

Gradativamente, o sabor e textura daquele alimento tende a se tornar tolerável e, aos poucos, agradável para aquele paladar.  

O processo é realmente como se você estivesse voltando à infância e reaprendendo a comer depois de anos. 

São necessárias várias tentativas e formas de se consumir determinados alimentos para se obter sucesso. É um exercício de paciência e persistência no consumo dos alimentos acima da resistência ou rejeição de experimentar coisas novas.

Como Estimular o Paladar Infantil?

estimular-paladar-infantil

De fato, não é fácil mudar a alimentação, ainda mais nessa proporção, mas existem estratégias capazes de ajudar na missão. 

A pessoa deve re-experimentar alimentos que até então não gostava, variando a forma de preparo ou misturando com alimentos que são mais agradáveis. Conte com a facilidade da internet e pesquise receitas para paladar infantil.

Outra forma é experimentar alimentos que nunca foram consumidos, dando preferência àqueles com sabor mais suave e que tem mais chance de agradar o paladar, até mesmo aqueles mais parecidos com outro alimento que a pessoa goste.

Um nutricionista pode ajudar e muito a apresentar os alimentos que a criança ou adolescente tem repulsa em diferentes preparos ou formas, para acostumar e desenvolver o paladar.

Como Superar o Paladar Infantil?

Muito mais do que as tentativas de inserções de alimentos por conta própria, para superar o paladar infantil o acompanhamento com um nutricionista também é muito importante. 

Afinal, esse profissional não tratará o problema como uma “frescura”, mas sim, agirá de forma profissional e assertiva apresentando novos alimentos e formas de consumo, ensinando sobre as propriedades e nutrientes e acompanhando essa superação de forma adequada.

É natural que mesmo após insistir, existam alimentos ainda sejam desagradáveis ao paladar. No entanto, o mais importante do processo não é gostar de todos os alimentos que experimentar, mas encontrar alguns que goste e a melhor forma de consumi-los em sua rotina. 

O Que É Tare?

Muitas vezes, o que achamos ser meramente paladar infantil, pode estar escondendo um problema maior: o Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo. 

Ele ocorre quando a seletividade alimentar e rejeição a diversos tipos de alimentos acarreta problemas nutricionais e até psicológicos para a pessoa. Nesses casos, o indivíduo precisa de tratamento médico, que pode até mesmo incluir medicação em alguns casos.

Por Que as Pessoas Desenvolvem Tare?

As razões pelas quais as pessoas desenvolvem Tare são similares às razões que formam um paladar infantil

A evitação com bases sensoriais como textura, cheiro e cor pode ter relação com uma crença ou um trauma do passado como, por exemplo, ter se engasgado gravemente com algum alimento.

Porém, a doença começa a se desenvolver de forma mais severa e restritiva, inclusive se aproximando muito do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e de transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo.

 A pessoa pode chegar a ficar obsessiva em evitar alimentos. 

Gostou de Saber Mais Sobre Paladar Infantil?

Esperamos que o post tenha trazido bastante informação para você sobre o paladar infantil e ajude a reeducar a alimentação. 

Se você chegou até aqui, que tal conferir outros posts do blog da MOOUI? Veja os posts Como Ensinar Hábitos Sustentáveis Para Crianças e BLW: O Que É, Benefícios E Como Fazer?.

Até a próxima!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published