Conheça As 10 Melhores Brincadeiras Para Fazer Em Casa

Conheça As 10 Melhores Brincadeiras Para Fazer Em Casa

Conheça As 10 Melhores Brincadeiras Para Fazer Em Casa

Para driblar o desafio de fazer as crianças escolherem por brincadeiras sem telas, é preciso criatividade e dedicação. Essa seleção feita pela MOOUI veio para te inspirar a trazer mais brincadeiras para fazer em casa com crianças. 

Se você não sabe o que fazer para se divertir dentro de casa, continue lendo que você ficará cheio de ideias!

As 10 Melhores Brincadeiras Para Fazer Em Casa

melhores-brincadeiras-para-fazer-em-casa

Quando falamos em brincadeiras para fazer em casa, lembramos da nossa infância, de tempos divertidos e especiais. É essa a sensação que você pode passar para seus filhos reproduzindo jogos e brincadeiras legais como os que vamos sugerir!

Massinha Caseira

Uma das brincadeiras para fazer com crianças em casa é a massinha caseira. Fácil de fazer, ela mantém a criança entretida por horas!

Separe os ingredientes: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de sal 1½ xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol ou outro óleo comestível) e  corante comestível de cores variadas. 

Para preparar a massinha de modelar caseira, basta misturar os ingredientes na ordem que listamos acima e por último adicionar os corantes das cores que desejar. 

Nessa brincadeira, os pais ou cuidadores podem participar colocando a mão na massa ou sugerindo figuras para que as crianças reproduzam com a massinha caseira.

Encaixe De Formas

As brincadeiras de encaixe são muito populares no desenvolvimento de crianças pequenas e você pode preparar em casa um material para encaixar!

Você vai precisar de uma cartolina e peças de montar ou blocos. Posicione as formas sobre a cartolina e com uma caneta, faça o contorno da forma. A ideia é que a criança depois identifique o formato e coloque a peça sobre o contorno correto.

Outra forma dessa brincadeira para fazer em casa é usar os mesmos blocos ou peças de montar, mas contorná-los em uma caixa de papelão e recortar o miolo, para que a criança possa colocar a peça dentro do buraco. 

Caça Ao Tesouro Sensorial

brincadeiras-para-fazer-em-casa-caca-tesouro

Entre as brincadeiras para fazer em casa mais tradicionais, está a caça ao tesouro. Mas a ideia aqui é deixá-la muito mais divertida de forma simples: com objetos sensoriais. 

E como fazer essa brincadeira? Comece escolhendo texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, mole ou rígido. Depois, peça a criança que ande pela casa e encontre os objetos com aquelas características.

Com essa brincadeira para fazer em casa com crianças, você usa o ambiente ao seu redor para brincar e também ensina os pequenos sobre a observação. 

Para ampliar as possibilidades, é possível escolher outras características dos objetos para a brincadeira, como, por exemplo, cores e tamanhos. Você também pode cronometrar para deixar a caça ao tesouro mais empolgante!

Strike

Entre as brincadeiras para em casa, essa exige que você tenha uma varanda ou quintal livre para criar sua própria pista de boliche!

Para isso, são necessárias de seis a dez garrafas de plástico, rolos de cartolina ou papelão. Para acertar os pinos, improvise com uma bola de meia, de tênis ou a bolinha do seu animal de estimação. 

Tendo todos os materiais, organize os pinos improvisados no formato de uma pirâmide no local onde será feita a pista e é só partir para a brincadeira. O único cuidado é posicionar a pista de boliche em um espaço sem barreiras ou objetos que possam quebrar.

Jogo Dos 7 Erros Humano

brincadeiras-para-fazer-em-casa-jogo-7-erros

Se você quer mais uma ideia incrível de como fazer brincadeiras em casa, essa opção é super divertida! 

Escolher um cômodo da casa que tenha muitos enfeites, como, por exemplo, a sala ou brinquedoteca. 

Peça para a criança observar aquele lugar por 30 segundos ou 1 minuto. Então tire-a da sala e altere 7 objetos de lugar. Depois, a criança pode voltar e deve identificar quais as diferenças.

Se quiser, a criança pode fotografar para comparar o antes e depois ou simplesmente treinar com sua memória. A escolha é de vocês, mas a diversão é garantida!

Pintura Com Água

Pintura é uma das brincadeiras para fazer no tédio que as crianças mais amam. E essa os adultos vão adorar, porque faz bem menos bagunça do que as brincadeiras com tinta!

Separe um pote com água e um pincel e um papelão que servirá de tela. Não será necessária nenhuma tinta, porque é só molhar o pincel e passar no papelão para criar figuras e desenhos. 

Depois de um tempo, os desenhos são absorvidos pelo papelão e a criança é instigada a criar uma nova obra. 

Stop

Stop, adedanha ou adedonha é aquele jogo que está entre as brincadeiras para brincar dentro da sala e que divertem crianças e adultos. 

Para brincar, você só precisa de folhas em branco, lápis ou canetas e ter 2 ou mais pessoas para participar. 

Divida a folha em coluna e escolha temas como nome, cor, objeto, entre outros, e a cada rodada, uma letra é sorteada para que o competidor preencha esses temas com palavras que tenham aquela inicial.

Para jogar stop, as crianças já precisam saber ler e escrever. Inclusive, essa brincadeira é um super incentivo para que elas pratiquem leitura e escrita!

Descubra A Sombra

Brincar de descubra a sombra é simples, divertido e desenvolve o raciocínio. O melhor é que está entre as brincadeiras para fazer no quarto e envolver crianças e adultos. 

Para brincar, o adulto deve começar a preparar o ambiente, escolhendo objetos variados como panelas, pratos, copos, roupas, canetas, além de uma luminária ou lanterna, cartolina e caneta. 

Após deixar a lanterna ou luminária fixa em uma superfície, o adulto deve empilhar os objetos, criando uma forma divertida. 

Coloque então uma cartolina no ponto onde a sombra foi formada, usando fita adesiva para deixá-la fixa também. Por fim, contorne a sombra formada na cartolina e desmonte os objetos. 

Só então que as crianças chegam para participar da brincadeira, porque ela consiste em descobrir como a outra pessoa empilhou os objetos: ou seja, reproduzir a mesma sombra! Crie sombras desafiadoras a criança desvendar e boa diversão!

Telefone Sem Fio

brincadeiras-para-fazer-em-casa-telefone-sem-fio

As brincadeiras para fazer com amigos são muito divertidas e clássicas! Para fazer o telefone sem fio, você só precisa de duas latinhas de alumínio. 

Uma vez que elas estiverem vazias e limpas, faça um furo no fundo de cada lata e jogue fora suas tampas. Para finalizar, as latinhas serão conectadas por um barbante, passado pelo furo em suas bases. 

Além de divertida, essa brincadeira é uma oportunidade de ensinar às crianças como funcionavam os telefones com fio. Você pode aproveitar e mostrar imagens, explicando como era a comunicação antigamente.

Futebol De Canudo

O que brincar com 2 pessoas em casa? Apesar de ser futebol, essa brincadeira para fazer em casa não tem nada de bola ou de bagunça! Ela consiste em brincar de futebol assoprando uma bola de algodão pelo “campo”.

Escolha uma área da sua casa e delimite um “campo” de futebol com fita adesiva. Então, pegue bolas de algodão que serão as suas bolas de futebol e os canudos, equivalentes aos jogadores. 

As regras são que cada jogador precisa soprar de um lado do campo, se um jogador encostar no outro é falta e proibido movimentar a bolinha com a mão ou a boca, é somente assoprando pelo canudo.

Gostou das Nossas Dicas de Brincadeiras Para Fazer Dentro De Casa?

Esperamos que as dicas de brincadeiras para fazer em casa deixem os momentos com as crianças mais divertidos e lúdicos.

Confira mais posts do Blog da MOOUI: Elementos Da Natureza: Qual Influência Na Vida Das Crianças? e Papel De Parede Mapa Mundi: Como Usar Na Decoração?.

Até a próxima!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published