Tudo Que Você Precisa Saber Sobre O Dia Do Livro

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre O Dia Do Livro

Hoje é dia nacional do livro! E como amamos livros por aqui queremos comemorar com você. Para celebrar o dia do livro 2023 em grande estilo, a MOOUI preparou um guia especial com tudo o que você precisa saber. 

O livro é uma fonte de conhecimento inesgotável, além disso, é capaz de transportar nossa imaginação para um universo rico em fantasias!

Então vamos curtir o dia do livro descobrindo a importância, origem e conferindo dicas especiais!

Meus Livros Favoritos Deste Semestre

Neste post Thais Carballal conta um pouquinho sobre sua paixão por livros. “Meus livros são meu refúgio, fonte de inspiração e renovação. Muitos me perguntam qual leitura eu recomendo, portanto, separei aqui neste post os meus livros favoritos dos últimos meses para quem quiser se inspirar ou simplesmente relaxar!

Dia nacional do livro

Nossos Livros Infantis De Natal Favoritos

A prática da leitura aprimora o vocabulário, ajuda a criança a organizar uma linha de pensamento, estimula a criatividade e imaginação entre outros tantos benefícios.

Então vamos ler histórias de Natal com nossos filhos?! Vamos fomentar este momento de aproximação da família?

Dicas De Livros Para Crianças De 1 A 2 Anos

“Livro muito lindo que ensina a contar até 12. A cada página, novas plantas/flores/verduras crescem no jardim. Rebeca já está bem interessada em números e aprendendo a contar sozinha.”

Dicas De Livros Para Crianças De 3 A 4 Anos

“Difícil passar um dia em que não lemos juntas uma história (seja ela curta ou mais longa), que não manuseamos algum livro ou inventamos algum conto.

Por conta desta paixão que resolvi compartilhar, os que são para mim, os melhores livros para crianças de 3 a 4 anos.”

Dia nacional do livro

Qual A Origem Do Dia Nacional Do Livro?

Agora que a Thais já mostrou seus livros favoritos, é hora de irmos a fundo na história do dia do livro e como surgiu o dia do livro

O Dia Nacional do Livro foi uma data criada em 1810 em comemoração à fundação da Real Biblioteca, a primeira biblioteca brasileira no Rio de Janeiro (na época capital do Brasil). 

A Real Biblioteca Portuguesa já existia, mas foi transferida para o Brasil, tornando-se então a Biblioteca Nacional. O acervo, que desembarcou no Brasil em 1808, trazia livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Qual É O Dia Nacional Do Livro?

O Dia Nacional do Livro, portanto, é comemorado em 29 de outubro em alusão a fundação da Real Biblioteca, conforme te contamos acima. 

Qual É O Dia Internacional Do Livro?

Mundialmente, o dia do livro possui uma outra data: 23 de abril, conforme definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

E essa data não foi escolhida aleatoriamente! Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores da história da literatura: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Vega.

Por Que O Dia Nacional Do Livro Infantil É No 18 De Abril?

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril porque, nesse dia, no ano de 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, o pai da literatura infantil brasileira.

Qual O Dia Internacional Do Livro Infantil?

O Dia Internacional do Livro Infantil, 18 de abril, celebra a literatura infantil nacional em geral. A data do Dia Internacional do Livro Infantil foi criada pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

Qual O Dia Nacional Da Leitura?

A prática da leitura também tem sua própria data comemorativa! O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro, conforme foi instituído pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009.

O objetivo de celebrar essa data é incentivar o hábito da leitura entre jovens e adultos.

Qual A Importância Da Leitura?

O hábito da leitura é capaz de oferecer muitos benefícios cognitivos para o desenvolvimento das crianças e para o bem-estar de adultos também. 

Através da leitura, conseguimos estimular o raciocínio, melhorar a interpretação de texto, vocabulário e ganhar conhecimento sobre diversos assuntos.

Especialmente entre as crianças, podemos destacar um desenvolvimento relevante na criatividade, comunicação, imaginação e desenvolvimento da linguagem.

O Que Se Comemora No Dia Nacional Do Livro Infantil?

Para valorizar a literatura infantil nacional, seus livros e escritores é que o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado.

Assim, é possível incentivar o hábito da leitura e o conhecimento histórico das obras brasileiras de literatura infantil.

Cinco Grandes Obras Da Literatura

É um enorme desafio trazer apenas cinco grandes obras da literatura para te mostrar no dia do livro. Selecionamos alguns livros nacionais e internacionais que são muito relevantes e é sua tarefa de casa conhecê-los se ainda não fez essas leituras!

  1. Dom Casmurro, Machado de Assis;
  2. Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões;
  3. Guerra e Paz, Liev Tolstói;
  4. Dom Quixote, Miguel de Cervantes;
  5. Hamlet; William Shakespeare.

Como Fomentar A Leitura Para Comemorar Essas Datas?

No dia do livro, você pode propor às crianças atividades ou pesquisa sobre o dia do livro, alguma homenagem ao dia do livro infantil ou também presenteá-las com uma nova obra para incentivar a leitura.

Os livros Jardim Secreto e Astros da Música são opções bem legais para a criançada que estão disponíveis no site da MOOUI.

E que tal comemorar o dia nacional do livro contando uma histórias para os seus pequenos?

Temos certeza que eles vão amar! Planeje também um cantinho da leitura com pufes, tapetes e almofadas para deixar tudo bem aconchegante.

Gostou Do Nosso Post Sobre O Dia Do Livro?

Esperamos que o nosso guia do dia do livro te ajude a celebrar o dia do livro 2023 e dos próximos anos com a honra que essas obras merecem!

Se você gostou desse conteúdo, confira também os posts: Conheça As Principais Curiosidades Do Dia Do Sorvete e Conheça As 10 Melhores Brincadeiras Para Fazer Em Casa.

Até a próxima!

Outros Posts

1 Comment

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published