Brincadeiras lúdicas infantis

Brincadeiras lúdicas infantis

As brincadeiras lúdicas infantis existem para ensinar verdades e técnicas. Enquanto elas brincam, enriquecem o conhecimento. São as imensas as vantagens do brincar durante a infância.

Como eu sou

Recursos: Folha grande de papel, lápis de cor ou caneta

Objetivo: Trabalhar as diferenças pessoais

Nesta brincadeira, é só você estender no chão uma folha de papel, e pedir que a criança se deite sobre ela. Risque o formato do corpo de cada um, escreva o nome deles em cada imagem, e lhes entregue. Quando todos estiverem com seus contornos de papel peça que concluam desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos. Cole lado a lado os contornos e peça que eles mesmos, façam as observações sobre as diferenças de tamanho entre os coleguinhas.

Ensine-os que embora sejamos diferentes em tamanho, cabelo, cor dos olhos, somos iguais em muitas coisas, pois, falamos, andamos e conseguimos realizar muitas coisas, que os bichinhos não conseguem. Contudo, precisamos ser amigos e ajudar uns aos outros.

Corrida de um pé só

Recursos: Não necessita

Objetivo: Trabalhar o equilíbrio, velocidade e força de vontade.

Você marcará o ponto de partida e de chegada. As crianças todas na mesma direção, deverão segurar uma das pernas e firmar a outra. Ao sinal, devem correr com um pé só. Quem colocar os dois pés no chão, será desclassificado. Ganha que chegar primeiro. As crianças se divertirão bastante, e aprenderão como são capazes de fazerem coisas diferentes, controlando seus corpos.

Oficina de fantoches

Recursos: rolos de papel-higiênico ou papel toalha cortado ao meio, ou ainda pacotes para pipoca, mais canetas de cor, giz de cera, pedaços de lã, cola branca e enfeites

Objetivo: Trabalhar a criatividade e a responsabilidade ambiental com as crianças.

Junte o material indicado nos recursos e ajude as crianças montarem fantoches. Logo após estimule-os a colocar nome neles e criar histórias. Se desejar faça um evento, para haver um concurso de fantoches. Você irá se surpreender com a criatividade e inteligência das crianças.

Quebra cabeça

Público alvo: Crianças do maternal ao terceiro período

Recursos:Folhas de revistas, tesoura sem pontas, cola e papelão ou cartolina e caneta.

Objetivo: Desenvolver, a coordenação motora, e a criatividade da criança

Espalhe revistas entre as crianças para que escolham as imagens que lhes interessem. Logo depois, eles deverão contornar as imagens para depois recorta-las. Após isso, eles devem colar a folha em um pedaço de cartolina e papel cartão e recortar as peças. Ajude-os a escolher imagens mais claras e maiores para que o quebra cabeça fique com uma aparência melhor.

Esperamos que tenham curtido as nossas dicas brincadeiras lúdicas infantis, para tornar os dias das crianças sempre mais leves e divertidos.

Fonte: demonstre.com

Brincadeiras lúdicas infantis

Outros Posts

4 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published