Tamanho de Colchão: Guia definitivo com tipos e medidas

Tamanho de Colchão: Guia definitivo com tipos e medidas

Tamanho de Colchão: Guia definitivo com tipos e medidas

Você já parou para pensar quantas horas passa na cama todos os dias? Para que seu tempo de descanso seja repleto de comodidade, você precisa de um bom colchão. E aqui não falamos apenas do conforto, mas também do tamanho de colchão!

Afinal, um bom colchão, com tamanho ideal e aliado à roupas de cama confortáveis e lindas como as da MOOUI aumentam muito a qualidade do seu sono, te deixam bem humorada e disposta no dia seguinte! 

Para te ajudar a escolher o colchão perfeito, preparamos um guia completo e definitivo para que você aprenda tudo sobre a validade, os materiais e o tamanho do colchão. Vamos conferir tudo?

A MOOUI tem produtos para deixar sua cama ainda mais linda com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira.

cama-arrumada

Guia Completo com as Medidas dos colchões

Nosso guia completo de tamanho de colchão vai te ajudar a escolher as dimensões de colchões mais adequadas aos quartos e facilitar na hora de comprar as roupas de cama no site da MOOUI!

Tamanho de colchão berço padrão: 0,60 x 1,30m

Tamanho de colchão berço americano: 0,70 x 1,30m

Tamanho de colchão infantil ou junior: 0,70 x 1,50m a 0,80 x 1,68m

Tamanho de colchão solteiro: 0,78 x 1,88m a 0,88 x 1,88m

Tamanho de colchão solteiro king: 0,96 x 2,03m a 1,10 x 2,20m

Tamanho de colchão viúva: 1,28 x 1,88m a 1,20 x 2,00m

Tamanho de colchão casal: 1,38 x 1,88m

Tamanho de colchão queen: 1,58 x 1,98m

Tamanho de colchão king: 1,83 x 2,00m a 2,00 x 2,00m

O tamanho de colchão segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê uma tolerância de até 1,5 centímetros na variação destas medidas.

Dica importante: a medida do colchão deve ser 2 cm menor que a medida da cama para permitir o encaixe correto. No caso da cama box, o colchão deverá ter a mesma medida que o box.

tamanho de colchão

Qual o prazo de validade de um colchão?

Um colchão velho e desgastado representa uma noite de sono terrível, que resulta em dores, insônia e até mesmo alergias devido ao acúmulo de ácaros. E não há nada pior do que dormir mal, acordar com dores e mal humorada, não é? 

Então, atenção: o prazo de validade de um colchão, de acordo com lojas especializadas, é de 3 a 5 anos para colchões de espuma e 5 a 10 anos para colchões de molas. 

Fique atento aos sinais que indicam que chegou a hora de comprar um colchão novo: as molas perdem firmeza ou a espuma perde a forma; você acorda cansada ou com dores e a superfície do colchão começa a apresentar desníveis. E aí, já está na hora de trocar o seu?

Qual a diferença entre os colchões de mola e espuma?

Um questionamento bem comum na hora da compra é sobre a diferença entre os colchões de mola e espuma. Para você saber direitinho qual é o melhor pra você, vamos explicar sobre cada um!

Colchão de mola 

O colchão de mola é o modelo que oferece maior conforto e maciez ao se deitar. Isso quer dizer que o colchão é mais almofadado e se molda de acordo com a pressão sobre ele. 

Apesar de ter o maior preço entre os dois, o colchão de mola tem maior durabilidade. Na hora de comprar, fique atenta: quanto maior a quantidade de molas no colchão, mais conforto e qualidade ele tem!

O modelo de molas ensacadas é ideal para casais, pois os movimentos ou peso de uma pessoa sobre ele não afeta a outra, como acontece nos colchões de espuma. 

tamanho do colchão de mola

Colchão de espuma 

O colchão de espuma fornece um suporte mais firme para as costas. Por isso, ele é o mais indicado para pessoas com problemas de posturas e dores. Ele é ótimo também para as pessoas que preferem dormir em uma superfície mais resistente e sólida e não gostam dos colchões que “afundam”. 

Inclusive, quando seu colchão começar a afundar, é um sinal que ele precisa ser trocado! Afinal, já te contamos acima que ele tem uma durabilidade um pouco menor, o que reflete também em um preço abaixo do modelo de molas. 

A vantagem da espuma, quando tem a densidade adequada (que já já vamos te explicar), é oferecer uma maior resistência ao peso e manter sua estrutura por mais tempo. 

O colchão de espuma é o modelo perfeito para quartos infantis, porque se adequa à camas mais baixas, como as de quartos montessorianos, e ajuda na postura da criança!

Como escolher meu colchão?

Já decidiu se o melhor colchão para você é de mola ou de espuma? Para tirar a dúvida de vez e te ajudar na escolha, a dica é: experimente o colchão!

Existem muitas marcas que fabricam colchões, ou seja: são diversas opções para uma escolha que é muito pessoal. Por isso, você só vai saber se irá sentir-se confortável durante o sono ao sentar e deitar no colchão da loja física. 

Depois, se preferir, pode até procurar por aquele modelo ou marca na internet e fazer sua compra online. No entanto, não deixe de experimentar e ter uma prévia de como será sua noite de sono no novo colchão.

cama arrumada melhora o sono

Colchão com tamanho sob medida

Dependendo do projeto do seu quarto, as medidas padrão do colchão podem não se adequar ao que você planejou. 

Neste caso, pesquise por marcas que produzem colchões e boxes sob medida. Há várias marcas preparadas para produzir um colchão de acordo com o que você deseja. 

Mas cuidado, pois encontrar uma roupa de cama que caiba em tamanho especial pode ser desafiador, então pense bem antes de fazer esta escolha!

E temos mais informações importantes que você precisa saber sobre os colchões. Continue lendo!

tamanho do colchão infantil

Densidade e peso do colchão 

Se você tem ou deseja comprar um colchão de espuma, já se deparou com o termo: densidade do colchão. 

Isso corresponde ao número de quilos de espuma por metro cúbico usados na fabricação do seu colchão. Quanto menor a densidade, menos peso o colchão suporta. Por isso, as indicações são:

Densidade 18: para crianças até 20kg

Densidade 23: crianças entre 2 a 6 anos

Densidade 28: para adolescentes e adultos, suporta até 70kg

Densidade 33: suporta 50 a 100kg e por isso é o mais vendido no Brasil

Densidade 45: pessoas acima de 100kg

Ainda há densidades personalizadas em algumas marcas, assim como os colchões sob medida!

Altura do colchão

As medidas de comprimento e largura do colchão, não são as únicas medidas para se atentar! É importante também considerar a sua altura, que pode variar entre 15 a 40 cm. 

Portanto, na hora da escolha do colchão, pense também na altura que será mais adequada para cama ou box, tanto na questão de conforto, como de estética. 

Roupas de cama

Você está com um colchão novo (ou mesmo que seja o velho). É hora de escolher lindas roupas de cama para vesti-lo e deixar o visual incrível!

As roupas de cama da MOOUI são modernas, coloridas e atendem todos os tamanhos de colchão e todas as fases da vida: roupa de cama de bebê, roupa de cama infantil e roupa de cama de adultos.

A MOOUI também tem um guia completo sobre roupa de cama para te ajudar a cuidar escolher e comprar de acordo com o tamanho de colchão. Confira também!

tamanho da roupa de cama

Precisando Comprar Roupa de Cama Infantil? A MOOUI tem! Acesse a Loja Online da Mooui e confira nossas estampas exclusivas, coloridas e alegres. 

Gostou das nossas dicas sobre tamanho de colchão?

Agora você já sabe muito mais que o tamanho de colchão, porque te explicamos sobre a validade do colchão, diferenças entre mola e espuma, altura, densidade e até roupas de cama para deixá-lo mais confortável!


Para você ficar expert no assunto, confira também nosso post cheio de dicas e truques para a cama arrumada e para manter a roupa de cama limpa e cheirosa!

Vai trocar de colchão então? Já corra para o site da MOOUI garantir roupas de cama lindas para repaginar toda a sua cama!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published