Conheça As Principais Curiosidades Do Dia Do Sorvete

Conheça As Principais Curiosidades Do Dia Do Sorvete

Conheça As Principais Curiosidades Do Dia Do Sorvete

Uma das sobremesas mais populares do Brasil é o sorvete! Para celebrá-lo, vamos saber qual é o dia nacional do sorvete e outras curiosidades que vão te deixar com água na boca para tomar um sorvetinho!

Tem curiosidade de saber quando é o dia do sorvete? Como comemorar o dia do sorvete? Sua origem? Vamos contar tudinho! Confira!

Quando É O Dia Do Sorvete?

O Dia do Sorvete é celebrado no Brasil em 23 de setembro, data definida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) em 2000.

A escolha da data foi estratégica para coincidir com o início da primavera, assim incentivando o consumo da sobremesa na estação em que a temperatura volta a elevar. 

Qual A Origem Do Sorvete?

No dia do sorvete, surge a curiosidade de saber sobre a origem do sorvete. Na verdade, não existem registros precisos, mas sabe-se que há mais de 3 mil anos, os chineses preparavam uma mistura de leite de arroz com neve.

No entanto, como o leite era muito caro na época, a receita acabou se restringindo à nobreza. 

Em meados do século XIII, o explorador Marco Polo, experimentou um creme congelado com frutas – era o sorvete, que já havia evoluído e agora levava frutas na composição.

O viajante italiano gostou da sobremesa e levou consigo a receita para a Itália.

A rainha consorte da França, Catarina de Médici, que tinha origem italiana e adorava a receita, fez com que seu cozinheiro inserisse a receita nas cozinhas da corte francesa. 

Também na França, Procopio Coltelli, conhecido como “pai do sorvete”, inaugurou em 1686, o café “Le Procope”, onde ele comercializava a sobremesa.

O estabelecimento é considerado a primeira sorveteria do mundo. Desse momento em diante, o sorvete ganhou o mundo!

Quem Trouxe O Sorvete Para O Brasil?

E demorou bastante para que a sobremesa gelada chegasse no Brasil. Foi em 1835 que comerciantes brasileiros importaram 270 toneladas de gelo para poder produzir a receita.

Historiadores relatam que a demanda surgiu da nobreza portuguesa que vivia em nosso país. Assim, a primeira sorveteria no país surgiu no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil.

Na época, o gelo era conservado com serragem em depósitos subterrâneos, onde as temperaturas mais baixas evitavam que ele derretesse com facilidade.

Isso porque, na época, ainda não existiam geladeiras e freezers para conservar o gelo e nem mesmo o sorvete após de pronto.

Por isso, as sorveterias avisavam a hora em que as massas geladas ficariam prontas para que os clientes fossem comprar imediatamente.

A demanda pelo sorvete foi ficando tão grande que as filas eram enormes e as pessoas aguardavam ansiosas para experimentarem a novidade!

Quais Os Principais Tipos De Sorvete?

Existem vários tipos de sorvetes, será que você conhece todos eles? Já que é o dia do sorvete, vamos conhecê-los!

Slushie Ou Raspadinha De Gelo

A raspadinha de gelo é a sobremesa mais próxima da receita milenar chinesa que deu origem ao sorvete.

Desde que você tenha os ingredientes corretos, é possível fazer a sobremesa em casa de forma bem prática. Os ingredientes são: gelo raspado ou triturado e xarope para cobrir e dar sabor.

Sorvetes De Massa

O sorvete mais tradicional, pelo menos aqui no Brasil, é o de massa. Aquele vendido em potes em supermercados e sorveterias. Essa receita de sorvete leva gordura hidrogenada e conservantes para dar a textura cremosa.

Sorbets

Diferente do sorvete de massa, o sorbet se diferencia pela baixa ou nenhuma quantidade de gordura, além de ser uma opção para intolerantes à lactose.

Geralmente ele é produzido à base de água, frutas e açúcar, o que destaca o sabor do ingrediente principal. 

Picolé E Paleta Mexicana

O picolé é o clássico sorvete no palito: prático, gostoso e pode ser consumido em qualquer lugar. Ele possui uma grande variedade de sabores à base de leite e à base de água, que são parecidos com os sorbets.

A paleta mexicana é considerada um tipo de picolé, sendo que a principal diferença é que ela possui recheio, tornando-a ligeiramente maior, mais pesada e mais cara. 

Frozen Yogurt

Essa receita de sorvete tem como principal ingrediente o iogurte, reduzindo o teor de gordura e açúcares se comparado aos outros sorvetes.

Porém, ela não é apenas iogurte congelado e a receita inclui outros ingredientes que passam pelo processo de produção semelhante ao do sorvete tradicional.

Como Celebrar O Dia Do Sorvete?

Se empolgou com o dia do sorvete? Então você vai amar essas sugestões de como celebrar o dia do sorvete.

É possível fazer uma tarde do sorvete com amigos, trazendo sorvetes para casa e reunindo todo mundo para apreciar a sobremesa.

Separe canecas esmaltadas para servir o sorvete com um toque de nostalgia e prepare seu jogo de guardanapos. O passeio na sorveteria também é uma opção legal e é possível convidar amigos!

Para os mais ousados, vale preparar o próprio sorvete ou preparar receitas com sorvete como: banana split, milk shake ou petit gâteau. Só não vá esquecer do avental!

Curiosidades Sobre O Dia Do Sorvete

Apesar dos brasileiros amarem sorvete, o país onde a sobremesa é mais consumida no mundo é a Nova Zelândia e o Brasil ocupa apenas o 11º lugar nesse ranking mundial. 

E você sabia que a MOOUI possui um Papel de Parede Infantil de Sorvete? Sim, essa sobremesa incrível também nos inspirou na decoração!

Gostou De Saber Mais Sobre O Dia Do Sorvete?

Esperamos que você tenha um dia do sorvete bem delicioso e refrescante!

Aproveite para ler outros posts do nosso blog: Como Montar Quarto De Irmãos Com Idades Diferentes? e Festa Do Pijama: Confira As Melhores Ideias E Dicas.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published