Férias Escolares: 8 Dicas e Ideias de Atividades Com as Crianças!

Férias Escolares: 8 Dicas e Ideias de Atividades Com as Crianças!

Férias Escolares: 8 Dicas e Ideias de Atividades Com as Crianças!

Se tem um período do ano que as crianças aguardam ansiosamente são as férias escolares. Os pais, por sua vez, já começam a ficar preocupados com quais atividades poderão ocupar o tempo livre dos pequenos. 

Então, para as férias de todos ficarem mais divertidas, a MOOUI vai te contar tudo sobre esse período e trazer dicas de atividades e brincadeiras para fazer com as crianças durante as férias escolares

O Que São Férias Escolares?

o-que-sao-ferias-escolares

As férias escolares são períodos do ano em que as aulas param para que os alunos possam descansar e aproveitar momentos de lazer e diversão. No Brasil, de modo geral, as férias acontecem do final de um ano para o início de outro, marcando a divisão entre anos letivos. 

Além disso, também existem férias escolares de menor tempo na metade do ano, entre junho e agosto, dependendo de cada local e escola do país. 

Para Que Servem as Férias Escolares?

O período letivo é cheio de obrigações, horários e rotinas essenciais para a disciplina das crianças.

Então, as férias escolares servem exatamente para dar um descanso dessa rotina que exige muito dos pequenos, além de ajudar a estimular a criatividade e o desenvolvimento, graças ao tempo maior dedicado às brincadeiras.  

Qual a Importância das Férias Escolares Para as Crianças? 

para-que-servem-as-ferias-escolares

As férias escolares são extremamente importantes para o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Elas ajudam a descansar a mente das tarefas e rotinas, assim como as férias são para os adultos. 

E por ser um período muito dedicado às brincadeiras, também é um momento onde a criança aprende brincando, de forma lúdica. Até por isso, as dicas de brincadeiras que vamos contar já serão essenciais para as semanas de férias.

Assim, quando as férias escolares 2023 terminarem, a criança estará descansada, animada e preparada para aprender os conteúdos nas aulas.

Qual o Período de Férias Escolares?

As férias escolares no Brasil acontecem entre os meses de dezembro e janeiro, às vezes até fevereiro, para possibilitar à família aproveitar as festas de final de ano e também o verão. 

As férias escolares 2023 iniciaram em meados de dezembro de 2023 e devem finalizar na primeira semana de fevereiro, com o início do ano letivo de 2024. 

Atenção que as datas podem variar de acordo com o calendário escolar de cada colégio!

8 Dicas de Atividades Para Fazer nas Férias Escolares Com as Crianças

Agora você deve estar se perguntando: O que brincar nas férias com as crianças? Onde ir nas férias durante a pandemia? A MOOUI trouxe 8 dicas super legais para curtir esse tempo em casa ou em locais bem divertidos.

Esportes

Tem um momento melhor para começar um novo esporte do que no verão?! Se você também pensa assim, aproveite para levar as crianças para conhecer algumas modalidades para que ela escolha um (ou mais) esportes para praticar nas férias escolares 2023 e dar continuidade no decorrer do ano.

Passeios Ecológicos

Cada cidade ou região possui passeios ecológicos bem divertidos para fazer em família durante as férias escolares. É uma forma de colocar a criança em contato com a natureza e ensinar sobre assuntos relacionados ao ambiente, como preservação, reciclagem e sustentabilidade.

Se vocês optarem por esse passeio, não se esqueçam de levar: protetor solar, repelente, óculos de sol, bo ou chapéu, vestir roupas confortáveis e juntar seu lixo para o descarte correto.

Acampamentos

Acampar não necessariamente precisa ser no campo. Também é possível se divertir dentro de casa com tendas montadas com lençóis ou as tendas da MOOUI, forradas por tapetes, colchões ou colchonetes e almofadas

Já temos um post ensinando a Fazer Uma Cabana Para as Crianças Em Casa. Confira!

Dentro desse “acampamento” de férias escolares, a diversão fica por conta da imaginação! Podem ser feitas contações de histórias, brincadeiras e jogos, cantar músicas e muito mais. 

Porém, quem quer um nível maior de aventura, pode levar a criança para campings.

A MOOUI também tem acessórios perfeitos para esse programa divertido: boné, chapéu, mochilas, cangas, roupas confortáveis e produtos sustentáveis e reutilizáveis

Aproveite A Piscina

Férias escolares de verão e piscina tem tudo a ver! Nos dias mais quentes, as crianças podem aproveitar a piscina de casa, de algum amigo ou familiar ou de clubes. 

A MOOUI tem uma coleção incrível de roupas de praia infantis com as estampas mais amadas em modelos super confortáveis que permitem que a criança se movimente e brinque bastante.

E não para por aí! Nossa coleção de praia também tem cangas, bolsas de praia e toalhas maravilhosas que vão tornar essa brincadeira ainda mais divertida. 

Piquenique Ao Ar Livre

E que tal fazer um piquenique? Uma atividade super legal para aproveitar os dias de sol e ter contato com a natureza. As crianças vão amar e os adultos também! 

Só não pode esquecer os produtos sustentáveis e reutilizáveis para ajudar na preservação do ambiente e do local. O cuidado com o planeta está em primeiro lugar! 

Noite Do Cinema

Mais uma opção de atividade para as férias escolares onde vocês nem precisam sair de casa. Escolham um filme divertido para a família toda e façam bastante pipoca para comer com guloseimas.

O mais importante é preparar a sala ou o quarto de forma bem aconchegante para que todos se sintam no cinema: abuse de almofadas e almofadões, mantinhas e tudo mais que deixe o local bem confortável. 

Rodinhas De Leitura

Uma opção para curtir as férias escolares com os coleguinhas é com as rodinhas de leitura. Além de ser um programa divertido, ajuda a estimular a imaginação e a criatividade, desenvolvendo a criança de forma lúdica.

Selecione livros de temáticas que as crianças gostem e que sejam adequados à faixa etária. 

Qual A Importância Do Calendário Escolar?

O calendário escolar é extremamente importante, afinal é este documento que fixa as datas de início e término de cada ano letivo, determinando os recessos e férias escolares. Além disso, o calendário escolar determina eventos e comemorações em cada escola.

Calendário De Férias E Recesso Escolar Em 2023

O calendário de férias e recesso escolar em 2023 e em 2024 é definido por cada escola com base nas diretrizes municipais ou estaduais. Por isso, consulte a escola do seu filho(a) para ter mais detalhes e planejar as férias escolares e recesso das crianças.

Atividades Para Fazer Nas Férias

Sabendo qual é o período das férias escolares 2023, você já pode planejar atividades divertidas para entreter as crianças nesses dias.

Festas Com Amigos

Reúna as crianças e faça uma festa com os amiguinhos! Não precisa ser nada muito elaborado e as próprias crianças podem desenvolver a decoração

Pense em uma temática legal, que inspire as crianças a se vestirem de forma diferente – ou até mesmo sugira uma festa à fantasia! A MOOUI tem opções de fantasias que vão deixar a festa mais divertida!

Acampamentos

Busque em sua região acampamentos e colônias de férias, que são experiências diferentes e super valiosas no desenvolvimento da criança.

Outra opção também é acampar no próprio quintal ou na propriedade da família, mas mantendo o espírito do acampamento com barracas, fogueira, contação de histórias e outras atividades.

Atividades Criativas

Para aflorar toda a criatividade e ocupar o tempo das crianças, promova uma exposição de arte e convide-as para serem as artistas! Elas podem preparar desenhos, pinturas, esculturas, apresentações de música e danças. 

Além de ser uma atividade que estimula a criatividade, ainda desenvolve várias habilidades nas crianças.

Cinema Em Casa

Um cinema em casa é uma atividade que funciona super bem para apenas uma criança ou um grupo. Escolha um filme divertido e dentro da faixa etária, prepare o ambiente para ficar bem confortável, prepare guloseimas e uma pipoca e o cinema está garantido a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana!

Jogos Em Grupo

Existem muitas opções de jogos em grupo para fazer nas férias escolares, desde esportes como futebol, vôlei, basquete, até brincadeiras como queimada, peteca ou bocha. Caso as crianças não conheçam a brincadeira, passe as regras e garanta a diversão da turma!

Jogos De Tabuleiro

Pachisi e Serpentes e Escadas são exemplos de jogos de tabuleiros da MOOUI ideal para sair do óbvio e inspirar as férias escolares 2023 da criançada! 

É super importante incentivá-las a jogar esses jogos para manter os estímulos cognitivos e o desenvolvimento mesmo neste período sem aulas.

Quando Será As Próximas Férias Escolares Em 2024?

As férias escolares 2024 acontecerão da segunda metade do mês de dezembro de 2024 até o início de fevereiro de 2025, com as datas específicas sendo definidas pelo calendário escolar de cada estado ou município em sua escola. Mas, antes das férias escolares, haverá o recesso escolar em julho, que dura de 15 a 20 dias, dependendo do calendário escolar.

Gostou De Saber Mais Sobre As Férias Escolares 2023?

Esperamos que as férias escolares 2023 fiquem mais divertidas com as nossas dicas!

E se você gostou desse post, precisa conferir também sobre Férias de Verão e Dicas Para Praticar Sustentabilidade Com As Crianças com produtos sustentáveis da MOOUI.

Aproveite nossas ideias e sugestões e torne as férias escolares um momento de descontração e estímulos para as crianças. Boas férias escolares 2023!

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published