Outubro Rosa: Objetivo, Exames, Importância e Mais!

Outubro Rosa: Objetivo, Exames, Importância e Mais!

Outubro Rosa: Objetivo, Exames, Importância e Mais!

Estamos no mês cor-de-rosa! O Outubro Rosa chegou e como a MOOUI também faz parte dessa corrente linda de conscientização e informação, por isso, neste post vamos falar sobre a campanha e a importância da prevenção ao câncer de mama com seu diagnóstico precoce. 

Assim como nos anos anteriores, o Outubro Rosa 2021 continua tendo um grande apelo e importância. Por isso, vamos te contar o objetivo da campanha, quais exames são indicados, além de curiosidades do Outubro Rosa para incentivar o cuidado com a saúde.

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Leia mais: 

Cuidados Que Toda Mãe Deve Tomar Durante Pós-Parto
Semana Mundial De Aleitamento Materno E O Agosto Dourado
Como Identificar E Tratar O Câncer De Mama

Sobre o Câncer De Mama

o-que-e-outubro-rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor no tecido mamário com potencial de invadir outros órgãos. O tumor ataca o tecido mamário. 

O câncer de mama se manifesta de várias formas, com desenvolvimento rápido ou lento. 

A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e precocemente, apresentam um bom prognóstico. 

Curiosidade: O câncer de mama também atinge homens. No entanto, essa incidência é rara e representa somente 1% do total de casos da doença. 

Do Que Se Trata o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha anual e mundial realizada todo mês de outubro. Sua principal finalidade é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Através da divulgação massiva e disseminação de informações sobre a prevenção do câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa encoraja mulheres a realizarem seus exames, em especial a mamografia, e darem atenção geral à saúde. 

Quando a Campanha do Outubro Rosa Surgiu?

A campanha do Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, como um movimento internacional de conscientização para a prevenção e controle do câncer de mama.

O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que continua sendo realizada até hoje!

Mas foi em 1997, que o Outubro Rosa começou com efetividade, quando entidades estadunidenses começaram a comemorar e fomentar ações de prevenção do câncer de mama, finalmente definindo o nome “Outubro Rosa”. 

No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi em 2002. Em 02 de outubro, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo (SP) foi iluminado de rosa. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. 

A partir de 2008, as iniciativas do Outubro Rosa se tornaram maiores no Brasil e, atualmente, já são tradição em todo o país, tendo um grande papel nos diagnósticos precoces e tratamentos de sucesso. 

Qual É o Objetivo da Campanha Outubro Rosa?

objetivo-do-outubro-rosa

Caso você ainda não entenda qual é o objetivo da campanha Outubro Rosa, agora vai esclarecer suas dúvidas de uma vez por todas! 

O Outubro Rosa é uma campanha que tem como objetivo incentivar a prevenção do câncer de mama, conscientizando e espalhando informações sobre o diagnóstico precoce, exames e demais cuidados não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade.

A principal mensagem do Outubro Rosa é que as mulheres devem fazer a mamografia anualmente ou de acordo com a orientação médica, visto que o câncer de mama é assintomático no estágio inicial – precisamente o momento em que a chance de cura é acima de 95%. 

A campanha também pode se estender para incentivar um cuidado mais amplo com a saúde da mulher, incentivando exames de sangue, preventivo, autoexame de mamas, entre outros.

Quais Exames Fazer no Outubro Rosa?

No Outubro Rosa, prevenção é a palavra-chave! Por isso, é sempre reforçado a importância de visitar o médico regularmente e fazer alguns exames para monitorar a saúde feminina.

Exame de Sangue

O exame de sangue é indispensável nas consultas de rotina por possibilitar o diagnóstico inicial de muitas doenças e o câncer de mama é uma delas, sabia? Isso porque, quando o corpo desenvolve algum tipo de câncer, é comum que algumas proteínas como a CA 125, a CA 19.9, a CEA, a MCA, a AFP, a CA 27.29 e a CA 15.3 aumentem sua concentração no sangue. 

Dessa forma, o exame de sangue é essencial para detectar a presença de marcadores tumorais e para avaliar a evolução do tratamento.

Mamografia

A mamografia é o principal método diagnóstico para detectar o câncer de mama de forma precoce. Ela é a principal forma de rastrear a doença e encaminhar a paciente para o tratamento adequado. 

Para fazer a mamografia, a mulher fica em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que captura as imagens. No momento do exame, a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. 

O exame é indicado anualmente a partir dos 35 anos para mulheres com histórico familiar ou partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). 

A Importância da Mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Mais precisamente, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Por que É Importante a Conscientização do Outubro Rosa?

Por mais que o Outubro Rosa possa parecer “batido” ou “clichê” em 2021, ainda é importante como um lembrete para olhar para si mesma, sua saúde e seu bem-estar, além de levar informações para mulheres que ainda não têm esse conhecimento.

Convidamos você, mulher, a parar e pensar: Quantas vezes você fez o autoexame desde o último Outubro Rosa? E já marcou sua visita de rotina ao ginecologista? Conseguiu incluir na rotina corrida um tempinho para fazer os exames que o médico solicitou? O Outubro Rosa também serve para isso: colocar em prática todos os cuidados com a sua saúde.

Como Prevenir o Câncer de Mama?

O INCA estima que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Listamos alguns fatores decisivos na prevenção para você seguir!

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar seu bebê, preferencialmente o máximo de tempo possível 
  • Não fumar e evitar o tabagismo passivo 
  • Visitar o médico anualmente e fazer os exames solicitados
  • Realizar o autoexame
  • Fazer mamografia anualmente a partir dos 35 anos (mulheres com histórico familiar) ou a cada dois anos entre 50 e 69 anos

É indispensável também se atentar aos sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Gostou de Saber Mais Sobre o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é realmente muito significativo para espalhar conhecimento e prevenção contra o câncer de mama e a saúde da mulher de modo geral. O recado final é: se cuide, faça seus exames e visite o médico regularmente!

Nós ficamos muito felizes de te trazer informações valiosas para cuidar da sua saúde e prevenir o câncer de mama e esperamos que você tenha gostado deste conteúdo.

Achamos que você vai gostar também dos posts:
Tamanho De Colchão: Guia Definitivo Com Tipos E Medidas
Produtos Sustentáveis: 4 Dicas Para Praticar Com As Crianças!

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published