Inglês Para Crianças: Importância e Como Incentivar?

Inglês Para Crianças: Importância e Como Incentivar?

Inglês Para Crianças: Importância e Como Incentivar?

No mundo globalizado em que vivemos, o inglês virou praticamente um idioma universal. Saber falar inglês é essencial para os adultos na carreira, assim como no lazer. Mas e as crianças? A importância do inglês para crianças é enorme! 

É sobre isso que falaremos nesse post. Vem com a gente e entenda como incentivar os pequenos!

Entenda a Importância do Inglês Para Crianças, Como Incentivar e Quando Começar?

ingles-criancas

O inglês para crianças é fundamental para que elas desenvolvam maior domínio do idioma e se tornem bilíngues na juventude, podendo aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento e lazer. 

Se você quer saber como incentivar a criança e quando começar a inseri-la no curso de inglês infantil, continue lendo!

Como Uma Criança Aprende o Inglês?

A criança aprende inglês inicialmente de forma mais lúdica. Quanto antes ela é apresentada ao segundo idioma, mais cedo ela começa a aprender inglês, assim como ocorreu com a sua língua materna.

Sendo assim, a criança começa ouvindo frases e músicas, repetindo palavras, associando termos com objetos, animais e etc, tudo em um ambiente imersivo com a língua.

É por isso que aulas de inglês infantis são tão diferentes quando comparado com as aulas para adultos que estejam no mesmo nível de conhecimento, porque a aprendizagem em cada idade é muito diferente. 

A vantagem é que o aprimoramento do ensino de inglês para crianças só vem aumentando e tornando a aprendizagem mais efetiva, lúdica e divertida nos primeiros anos de vida.

Qual a Importância do Inglês Para Crianças?

ingles-para-criancas

Engana-se quem pensa que o inglês para crianças é importante somente porque ensina um novo idioma. 

Por estimular o desenvolvimento, esse aprendizado também incentiva o raciocínio e funções cognitivas, auxiliando nas habilidades de comunicação da criança e também refletindo em melhorias em outras áreas do conhecimento. Impressionante, não é?!

Qual a Melhor Idade Para Começar a Aprender Inglês?

Professores e especialistas indicam que a infância é considerada a melhor fase para iniciar os primeiros contatos com o inglês, por ser o período em que os conceitos da língua materna começam a se fixar no dia a dia das crianças.

A alfabetização é o momento ideal para as crianças assimilarem novas informações e conhecimentos, pois nesta fase elas estão muito curiosas e entusiasmadas com as descobertas. 

Ou seja, a partir dos 3 anos, a criança já pode iniciar um contato mais lúdico com o idioma e aprimorá-lo ao longo dos anos seguintes da infância.

Qual o Valor de Um Curso de Inglês Para Crianças?

O valor do curso de inglês infantil varia muito do estilo de cada escola de idiomas. Em algumas instituições de ensino, você pagará taxa de matrícula, materiais e mensalidades fixas todo mês, assim como em outras o valor não é mensal, e sim por semestre. 

É importante não pensar na aula de inglês como uma despesa para seu filho, mas como um investimento em seu desenvolvimento e prosperidade no futuro e na carreira. 

Temos certeza que ao ver seu filho(a) aprendendo e se desenvolvendo fará valer cada centavo investido!

6 Ideias Para Incentivar o Inglês Para Crianças em Casa

ingles-para-criancas

O aprendizado do inglês para crianças não se resume apenas a aula na escola de idiomas. Para memorizar, estimular e consolidar o aprendizado, a prática do inglês em casa é fundamental. 

Com essas dicas, você verá que é muito simples incentivar o inglês para crianças em casa, mesmo que os pais não dominem o idioma, ainda podem ajudar os pequenos de várias formas!

Apresente Músicas em Inglês

Não apenas músicas, mas também as cantigas infantis em inglês são uma excelente forma de familiarizar a criança com o inglês. 

Aproveite que elas adoram música e tragam essa ferramenta lúdica a favor do ensino de inglês para crianças. A internet está repleta de vídeos, músicas e atividades de inglês para crianças, então aproveite essa vantagem!

Mostre Jogos em Inglês

ingles-para-criancas

Seja dentro dos aplicativos que ensinam inglês para crianças, jogos eletrônicos ou até mesmo os jogos mais clássicos, o novo idioma também pode fazer parte dos momentos de diversão dos pequenos. 

No caso de jogos de celular ou computador, use com moderação devido ao tempo de exposição às telas, mas não deixe de usar essa opção para complementar a aprendizagem da criança. Intercale com outras atividades e com livros de histórias em inglês.

Aproveite os Aplicativos Que Ensinam o Idioma

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada da aprendizagem do inglês. As escolas de inglês para crianças, geralmente, têm seus próprios aplicativos para complementar as aulas, mas você também pode acrescentar ou optar somente por um (ou vários) disponíveis on-line para que seu filho dê os primeiros passos no aprendizado do inglês. 

Existem aplicativos tanto pagos quanto gratuitos, com design lúdico e atividades simples que ajudam a criança a aprender e memorizar palavras e expressões básicas. Lembre-se de respeitar um limite de tempo de telas para a criança.

Convide a Criança Para Assistir a Desenhos e Filmes em Inglês

Essa é uma forma muito efetiva de familiarizar a criança com um novo idioma, ouvir as primeiras palavras, sonoridade e pronúncia, e pode começar até mesmo antes de ela ser matriculada em uma escola de idiomas para aprender inglês para crianças.

As animações, especialmente as educativas, são ótimas para ensinar os primeiros conceitos, porque mesmo sem entender, a criança conseguirá assimilar a palavra com a imagem correspondente.

Outra opção é reassistir um filme que a criança já tenha visto algumas vezes (e provavelmente até decorado as falas, rs), mas dessa vez com o áudio em inglês.

Deixe Recados em Inglês

Com recados em um vocabulário simples, você pode começar a estimular a criança quando ela está no processo de aprendizagem do novo idioma. 

E, claro, isso ajuda também a demonstrar seu carinho e apoio, tão importantes para uma criança que está se desenvolvendo! Escreva que você a ama, está orgulhoso(a), mas também deixe comandos quando necessário.

Inicie Conversas em Inglês

Mais uma vez, o vocabulário simples pode ajudar muito a desenvolver a escuta e pronúncia da criança que está aprendendo inglês. Perguntar como está, o que ela gosta, como foi a aula e etc são algumas opções para estimular a comunicação no inglês para crianças.

Gostou de Saber Mais Sobre Inglês Para Crianças?

Esperamos que as informações sobre a importância, quando começar e as dicas de inglês para crianças sejam úteis para o desenvolvimento do seu filho(a).

Se você chegou até aqui, aproveite para conferir outros conteúdos especiais para pais no blog da MOOUI: Como Organizar Os Brinquedos: Ideias E Dicas Práticas!, Memória Afetiva: O Que É, Impacto Nas Crianças E Como Criar? e Como Organizar Guarda-Roupa Infantil: Truques Infalíveis!

Até a próxima!

Deixe seu comentário ↓

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published