Comida de bebê: Conheça as melhores receitas!

Comida de bebê: Conheça as melhores receitas!

Comida de bebê: Conheça as melhores receitas!

Quando o filho(a) chega na fase de introdução alimentar, o mundo gira em torno da comida de bebê! A MOOUI reuniu neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de dicas e receitas especiais para te ajudar nessa fase do desenvolvimento do seu bebê. Vamos continuar a leitura?

Comida de bebê: tudo que você precisa saber

Você quer saber sobre comida para bebê de 6 meses? Como fazer papinha de bebê? Quais alimentos oferecer? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas no decorrer desse post para você!

comida-de-bebe-babador

O que é e quando iniciar a introdução alimentar 

A introdução alimentar é o momento da vida do bebê em que ele começa a provar seus primeiros alimentos depois de meses se alimentando apenas de leite materno. Em geral, a introdução alimentar começa quando o bebê completa 6 meses de idade, fase em que ele começa a apresentar os sinais de prontidão.

Quais são esses sinais? O bebê já consegue se sentar sozinho com pouco ou nenhum apoio, já tem controle e sustentação do pescoço, cabeça e tronco, perdeu o reflexo de colocar a língua para fora quando você tenta introduzir algo em sua boca, já explora objetos com a mão e demonstra interesse pelos alimentos.

Quais os 5 grupos alimentares para bebê?

Os cinco grupos de alimentos considerados necessários em uma refeição do bebê também valem para os adultos, viu?! São eles: um cereal (ou tubérculo), um feijão (ou outra leguminosa), uma carne (ou ovo) e pelo menos um legume ou verdura.

comida-de-bebe-frutas

Saiba como fazer a primeira refeição do bebê

A primeira refeição do bebê na introdução alimentar deve ter consistência de purê e estar bem macia. O ideal é oferecer algum alimento com bastante ferro e os demais com bastante vitaminas. 

Inicialmente, o bebê pode estranhar experimentar algo além do leite materno, então tenha paciência e não insista exageradamente para que ele coma. Vá tentando dia após dia e você terá sucesso!
Confira também mais 5 dicas para a introdução alimentar

Qual é a comida de bebê?

A comida de bebê é aquela preparada com alimentos saudáveis, amassadinha ou picada, com pouquíssimos temperos – e se houver temperos, que sejam naturais, com quase ou nenhuma adição de sal. 

Ela também deve seguir o princípio dos 5 grupos alimentares para bebê, desenvolvendo assim o paladar da criança e fornecendo os nutrientes necessários para a saúde.

Saiba quantas refeições o bebê deve fazer por dia

Quando falamos em comida de bebê, surge sempre a dúvida de quantas vezes ele precisa comer no dia! O recomendado são quatro refeições e leite de manhã e à noite. Como café da manhã, sirva alguma fruta, depois almoce com a família, coma outra fruta à tarde e à noite jante. 

comida-de-bebe-mesa-posta

Recomendações para fazer a introdução alimentar do bebê

Para iniciar a introdução alimentar, ofereça diariamente duas papinhas de fruta e uma papinha de legumes (com alimentos de todos os grupos alimentares) durante o primeiro mês. 

Até o oitavo mês você deve introduzir alguns alimentos específicos para o bebê criar tolerância: ovos, peixes e glúten são exemplos.

Métodos de alimentação infantil

A escolha do método de alimentação infantil no primeiro ano de vida do bebê influencia a formação dos seus hábitos alimentares. Por isso é tão importante dar atenção a esse momento e analisar as vantagens e desvantagens de cada método para a sua família.

Método Tradicional

No método tradicional, os pais estão no controle da introdução gradual dos novos alimentos na rotina alimentar do bebê. Nessa abordagem, o cuidador trata da criança servindo-a com colher ou copo e dita o ritmo da alimentação em quantidade e duração da refeição. 

Inicialmente são oferecidas papinhas e purês que facilitam a deglutição e diminuem o risco de engasgos.

Aos poucos, conforme o bebê vai se desenvolvendo, novos alimentos em novas texturas e formatos vão sendo introduzidos em sua alimentação até que por volta de 1 ano, o bebê já esteja comendo a mesma comida que sua família.

Método BLW

O método BLW ou baby-led weaning é uma abordagem da alimentação infantil em que o bebê conduz sua própria alimentação. Ou seja, ele tem a liberdade de comer sozinho a mesma comida da família: o quanto quiser, o que quiser e se quiser.

Se você ficou curiosa com essa abordagem, o post BLW: O Que É, Benefícios E Como Fazer? está cheio de informações super legais sobre esse método.

Método Participativo

O método participativo equilibra as abordagens tradicional e BLW. É uma abordagem flexível em que o bebê guia alguns momentos ou refeições, mas também usa das técnicas tradicionais.

Em determinadas situações, os cuidadores podem, por exemplo, utilizar as texturas de papinhas para servir alimentos que atendam às necessidades nutricionais do bebê ou em situações de viagem ou quando o bebê está sob cuidados de uma escolinha. Por isso, é um método que respeita a autonomia da criança e também traz segurança e tranquilidade para os pais. 

comida-de-bebe-legumes

A importância das frutas na alimentação do bebê

Frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças. A falta ou baixo consumo delas pode causar doenças e prejudicar o desenvolvimento infantil. São motivos mais do que suficientes para incluí-las na introdução alimentar do bebê, concorda?

Qual fruta não pode dar para o bebê?

Mas apesar de muito benéficas à saúde, algumas frutas não são adequadas para bebês As opções cítricas, como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá são indicadas apenas após o primeiro ano de vida, porque o sabor pode não agradar o bebê, além do maior potencial de alergias.

Suco para o bebê: pode ou não pode?

Os especialistas não recomendam muito oferecer suco ao bebê, já que a fruta em forma de suco, ainda que seja um suco natural, têm seus açúcares mais concentrados, equivalente a bebidas industrializadas. O ideal é incentivar mais o consumo da água para matar a sede e junto com as refeições. 

O que o bebê não pode comer?

Na introdução alimentar, é ideal fugir de alimentos industrializados  como leite de vaca, doces e guloseimas com açúcar, mel, sal, embutidos, enlatados, chocolate, café, refrigerantes e bebidas industrializadas, chá mate, cereais e farinhas lácteas. Deixe a comida do bebê o mais natural possível para que ele se desenvolva da melhor forma!

Pode dar arroz e feijão para bebê de 6 meses?

A comida de bebê de 6 meses pode – e deve – incluir arroz e feijão, comidinhas que fazem parte dos grupos de alimentos necessários na refeição do bebê. Para facilitar que o bebê consuma esses alimentos, amasse ou deixe-os bem picadinhos. 

Evite processar ou bater todos os alimentos juntos no liquidificador porque isso pode prejudicar o desenvolvimento do paladar do bebê, já que ele não vai aprender o sabor de cada um dos alimentos isolados. 

O que não pode dar para bebê de 6 meses?

Além dos alimentos que listamos acima que o bebê não pode comer, não inclua frutas cítricas, carnes cruas ou mal passadas e frutos do mar na comida do bebê.

comida-de-bebe-o-que-nao-dar

Entenda o que fazer de comidinha para o bebê

E agora, como fazer a comida do bebê? Vamos conhecer os grupos alimentares que devem ser contemplados na alimentação e algumas dicas sobre os preparos!

Como preparar a comida do bebê

Não existe grande mistério em preparar a comida do bebê. Os processos são os mesmos das comidas de adulto, mas deve se dar mais atenção a limpeza e higienização dos alimentos, sempre dando preferência a ingredientes frescos e orgânicos, quando possível.

Papinha de bebê: Como fazer?

As comidas de bebê em forma de papa podem ser cozidas no vapor, que preserva mais os nutrientes, ou em água, que depois deve ser quase toda escorrida. Para que a papinha fique na textura ideal, não é necessário usar o liquidificador. Basta fazer um cozimento mais longo – ou na panela de pressão – para deixar os alimentos bem macios e em ponto de amassar. 

Como temperar a comida do bebê

Nada de temperos prontos e sal! Para temperar a comida do bebê, aposte em cebola, alho, salsão, cenoura e alho-poró nos refogados para dar sabor. Algumas especiarias estão liberadas, como: páprica doce (jamais a picante), cominho, canela (inclusive em preparações salgadas), cúrcuma e noz-moscada.

Você também pode usar ervas frescas como salsinha, cebolinha e coentro picadinhos para finalizar a receita, além de usar tomilho, alecrim e sálvia no cozimento dos pratos.

Como montar o prato do bebê

O prato de comida do bebê deve ter os alimentos picados ou amassados e as carnes desfiadas. É ideal também servi-los separadamente no prato, para estimular o bebê a ter contato com todos os diferentes sabores e texturas.

comida-de-bebe-babador

Como armazenar e conservar a comida do bebê

Se você preparar a comida do bebê e sobrar, pode armazenar na geladeira por até um dia em recipientes de vidro ou potes de plástico livres de BPA (sigla para Bisfenol-A), uma substância que é prejudicial à saúde. 

Se passar desse tempo, o ideal é congelar e consumir o quanto antes. Como comida de bebê congelada é super prático, você pode se organizar para preparar 1 ou 2 vezes na semana para facilitar!

Como o pano de cera pode ser um aliado no armazenamento da comida de bebê

O pano de cera MOOUI é perfeito para cobrir recipientes com alimentos ou vedar frutas que não foram totalmente consumidas. Além de ser prático, é um produto totalmente sustentável e não intoxica os alimentos, garantindo a integridade da comida do bebê!

comida-de-bebe-como-armazenar

Descubra o que fazer quando o bebê não quer comer

Uma das coisas mais desesperadoras para os pais é quando o bebê não quer comer. Se ele não aceitou aquele alimento ou receita, o melhor é não insistir e não forçar. É importante oferecer novamente o alimento preparado de outra forma e em outra ocasião. 

Curiosidade: de acordo com informações do Ministério da Saúde, é necessário oferecer um alimento de oito a dez vezes, em média, até que a criança aceite. Ou seja: não precisa ver a recusa como o fim do mundo. Tenha paciência com seu bebê na introdução alimentar porque isso fará diferença para ele pelo resto da vida!

Receitas por idade do bebê! Descubra o que cozinhar

Se você quer saber sobre receita de comida para bebê, vale lembrar que os alimentos e pratos podem se manter essencialmente iguais durante os meses da introdução alimentar. 

O que obrigatoriamente muda é a textura dos alimentos, que vai se solidificando com o passar dos meses e desenvolvimento do paladar e da arcada dentária do bebê. Vamos conferir algumas sugestões da MOOUI então?

Comida para bebê de 6 meses

Nesse início da introdução alimentar, servir alimentos em forma de purê ou creme é ótimo! Vale apostar em purê com batata, mandioca, mandioquinha salsa e outros tubérculos. O creme de abóbora é uma ótima pedida!

Você precisará de: 

  • 80g de batata doce 
  • 100g de abóbora cabotiá

Como preparar?

Pique e cozinhe-as em água, escorra e bata no liquidificador para formar o creme aveludado. Os temperos são livres, seguindo os mais adequados como falamos acima.

Comida para bebê de 7 meses

Como comida para bebê de 7 meses, você pode oferecer uma papinha de aveia e banana super nutritiva!

Você precisará de: 

  • 40 g de flocos finos de aveia
  • 200 g de água 
  • 1 pau de canela
  • 1 pedaço de casca de limão
  • 1 banana
  • 2 colheres de chá de farinha de linhaça (opcional)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)

Como preparar?

O preparo é simples e consiste em juntar os flocos de aveia com água, canela e a casca de limão em uma panela para cozinhar por cerca de 10 minutos. Terminando o cozimento, junte a banana, retire a canela e a casca de limão e amasse ou bata no processador ou liquidificador bem rapidinho. 

Comida para bebê de 8 meses

Nessa receita de quinoa com ervilhas você consegue a textura amassada ideal de comida para bebê de 8 meses com muitos nutrientes e sabor!

Você vai precisar de:  

  • 1/2 copo de quinoa branca
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres de chá de extrato de tomate
  • 1/2 colher de chá cúrcuma
  • 1/2 ou 1 copo de ervilhas 

Como preparar?

  1. Deixe a quinoa de molho por pelo menos 4 horas, depois lave e descarte essa água.
  2. Pique a cebola e o alho e refogue-os na panela com a folha de louro.
  3. Quando a cebola estiver dourada e macia, adicione o extrato de tomate e a cúrcuma e misture.
  4. Adicione a quinoa e refogue mais alguns minutos, em seguida adicione a água.
  5. Quando levantar fervura, coloque o fogo em médio-baixo e deixe a quinoa cozinhar até absorver toda a água, isso vai levar mais ou menos 15 minutos.
  6. Quando faltarem 7 minutos para a quinoa estar pronta, adicione as ervilhas.
  7. Adicione um pouco de abacate amassado ou puré de abóbora ou batata-doce na quinoa para deixá-la na textura ideal e amasse as ervilhas com um garfo antes de servir ao bebê.

Comida para bebê de 9 meses

Aos 9 meses, o bebê já come alimentos em pedaços macios e uma ótima receita é a clássica carne de panela!

Você vai precisar de:

  • 500 g carne (músculo ou acém)
  • 1 cebola grande
  • 1 cenoura grande
  • 1 talo de salsão ou alho-poró
  • 2 folha de louro
  • água (mais ou menos 3 litros)
  • azeite q.b.
comida-de-bebe-prato

Como preparar? 

  1. Pique a cebola, cenoura e o salsão/alho-poró de tamanho semelhante
  2. Na panela de pressão, adicione um fio de azeite para refogue a cebola, a cenoura e o salsão/alho-poró.
  3. Adicione a carne e doure por mais alguns minutos.
  4. Junte a água fria, folhas de louro e os temperos.
  5. Feche a panela e deixe cozinhando por 45 minutos depois de pegar pressão.
  6. Deixe sair a pressão, abra a panela e retire as carnes para desfiar ou cortá-las em pedaços bem pequenos.
  7. Você pode coar o caldo e congelar para utilizar depois em sopas ou arroz.

O que fazer de almoço para um bebê de 10 meses?

Que tal um nhoque para o almoço da sua família com um bebê de 10 meses? Todo mundo vai amar a ideia!

Você vai precisar de:  

  • 2 batatas-doce cozida e amassada 
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo (ou de aveia)

Como preparar?

  1. Deixe uma panela com água aquecendo no fogo, descasque a batata, pique em pedaços e coloque-a para cozinhar até ficar macia.
  2. Tire a batata da água para esfriar, mas reserve a panela com a água.
  3. Amasse bem a batata-doce e coloque-a em um refratário.
  4. Aquecer novamente a água do cozimento da batata até ferver.
  5. Adicione a farinha no refratário da batata aos poucos, misturando a massa com as mãos.Coloques farinha aos poucos até que a massa fique macia e não cole nas mãos. 
  6. Divida a massa em quatro e forme um rolo bem esticado, então é só cortar os pedaços do nhoque. 
  7. Quando a água da panela ferver, deixe em fogo médio e coloque os nhoques para cozinhar. Eles estarão cozidos quando subirem e ficarem boiando. 
  8. Coloque os nhoques em uma travessa e sirva com o molho que preferir – o de tomates ou bolonhesa são excelentes opções.

Comida de bebê de 1 ano

A comida de bebê de 1 ano deve ser servida em pedaços, com textura próxima a que a família está comendo, afinal, ele já avançou muito na introdução alimentar, não é?! Que tal então preparar essa massa com salmão e vegetais assados para todos?

Você vai precisar de:

  • 1 posta de salmão
  • 1/2 cebola
  • 1/2 abobrinha
  • 1/2 copo de abóbora
  • 50 g massa (penne ou parafuso)
  • 1 colher de sopa azeite

 Como preparar:

  1. Corte os vegetais em pedaços pequenos.
  2. Adicione os vegetais e o salmão em uma assadeira com azeite e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos.
  3. Cozinhe a massa de acordo com a embalagem.
  4. Desfie o salmão, misture-o com a massa e os vegetais e sirva com um molho: azeite ou pesto. 

Comida para bebê de 2 anos

Falar de comida para bebê de 2 anos não exige nenhuma receita específica. O bebê já deve estar se alimentando assim como sua família, mantendo uma alimentação saudável entre todos.

O princípio dos 5 grupos de alimentos essenciais para o bebê deve ser mantido, então prepare receitas que contém sempre um cereal (ou tubérculo), um feijão (ou outra leguminosa), uma carne (ou ovo) e pelo menos um legume ou verdura.

Como aproveitar a introdução alimentar para mudar os hábitos da família toda

Quando pensamos na introdução alimentar de um bebê, queremos os produtos mais naturais e saudáveis possíveis. E por quê não estamos dando a mesma atenção e cuidado com a nossa alimentação?

Aproveite a introdução alimentar para incluir na rotina da família preparos e alimentos mais saudáveis. Você vai ver que vai ficar até mais fácil fazer um cardápio só para toda a família, incluindo o bebê, seguindo uma alimentação ideal para todos!

comida-de-bebe-mesa-posta

Gostou de saber mais sobre comida de bebê?

Esperamos que o post tenha esclarecido suas dúvidas sobre comida de bebê e te ajude na introdução alimentar que é tão importante para o desenvolvimento do seu filho!

Se você gostou desse tema, vai adorar também os posts Como Fazer O Bebê Dormir A Noite? Dicas Incríveis! e Paladar Infantil: Significado E Como É Formado?.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published