Conheça A Origem E Importância Do Dia Das Crianças

Conheça A Origem E Importância Do Dia Das Crianças

Conheça A Origem E Importância Do Dia Das Crianças

Está chegando a data mais divertida do ano: o dia das crianças! Uma data que amamos e representa todo o nosso amor pelos pequenos!

É impossível não se contagiar com as brincadeiras e alegrias que envolvem essa comemoração tão especial para as crianças. 

Por isso, a MOOUI trouxe esse post cheio de informações, dicas de presentes e atividades de dia das crianças para você aproveitar com os filhos, sobrinhos, afilhados ou netos.

Além de inspirações de brincadeiras e atividades para um feliz dia das crianças, vamos te contar mais curiosidades sobre a data para você compartilhar com as crianças e enriquecê-las em conhecimento e experiências.

O Que É o Dia das Crianças?

O dia das crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro, reforça os direitos das crianças e adolescentes e ajuda na conscientização sobre os cuidados dessa fase da vida.

Ainda, o dia das crianças coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que é feriado nacional.

Por isso, a folga que os pais têm no trabalho e as crianças da escola, pode ser aproveitada para proporcionar um dia das crianças bem divertido e cheio de atividades especiais. 

Quando Surgiu o Dia das Crianças no Brasil?

O dia das crianças se oficializou em 12 de outubro devido a uma proposta do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho há quase 100 anos!

A proposta foi aprovada e deu origem ao Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o dia das crianças.

O deputado propôs a criação dessa data aproveitando que no ano anterior à sua proposta, exatamente em 12 de outubro, havia sido realizado o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Por Que o Dia 12 de Outubro Foi Escolhido Para Comemorar o Dia das Crianças?

A celebração do dia das crianças ficou mais popular a partir da década de 1960 graças a uma jogada de marketing: a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” para impulsionar as vendas. 

A estratégia funcionou e outras empresas foram aproveitando a oportunidade.

Em pouco tempo, a Semana do Bebê Robusto se tornou Semana da Criança. Desde então, o dia das crianças em 12 de outubro é sinônimo de presentes para crianças, em especial, brinquedos.

Princípios Da Declaração Dos Direitos Da Criança

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças foi aprovada por unanimidade, no dia 20 de novembro de 1959, pela Assembleia Geral da ONU. 

O documento destaca que as crianças têm direito, entre outras coisas, à igualdade, proteção para desenvolvimento físico, mental e social, alimentação, moradia, assistência médica, cuidados especiais (para crianças deficientes), afeto, compreensão, educação, proteção contra o abandono e exploração trabalhista.

Como É O Dia Das Crianças Em Outros Países?

A maioria dos países comemora o dia das crianças no dia 20 de novembro, conforme a aprovação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU. 

Além do Brasil, outros países possuem sua própria data para o dia das crianças. A Índia celebra em 14 de novembro, dia que também se comemora o aniversário de Jawaharlal Nehru, que foi primeiro-ministro da Índia.

No Japão, dia 5 de maio é comemorado o dia das crianças (Kodomo no hi), considerada um feriado nacional (em uma semana de feriados sequenciados) que celebra o crescimento saudável e a felicidade das crianças.

Há centenas de anos, a data era chamada de “Tango no Sekku” (Dia dos Meninos). Porém, 

pós-guerra e após a nova Constituição de 1948, a data foi renomeada para “Kodomo no hi” para incluir também as meninas. 

Mas para manter a simbologia e a tradição, a data continua costumeiramente sendo uma comemoração aos meninos e o dia 3 de março ficou como data especial para as meninas, celebração chamada de Hinamatsuri.

Dicas de Presentes Para o Dia das Crianças

As dicas de presentes de dia das crianças desse post estão imperdíveis. É só falar em presente de dia das crianças que lembramos de brinquedos. 

E toda a seção de brinquedos educativos da MOOUI poderia estar nas dicas de presente de dia das crianças. Mas estamos tão empolgados com os brinquedos que acabaram de ser lançados que eles são os destaques das nossas diquinhas!

Quebra-Cabeças

presentes-dia-das-criancas-quebra-cabeca

Um brinquedo que garante horas de diversão é o quebra-cabeça Plano Piloto e o quebra-cabeça Fábulas. O jogo é indicado para crianças acima de 6 anos, mas até os adultos vão querer brincar!

Jogo de Memória

presentes-dia-das-criancas-jogo-da-memoria

Um clássico da infância de todos nós, o jogo da memória Astros da Música e o jogo da memória Mulheres do Mundo são indicados para crianças acima dos 3 anos aprenderem a memorizar e conhecerem figuras importantes da nossa história e cultura. Um presente de dia das crianças que não tem erro!

Cabana de Corredor

presentes-dia-das-criancas-cabana-do-corredor

Para estimular a imaginação e a criatividade, a MOOUI criou as cabanas de corredor mais divertidas para as crianças.

Elas podem se imaginar em um Foguete, simular o dia a dia em um Café ou em uma Quitadinha ou até serem astros do Teatro

Deixe os pequenos imaginarem e sonharem com esse presente de dia das crianças da MOOUI!

Acessórios de Bonecas

presentes-dia-das-criancas-acessorios-de-bonecas

Brincar de boneca sempre foi o máximo, mas a MOOUI conseguiu deixar a brincadeira ainda melhor com os acessórios para bonecas.

Tem kit de fraldas, jogo de cama de boneca Jardim de Matisse, jogo de cama de boneca Mulheres do Mundo e os slings para levar a boneca sempre juntinha nos modelos: Selfie, As Borboletas, Mulheres do Mundo e Além do Arco-íris

Opções de presente de dia das crianças não faltam!

Jogos

As crianças acima de 5 anos podem se aventurar em jogos de tabuleiro e outras atividades intelectuais.

Aposte no Jogo de Tabuleiro Serpentes e Escadas, Jogo de Tabuleiro Pachisi ou inove presenteando com a Mochila Criativa e o Chapéu Entrevistador!

Roupas Divertidas

presentes-dia-das-criancas-roupas-divertidas

Elas podem não ser o presente mais amado pelas crianças, mas com as estampas lúdicas da MOOUI, as roupas infantis se tornaram presentes incríveis! 

A coleção “Todo mundo tem um amigo…” veste bebês e crianças com cores alegres e vibrantes. 

O vestido sem manga Sorvetinho e a camiseta Minha Banda são exemplos perfeitos para presentear. Para te ajudar na escolha, confira também esse guia completo de roupa infantil do nosso blog. 

Livros para Crianças

presentes-dia-das-criancas-livros-para-criancas

Os livros infantis são presentes que estimulam a criatividade e o desenvolvimento das crianças. Lançamos agora os livros Astros da Música, Mulheres do Mundo e Jardim Secreto que são dicas ótimas de presente de dia das crianças.

Ainda, nesta lista da MOOUI, você encontra dicas de livros para crianças por idade para te ajudar na escolha. E abaixo, o vídeo da Thais também está repleto de sugestões de uma mãe que ama leitura. Veja só! 

O Mundo Todo Comemora o Dia das Crianças na Mesma Data?

Nem todos os países celebram o dia das crianças na mesma data. Portugal, Angola e Moçambique, por exemplo, comemoram seu Dia Internacional da Criança em 1º de junho. 

Já nos Estados Unidos, o dia das crianças é celebrado no primeiro domingo de junho, mas a data pode variar de estado para estado em nível nacional.

Por fim, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Universal da Criança em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959. 

Certo é que, mais importante que a data, é respeitar os direitos das crianças todos os dias e proporcionar um desenvolvimento saudável, lúdico e feliz em todas as partes do mundo!

Nem todos os países celebram o dia das crianças na mesma data. Portugal, Angola e Moçambique, por exemplo, comemoram seu Dia Internacional da Criança em 1º de junho. 

Já nos Estados Unidos, o dia das crianças é celebrado no primeiro domingo de junho, mas a data pode variar de estado para estado em nível nacional.

Por fim, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Universal da Criança, em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959. 

Certo é que, mais importante que a data, é respeitar os direitos das crianças todos os dias e proporcionar um desenvolvimento saudável, lúdico e feliz em todas as partes do mundo!

Certo é que, mais importante que a data, é respeitar os direitos das crianças todos os dias e proporcionar um desenvolvimento saudável, lúdico e feliz em todas as partes do mundo!

Quais Atividades Fazer no Dia das Crianças?

O dia das crianças não deve se resumir apenas a presentes, o mais importante da data é dedicar um tempo de atenção total aos filhos para que vocês tenham momentos valiosos e lindas memórias juntos. 

Vamos conferir então as ideias super divertidas da MOOUI para este dia?

Preparando a casa com a decoração para dia das crianças

Uma data tão especial merece uma decoração à altura. Que tal realizar uma festa de dia das crianças? 

Aproveite o momento para fazer uma comemoração em que as crianças possam participar de todo o processo e soltarem a criatividade na decoração!

Kit Festa Para Imprimir Grátis 

Se o dia das crianças vai ser um dia de festa, você vai precisar de uma decoração temática e bem divertida. A MOOUI já pensou nisso e tem um kit festa para imprimir que é um coringa para qualquer comemoração!

Conheça e baixe o kit festa gratuitamente neste post!

Decore com Brinquedos 

Aproveite os brinquedos das crianças para fazer uma decoração especial!

Você pode escolher uma temática de acordo com os brinquedos para deixar a casa mais divertida e aconchegante para as brincadeiras do dia das crianças.

Decore a casa com bonecos, bichinhos, carrinhos, almofadas e o que mais tiver ao alcance!

Se você tiver almofadas toy da MOOUI, aproveite-as para enriquecer a decoração de dia das crianças!

dicas do dias das crianças com livro criatividade

10 Brincadeiras Para se Divertir no Dia das Crianças

As brincadeiras para o dia das crianças devem envolver a família toda. Por isso, trouxemos muitas opções de ideias que vão agradar as crianças de todas as idades (e até aquelas que já viraram adultas, rs). 

Anote todas as dicas e brinque bastante com os filhos nesse dia das crianças!

Livro de Gostosuras 3

A MOOUI acabou de lançar a terceira edição do Livro de Gostosuras, especialmente para o Dia das Crianças. Criamos novas atividades mega divertidas que são perfeitas para pais e filhos brincarem juntos!  No livro você vai encontrar brincadeiras como bingo, caça ao tesouro, casa às cores, boneca de papel, fantoches e vários móveis 3D para recortar e montar.

Imprima o seu gratuitamente e aproveite as brincadeiras que a MOOUI preparou para você e seus filhos.

Baixe o Livro de Gostosuras 3 aqui!

Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma forma bem legal de entreter a criança. A diversão vai acompanhar toda a brincadeira, desde a primeira pista até o momento de encontrar o “tesouro”, que pode ser o presente dia das crianças que você escolheu para eles!

Tenha pelo menos 4 pistas para deixar a brincadeira mais divertida e aumente o grau de dificuldade das dicas de onde eles devem procurar de acordo com a idade. 

Para aumentar a brincadeira, quem já baixou o Livro de Gostosuras 3 no link acima, também terá cartelas do Tesouro em Casa e Caça ao Tesouro feitas exclusivamente para a MOOUI. 

A brincadeira vai estimular a criançada a procurar os tesouros dentro de casa e valorizar cada cantinho do lar que vocês constroem juntos com tanto amor!

Teatrinho 

Prepare os fantoches e bonequinhos que você baixou no Livro de Gostosuras 3  e deixe a criançada imaginar um super espetáculo. O Teatrinho da MOOUI lembra um mini palco e tem até uma cortininha para anunciar o início e fim da apresentação. 

Deixe as crianças contarem uma história e seja sua plateia. Depois, pode sugerir trocar e contar uma história para os pequenos. O brinquedo da MOOUI permite tudo isso e muito mais. Basta usar a criatividade!

Elástico

Essa ideia é pra reunir a família toda! A MOOUI lançou um modelo de elástico de brincar para resgatar essa brincadeira antiga, mas super divertida.

O mais legal aqui é que os pais ensinem as crianças como eles brincavam quando eram pequenos, transmitindo essa cultura para a próxima geração e vivendo um momento todo especial. 

Cabana

Fazer uma cabana é abrir um portal para a criatividade. Ela pode ser uma casinha, um esconderijo, uma biblioteca, um restaurante ou qualquer coisa que a criança imaginar!

A MOOUI tem um passo a passo para fazer cabana para crianças que vai mobilizar a família toda pra ajudar na brincadeira. 

Outras Ideias Para o Dia das Crianças

Com a pandemia, as opções de brincadeiras acabam ficando um pouco restritas. Mas esse post com 21 ideias de atividades educativas para divertir as crianças na quarentena vai te dar muitas ideias do que fazer sem sair de casa! 

E como não gostamos de economizar nas dicas, temos mais ideias para o dia das crianças abaixo!

Cozinhar Com as Crianças

A culinária é uma atividade muito prazerosa que as crianças vão adorar participar! 

Uma receita super fácil em que eles podem colocar a mão na massa é um bolo dia das crianças. A sugestão da MOOUI é esse bolo colorido, que além de saboroso, fica lindo e pode fazer parte da festinha que sugerimos neste post. 

Anote a receita e chame a criançada para cozinhar!

dia-das-criancas-cozinhar

Livros de Gostosuras da MOOUI

A MOOUI tem dois outros Livros de Gostosuras repleto de atividades para as crianças. Esses materiais exclusivos estão disponíveis para imprimir gratuitamente!

O primeiro livro conta com o jogo abre-fecha, instruções para um avião de papel, jogo da memória, desenhos para colorir e muito mais.

Baixe o Livro de Gostosuras 1 aqui!

Já o segundo livro tem novas atividades, incluindo um super kit de festinha caseira e materiais para recortar e colar montando um quartinho com estampas da MOOUI.

Baixe o Livro de Gostosuras 2 aqui!

Cinema em Casa

O cinema é um programa bem divertido que pode ser feito em casa para matar a saudade e divertir crianças, adolescentes e adultos. 

Escolha um filme bem divertido de animação ou comédia para garantir muitas risadas. Prepare a sala com bastante conforto, coloque um colchão ou almofadas no chão e deixe as guloseimas ao alcance de todos. 

Prepare pipoca salgada e doce, um suco bem gelado e alguns docinhos e a sua sessão de cinema em casa será um sucesso!

cineminha dia das crianças

Exposição de Artes

O dia das crianças é uma ótima oportunidade de praticar as habilidades artísticas! 

Organize uma exposição de artes com obras feitas pelas crianças. É uma forma bem lúdica dos pequenos usarem a criatividade e expressarem suas emoções. 

Você pode sugerir que elas façam pinturas, esculturas e desenhos dia das crianças. Depois que as obras de artes estiverem prontas, crie com elas um mural dia das crianças todo especial.

E que tal um show de talentos? Incentive as crianças a cantarem, dançarem, recitarem poesias e gastarem muita energia. O momento cultural será divertido para toda a família!

E se você prefere programas que mantenham o distanciamento e/ou isolamento social, temos dicas de atividades para fazer com as crianças em casa. Confira também!

Como Tornar o Dia das Crianças Especial?

Tornar o dia das crianças especial não é um desafio e não custa caro. Basta usar a criatividade e ter um tempo de qualidade, brincadeiras e diversão com seus filhos!

Aposte em uma decoração de dia das crianças, programe atividades divertidas, presenteie as crianças com brinquedos e estimule as brincadeiras durante o dia.

Os cartões de dia das crianças também são muito especiais e significativos. 

Você pode ainda fazer uma sessão de cinema e convidar as crianças a prepararem pipoca e guloseimas com você. Vale qualquer programação que os pequenos gostem, além de muito carinho!

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Mensagens Para O Dia Das Crianças

Para fazer atividades especiais, você também pode criar ou usar mensagens para o dia das crianças

Olha só esse exemplo de mensagem para o dia das crianças que criamos especialmente para esse post: 

“Para a MOOUI, o Dia das Crianças é muito mais que um dia. Todos os dias elas contagiam o mundo com alegria e pureza e nos fazem ver a vida mais colorida. Parabéns para todas as crianças!”

Frases De Dia Das Crianças

Frases que falam sobre infância, pureza, alegria, fantasia e brincadeira são exemplos de frases de dia das crianças. Alguns exemplos de frases encontradas on-line (sem créditos de autoria) são:

“Criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser!”

“A coisa mais preciosa desse mundo é o sorriso no rosto de uma criança.”

“Feliz Dia das Crianças àquelas que nos inspiram diariamente com sua pureza e inocência!”

“Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco!”

Gostou de Saber Mais Sobre o Dia das Crianças?

Esse post recheado de histórias, curiosidades e dicas de presentes foi feito com carinho pensando em te ajudar a proporcionar um Dia das Crianças mais alegre para seus filhos. Esperamos que você tenha gostado!

A MOOUI deseja um Dia das Crianças cheio de amor, brincadeiras e diversão para você e seus filhos <3

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published