Presente de Natal para criança: 12 dicas para sair do óbvio
O Natal é o período mais mágico do ano e é muito aguardado pelas crianças, que amam a decoração e os presentes desta data.
As brincadeiras lúdicas infantis existem para ensinar verdades e técnicas. Enquanto elas brincam, enriquecem o conhecimento. São as imensas as vantagens do brincar durante a infância.
Recursos: Folha grande de papel, lápis de cor ou caneta
Objetivo: Trabalhar as diferenças pessoais
Nesta brincadeira, é só você estender no chão uma folha de papel, e pedir que a criança se deite sobre ela. Risque o formato do corpo de cada um, escreva o nome deles em cada imagem, e lhes entregue. Quando todos estiverem com seus contornos de papel peça que concluam desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos. Cole lado a lado os contornos e peça que eles mesmos, façam as observações sobre as diferenças de tamanho entre os coleguinhas.
Ensine-os que embora sejamos diferentes em tamanho, cabelo, cor dos olhos, somos iguais em muitas coisas, pois, falamos, andamos e conseguimos realizar muitas coisas, que os bichinhos não conseguem. Contudo, precisamos ser amigos e ajudar uns aos outros.
Recursos: Não necessita
Objetivo: Trabalhar o equilíbrio, velocidade e força de vontade.
Você marcará o ponto de partida e de chegada. As crianças todas na mesma direção, deverão segurar uma das pernas e firmar a outra. Ao sinal, devem correr com um pé só. Quem colocar os dois pés no chão, será desclassificado. Ganha que chegar primeiro. As crianças se divertirão bastante, e aprenderão como são capazes de fazerem coisas diferentes, controlando seus corpos.
Recursos: rolos de papel-higiênico ou papel toalha cortado ao meio, ou ainda pacotes para pipoca, mais canetas de cor, giz de cera, pedaços de lã, cola branca e enfeites
Objetivo: Trabalhar a criatividade e a responsabilidade ambiental com as crianças.
Junte o material indicado nos recursos e ajude as crianças montarem fantoches. Logo após estimule-os a colocar nome neles e criar histórias. Se desejar faça um evento, para haver um concurso de fantoches. Você irá se surpreender com a criatividade e inteligência das crianças.
Público alvo: Crianças do maternal ao terceiro período
Recursos:Folhas de revistas, tesoura sem pontas, cola e papelão ou cartolina e caneta.
Objetivo: Desenvolver, a coordenação motora, e a criatividade da criança
Espalhe revistas entre as crianças para que escolham as imagens que lhes interessem. Logo depois, eles deverão contornar as imagens para depois recorta-las. Após isso, eles devem colar a folha em um pedaço de cartolina e papel cartão e recortar as peças. Ajude-os a escolher imagens mais claras e maiores para que o quebra cabeça fique com uma aparência melhor.
Esperamos que tenham curtido as nossas dicas brincadeiras lúdicas infantis, para tornar os dias das crianças sempre mais leves e divertidos.
Fonte: demonstre.com
[…] brincadeira é realizada em duplas. Quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas. O parceiro […]
[…] arquiteta optou por colocar uma porta de correr entre os dois cômodos, dessa forma quando a brincadeira acabar, é só fechar e […]
[…] tirar o Dia das Crianças para brincadeiras? Brincar é sinônimo de ser criança. Afinal, também é sinônimo de descobrir, inventar, […]
[…] Devido a disposição da porta e do guarda-roupas era impossível colocar as duas camas paralelamente e ainda ter um bom espaço de circulação. Por isso a arquiteta optou por uma cama em L, aproveitando melhor o espaço e deixando o centro do quarto livre para as meninas brincarem. […]