Volta Às Aulas: Melhores Dicas E Calendário

Volta Às Aulas: Melhores Dicas E Calendário

Volta Às Aulas: Melhores Dicas E Calendário

A volta às aulas em 2024 está chegando! É hora de sabermos mais sobre as datas e aproveitarmos as melhores dicas da MOOUI para as crianças voltarem à rotina escolar com praticidade e fôlego para muito aprendizado e descobertas!

Qual é o dia da volta às aulas 2024? Para saber o calendário e outras dicas especiais de volta às aulas: material escolar, atividades e mais, continue no post e vamos te contar tudo!

Que Dia Voltam Às Aulas Em 2024?

A volta às aulas não tem um dia exato em todo o Brasil. Cada estado tem suas diretrizes e as datas podem variar mesmo dentro da própria cidade, de acordo com o calendário escolar de cada escola.

Em geral, o dia da volta às aulas fica entre os últimos dias de janeiro e os últimos dias de fevereiro. Te contamos mais sobre o calendário escolar no post de Férias Escolares.

Como Preparar As Crianças Para A Volta Às Aulas 2024?

As férias escolares são um momento delicioso para as crianças, com a possibilidade de viajar, brincar até perder a noção da hora e curtir momentos em família. Por isso, a chegada da volta às aulas pode trazer sentimentos desconfortáveis para algumas crianças. 

Outras crianças, ficam super animadas para rever os amigos, usar os materiais escolares e mochila escolar nova e é preciso que os pais estejam atentos e conversem para entender o que está passando pela cabecinha dos pequenos e ajudá-los a enfrentar seus medos e inseguranças.

imagem criança com mochila e material escolar

Converse Sobre Os Medos

Tenha um diálogo sempre muito aberto com a criança, para que ela se sinta à vontade para compartilhar se tem algum medo, insegurança ou frustração sobre a volta às aulas, seja a escola em si, algum conteúdo ou até mesmo sobre os colegas. 

É uma conversa sem julgamentos onde os pais devem se propor a ajudar a criança a enfrentar as situações da melhor forma possível.

Explique Que A Escola é Um Lugar Legal

Desassocie a ideia de que a escola é um lugar chato, cheio de regras, com castigos e coisas desagradáveis.

Trabalhe a ideia de que a escola é um lugar para aprender sobre o mundo, fazer amigos e despertar coisas novas, lembrando que essa é uma tarefa constante e não apenas a ser feita na volta às aulas.

Volte À Rotina Aos Poucos

Férias sempre é um sinônimo de acordar mais tarde e ir para a cama mais tarde também. Porém, no dia a dia, a criança deve seguir os horários da rotina.

Então, pelo menos uma semana antes da volta às aulas, comece a gradativamente antecipar a hora de deitar e de acordar, de 15 em 15 minutos, por exemplo, até chegar ao horário rotineiro. 

Dessa forma, a volta para a rotina se torna uma adaptação e não algo brusco e desagradável.

Organizem Juntos Um Espaço De Estudo E O Material Escolar

O material escolar novo e o cantinho de estudos organizado são essenciais para fazer a criança se empolgar mais com a volta às aulas

Ajude a criança a colocar os pertences, como, estojo, caderneta e outros itens na mochila, etiquetar e decorar as coisas com adesivos.

Juntos, vocês também podem preparar o espaço de estudos onde ela fará seus deveres de casa. Aproveite para garantir decorações infantis que vão deixar o cantinho de estudos personalizado e mais especial: pôsteres e adesivos de parede, por exemplo.

Criem Uma Rotina De Horários

Ano novo também é sinônimo de rotina nova! Pode ser que na volta às aulas e novo ano letivo, o horário das aulas mude ou a criança tenha novas atividades extracurriculares. 

Por isso, crie uma rotina de horários desde a hora de acordar, para que a criança acostume-se nesse padrão e conclua todas as tarefas necessárias.

Reserve também um tempo do dia para uma atividade mais livre: um tempo de leitura, passeio, para ir ao cinema, brincar ou fazer algum passeio. Isso torna a rotina muito mais leve e divertida!

Acompanhe-o No Primeiro Dia De Aula

Ter um dos pais acompanhando a criança no primeiro dia de aula ajuda a deixá-la mais confiante e reduzir a ansiedade! Conheça a turma, converse com os professores e equipe pedagógica e mantenha-se sempre perto do ambiente escolar.

Se não puder acompanhar a criança no primeiro dia de aula, assim que ela voltar converse sobre como foi o primeiro dia, para deixar a criança mais confiante e menos insegura com as novidades da volta às aulas.

Mantenham Contato Com Os Velhos E Novos Amigos

Pode acontecer da criança não estudar mais com os mesmos amigos de sala – seja por uma mudança na classe ou de escola. Incentive-a a fazer novos amigos, mas também ajude-a a manter as amizades antigas, mantendo contato com os amiguinhos e até combinando passeios juntos!

Enfrente Juntos Os Novos Desafios

Os desafios de um novo ano letivo sempre serão motivo de apreensão (e você deve se lembrar como se sentia na sua época de escola). Por isso, esteja presente para seu filho(a), pergunte sobre o que ele acha mais desafiador, no que ele precisa de ajuda e encoraje-o, sempre!

Cuidado Com As Cobranças Excessivas

Ser cobrado excessivamente é desgastante para adultos e crianças. Então, pegue leve! Cobre quando for necessário e de forma amigável, mas caso note resistência da criança em relação à frequência das aulas, algum conteúdo ou outra situação, o melhor é conversar e entender a origem do problema e poder ajudar.

Incentive A Leitura

Crianças que leem muito são mais criativas e têm melhor desempenho escolar. Então, incentivar o hábito da leitura é essencial, não apenas na volta às aulas, mas diariamente. 

A criança não gosta de ler? Nós te contamos o segredo para conquistá-la com a leitura! Ela gosta de algum personagem? De animais? Flores? Busque livros ou gibis com assuntos que a criança verdadeiramente se interesse e ela vai pegar gosto pela leitura!

Gostou Do Nosso Post Sobre A Volta Às Aulas?

Esperamos que as nossas dicas ajudem a planejar a volta às aulas das crianças com mais leveza e diversão!

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais no nosso blog, como os posts: As Melhores Dicas E Ideias De Como Organizar Brinquedos e Atividades Extracurriculares: Importância E Como Escolher?.

Até a próxima!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published