Memória Afetiva: O Que É, Impacto nas Crianças e Como Criar?

Memória Afetiva: O Que É, Impacto nas Crianças e Como Criar?

Memória Afetiva: O Que É, Impacto nas Crianças e Como Criar?

Você teve uma pelúcia de estimação quando era pequeno(a) e hoje, vê seu filho(a) apegado a um brinquedo especial? E os objetos de família que te emocionam só de olhar? Tudo isso é chamado de memória afetiva.

As recordações positivas e nostálgicas são parte da vida dos adultos e também precisam ser despertadas nas crianças. Nesse post, vamos te contar o que é memória afetiva, como criá-las e ainda falar do impacto delas nos pequenos.

Confira a seleção de roupas, acessórios e itens de decoração MOOUI com desconto. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Leia Mais: 

Dicas Para Criar Crianças Felizes
10 Coisas Que Deixam As Crianças Felizes
Atividades Para Imprimir E Se Divertir Antes E Depois Da Quarentena!

O Que É Uma Memória Afetiva?

o-que-e-memoria-afetiva

Memória afetiva é o que acontece quando seus sentidos entram em contato com algum elemento que desencadeia uma lembrança. Tocar ou ver algum objeto, ouvir uma música ou um som específico, sentir um cheiro, ver uma fotografia… 

A emoção que essas sensações despertam em você é a memória afetiva.

Quando esse elemento está diretamente ligado à lembrança – como, por exemplo, uma blusa que pertenceu a sua avó – o valor significativo é ainda maior. 

Mas não necessariamente o objeto precisa estar associado com a memória porque a conexão entre a lembrança e esse item acontece de forma inconsciente e subjetiva. 

Exemplos de memória afetiva são brinquedos da infância, roupas ou perfumes de familiares, cheiro e sabor de alguma comida de vó, um livro antigo e tudo mais que tenha um significado profundo e individual para você.

Por Que Lembrar Traz Conforto?

A memória afetiva nem sempre é de um grande acontecimento. O que a caracteriza é que a recordação nos enche de alegria, amor e saudade. São sentimentos positivos que representam um conforto emocional, aquele quentinho no coração que nem sabemos descrever.

O conforto da memória afetiva é um elemento poderoso na nossa vida. Não à toa, quando as crianças estão tristes ou com medo, recorrem ao seu brinquedo favorito, como forma inconsciente de buscar segurança e aquela sensação confortável, de familiaridade, que está registrada nas lembranças dela.

Qual a Importância da Memória Afetiva nas Crianças?

Uma infância saudável não é capaz de existir sem as memórias afetivas. Elas são importantes para as crianças porque despertam sentimentos positivos e ajudam na formação dos valores e caráter do seu filho ou filha. 

Criar memórias afetivas com as crianças é como plantar uma semente que dará muitos frutos no futuro. 

A criança, na vida adulta, vai agir e entender seus sentimentos baseada em muitas das memórias afetivas que trouxe da sua infância e é exatamente por isso que é essencial cultivá-las diariamente na rotina. 

Qual o Impacto da Memória Afetiva nas Crianças?

impacto-da-memoria-afetiva

As memórias afetivas impactam todas as fases da nossa vida, desde o tempo de criança até a vida adulta. Mais especificamente na infância, elas são responsáveis por boa parte da autoconfiança, segurança e saúde mental que a criança vai desenvolvendo ao longo de sua existência. 

Por exemplo: Uma roupa de cama infantil comprada na MOOUI vai durar muitos anos, graças à qualidade das matérias-primas e carinho na produção. 

Então, uma peça que a criança usava na infância, pode acompanhá-la até a pré-adolescência e juventude, representando um porto seguro nos momentos de incerteza que essas novas fases da vida apresentam. 

Como Criar Uma Memória Afetiva Nos Seus Filhos?

como-criar-memorias-afetivas

Criar memória afetiva saudável e feliz nos seus filhos não é um segredo, mas deve ser praticada diariamente. Afinal de contas, memória afetiva é sinônimo de carinho, de histórias de família, de companhias incríveis e apoio incondicional. 

E você também pode usar objetos e decoração a favor das memórias afetivas. Vamos te contar como!

Demonstrar Carinho

memoria-afetiva-demonstração-de-carrinho

As demonstrações de afeto são importantes na infância, porque elas ajudam a moldar o que a criança vai perceber e entender como amor pelo resto da vida. A criança tem que se sentir amada, valorizada e sentir que tem o apoio dos seus pais.

Por isso, o ato de demonstrar carinho é manifestado de várias formas: tanto como abraços e beijos, quanto em dizer palavras de incentivo e o tradicional “eu te amo”. 

Tudo isso tem que ser parte da rotina da criança quando falamos em memória afetiva e em um desenvolvimento saudável durante a infância. 

Presentear também é uma forma de demonstrar carinho com a memória afetiva, porque a criança tende a se afeiçoar a um brinquedo que tenha um significado especial ou tenha sido dado por alguém que ela ama muito. 

Os brinquedos educativos da MOOUI e as almofadas toy são exemplos de presentes duráveis que ficarão registrados como memória afetiva por toda a vida da criança.

Fazer as Refeições em Família

Se esforce para fazer no mínimo uma refeição diária em família, com todos sentados na mesa, afinal, memória afetiva e comida são muito próximas. Traga assuntos divertidos, conte histórias e envolva as crianças no preparo da refeição ou na arrumação da mesa.

E por falar em mesa, os acessórios de alimentação da MOOUI são elementos que podem ajudar na formação de memórias afetivas, porque inspiram a criatividade e alegria nas crianças e adultos. De toalhas de mesa à pratos e canecas, essa seção é autêntica e apaixonante!

Ser Presente

Estar presente é quando seu corpo está naquele lugar e naquele momento. Mas ser presente é deixar sua mente 100% dedicada ao momento. 

Crianças precisam dessa atenção plena por parte dos pais, principalmente longe das telas, para criarem conexões emocionais que se transformarão em memórias afetivas saudáveis e marcantes. 

Compartilhar Seu Dia

Nada como poder conversar sobre a nossa rotina, contar os grandes acontecimentos do dia e ter alguém para te ouvir. Crianças também precisam disso! 

Estimule-as a contar sobre a escola e dividir seus sentimentos. Faça também o mesmo com elas: escolha uma situação do seu dia para contar para seus filhos, algo leve e divertido, para que a longo prazo, esses momentos sejam uma memória afetiva e um vínculo especial entre vocês.

Demonstrar Apoio

As inseguranças também afligem as crianças e ao compartilhar sobre seu dia, você pode descobrir quais são as situações em que seu filho ou filha se sente assim. 

Essa é a deixa para você demonstrar seu apoio e encorajá-la frente à situação particular que a criança está. Isso porque incentivar e demonstrar apoio faz com que a criança cresça mais autoconfiante, corajosa e preparada para os desafios da vida adulta.

Confira a seleção de roupas, acessórios e itens de decoração MOOUI com desconto. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Gostou de conhecer mais sobre Memória Afetiva?

Agora que você aprendeu tudo sobre memória afetiva e até mesmo a relação delas com os produtos da MOOUI, já tem todas as informações e ferramentas para criar memórias afetivas com seus filhos.

Achamos que você vai gostar também dos posts:

Produtos Sustentáveis: 4 Dicas Para Praticar Com As Crianças!

Brinquedoteca: Passo A Passo Para Montar Uma Incrível Em Casa

Confira!

Depois de ler tudo isso, a missão é colocar em prática as dicas e criar memórias afetivas para seus filhos e também para você se recordar sempre da fase incrível e mágica que é a infância dos nossos pequenos.

1 Comment

  • 2 anos ago

    Artigo muito esclarecedor.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published