Sono do Bebê: Entenda o Ciclo e como Regular o Horário!

Sono do Bebê: Entenda o Ciclo e como Regular o Horário!

Sono do Bebê: Entenda o Ciclo e como Regular o Horário!

Um dos maiores desafios da adaptação de mamães e papais com o recém-nascido é o sono do bebê. Os primeiros meses são muito cansativos e o sono dos adultos sempre sai prejudicado. 

Mas por que não colocar em prática dicas que podem ajudar a regular o sono do bebê

A MOOUI vai te ajudar com dicas para adaptar seu bebê a uma rotina de sono saudável e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pais. 

Lembre-se: não há receita pronta e nem milagre para o sono do bebê, mas certamente com bons hábitos, você conseguirá melhorar muito o soninho do seu filho.

Como É o Ciclo de Sono do Bebê?

o-que-e-ciclo-do-sono-do-bebe

O ciclo de sono do bebê é muito peculiar, porque se repete em vários momentos do dia ao longo dos cochilos diurnos e o sono noturno. Em geral, o ciclo de sono do bebê dura de 50 a 60 minutos e, assim como nos adultos, tem momentos de sono mais leves e outros mais profundos. 

Durante a noite, esse ciclo se repete algumas vezes, já que o bebê dorme por algumas horas. Nem todas o bebê vai realmente despertar e chorar para chamar a atenção dos pais. 

Por vezes, o despertar será muito leve e ele pegará no sono sozinho. 

Quando o Sono do Bebê Fica Mais Pesado?

Em geral, a partir dos três meses o bebê começará a ter um sono mais pesado, porque vai se acostumando à rotina e se desenvolvendo mais. Mas, atenção: sono pesado não é sinônimo de sono ininterrupto por muitas horas. 

Ainda acontecerá do bebê despertar por fome, necessidade de troca de fraldas, cólicas e outros motivos. 

Como Regular o Horário de Sono do Bebê?

como-regular-o-sono-do-bebe

Como controlar o sono do bebê é a pergunta de 1 milhão de dólares para todas as mães e pais de recém-nascidos. De fato, os primeiros meses são muito delicados, mas a partir dos seis meses já é possível regular o sono do bebê e criar uma rotina. 

Isso porque o bebê aumenta os intervalos do sono e começa a passar mais tempo acordado – especialmente durante o dia. 

O segredo da regulação do sono do bebê é criar uma rotina para que ele associe cada passo dela com o sono, assim estimulando o relaxamento. E claro que a MOOUI tem dicas bem práticas para você logo mais neste post!

Quando Melhora o Sono do Bebê?

Os primeiros meses de vida do bebê são dedicados a construir seu ritmo biológico e a se adaptar à vida fora do útero. No entanto, a partir dos cinco ou seis meses de idade, o sono do bebê já pode começar a entrar em uma rotina, isso porque o bebê começa a produzir melatonina – hormônio que induz à sonolência.

Quanto Tempo Demora Para o Bebê Entrar no Sono Profundo?

Em média, o bebê demora cerca de 20 minutos para entrar em sono profundo logo após dormir. Seguindo o ciclo do sono, depois de alguns minutos ele volta ao sono leve, pode ou não despertar, vai dormir novamente com ou sem sua assistência e voltar ao ciclo, inclusive ao sono profundo. 

O Que Pode Atrapalhar o Sono do Bebê?

Dizer que barulho e iluminação em excesso atrapalham o sono do bebê já não é novidade. Mas existem também outros fatores que importunam o sono dos pequenos e devem ser evitados a todo custo.

Um exemplo é se o bebê está acostumado a pegar no sono mamando ou no colo. Se algum dia, por qualquer razão, essa rotina não for repetida ele possivelmente terá dificuldades para dormir e ficará aflito, já que seu sono foi comprometido. 

Não respeitar o horário das sonecas também pode atrapalhar o sono do bebê, deixando-o irritado, exausto e manhoso. É uma atitude que prejudica também o sono noturno. Fique atenta aos sinais quando o bebê está com sono e coloque-o para dormir.

O Que Fazer Para Mudar a Rotina de Sono do Bebê?

rotina-do-sono-do-bebe

São os hábitos com o recém-nascido que criam a rotina ideal para a família. Então, para o sono do bebê entrar em uma rotina saudável, é necessário criar e manter hábitos que o façam associar aquele momento com o sono, como são as dicas abaixo. 

Estabeleça Um Horário Para Desacelerar

Diminua a intensidade das luzes e o barulho no mesmo horário diariamente, para que o organismo entenda que está chegando a hora do sono do bebê.

Nessa hora você pode recorrer à rede de berço para bebê da MOOUI para começar a deixá-lo relaxado!

Prepare o Ambiente do Sono

O sono noturno deve ocorrer em um ambiente mais escuro e silencioso, para que o bebê se sinta confortável, descansado e comece a se adaptar com o sono noturno e mais prolongado. É o que chamamos de “higiene do sono”, também indicado para adultos.

Berço Confortável

o conforto na hora de dormir é indispensável. É a hora de colocar em ação as roupas de cama de bebê da MOOUI, produzidas com algodão puro, que é a matéria-prima mais indicada para roupa de cama, por ser respirável, hipoalergênico, macio e confortável.

Banho Relaxante

Terminar o dia com um banho quentinho e relaxante é um ritual que ajuda a desacelerar e estimular o sono do bebê. Aproveite também para incluir algumas massagens após o banho. 

Colocar o Bebê no Berço

Isso deve acontecer assim que o bebê estiver alimentado, de banho tomado e fraldas trocadas. Conheça também o Protetor De Berço Para Bebês Da MOOUI, carinhosamente chamado de Minhocão, que pode ser um super aliado para o conforto no sono.

Quais São as Fases do Sono do Bebê?

O sono do bebê tem duas fases muito características: o sono profundo e o sono ligeiro.

No sono profundo, você vai notar o bebê com uma respiração regular e profunda e com o corpinho está bem relaxado. Geralmente, o bebê estará com as mãos abertas e uma feição tranquila, até sorridente. 

Não é indicado despertar o bebê nesta fase, o que será muito incômodo para ele.

Já no sono ligeiro, você vai observar algumas diferenças: movimentos rápidos do globo ocular abaixo das pálpebras, mãos fechadas, testa franzida e respiração irregular. 

Caso precise acordar o bebê, faça nessa fase do sono ligeiro, já que o despertar será menos traumático.

Quantas Horas Tem o Sono do Bebê?

quantas-horas-de-sono-tem-o-bebe

O sono do bebê de 1 mês não é o mesmo de um bebê aos 4 meses. Em cada idade, o sono do bebê muda e é super importante que os pais acompanhem essas mudanças para propiciar ao pequeno a quantidade de sonecas adequada a fase em que ele está. 

Além disso, os intervalos em que o bebê está acordado são importantes para a interação e gasto de energia antes do sono. 

E se você quer saber a tabela de horas de sono por idade para entender o sono do bebê, confira:

  • 0 a 1 mês: até 40 min acordado
  • 1 a 2 meses: de 40 a 60 min acordado
  • 2 a 3 meses: de 60 a 80 min acordado
  • 3 a 4 meses:  de 60 a 90 min acordado
  • 4 a 6 meses: no máximo entre 1h15 e 1h45 acordado
  • 6 a 8 meses: aproximadamente 2h30 acordado
  • 8 a 10 meses: de 2h a 3h30 acordado
  • 12 meses: de 3h a 4h acordado
  • 18 meses: de 4h a 6h acordado
  • 2 anos: de 5h a 7h acordado
  • 3 anos: de 6h a 8h acordado
  • 4 anos: de 6h a 12h acordado

Gostou do Nosso Conteúdo Sobre o Sono do Bebê?

Esperamos que as dicas sejam efetivas para o sono do bebê, que é tão importante para seu bem-estar e desenvolvimento, assim como para os pais que precisam descansar e renovar as energias para se dedicarem aos filhos. 

Se você gostou de saber mais sobre rotinas com bebês, vai adorar esses conteúdos também: Cólica Em Bebê: O Que É, Diferença De Gases E Como Aliviar? e Como Vestir O Bebê De Acordo Com O Clima?.
Lembre-se de respeitar a rotina para o sono do bebê e entender seu ciclo para poder regulá-lo com qualidade e carinho!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published