Como identificar e tratar o câncer de mama

Como identificar e tratar o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Mamografia de rastreamento

A mamografia de rastreamento pode ajudar a encontrar o câncer no início e permitir um tratamento menos agressivo. Menor chance de a paciente morrer por câncer de mama, em função do tratamento precoce.

Mamografia diagnóstica

A mamografia diagnóstica, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim, a mamografia diagnóstica geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas.

Existe tratamento para câncer de mama. O Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA

Como identificar e tratar o câncer de mama

Deixe seu comentário ↓

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published