Receita de bolo de banana com cacau

Receita de bolo de banana com cacau

Você acha difícil agradar o paladar das crianças com alimentos saudáveis? A convite da MOOUI, a Fernanda Fontoura, do Comidinhas de Diana, trouxe nesse post uma receita de bolo de banana com cacau, que além de ser uma opção ótima para a saúde é uma delícia!

Nós amamos essa receita porque o bolinho leva pouco açúcar e fica doce na medida, sem excesso. A combinação de cacau e banana fica incrível e traz muitos benefícios para as crianças, mas nem os adultos vão resistir a esse bolo!

Bolinho de banana e cacau
Tempo Preparo 20 mins
Tempo Total 30 mins

Autora: Comidinha de Diana
Tipo de Receita: Sobremesas, Doces
Rendimento: 8 unidades

E para tornar a alimentação mais divertida para os pequenos, abuse da coleção hora de comer, com pratos, canecas, jogo americano e aventais com o toque multicolorido da MOOUI!

Quais os benefícios do cacau para alimentação infantil?

O bolo de banana com cacau é uma excelente forma de aproveitar os benefícios do alimento para as crianças. 

O cacau é muito famoso por dar origem ao amado chocolate, mas em sua forma mais pura, que conserva melhor o valor nutricional, ele é muito rico em minerais que são excelentes para o desenvolvimento infantil. 

Magnésio: ajuda os ossos a crescerem fortes e saudáveis.

Cobre: prevenção e tratamento de doenças como anemia e leucopenia.

Ferro: atua na fabricação as células vermelhas do sangue, ajuda a combater infecções, melhora a capacidade de aprendizagem e coordenação motora.

Fósforo: ajuda a fortalecer ossos e dentes, na proteção muscular, no correto trabalho dos rins, coração e cérebro.

Por ser também um estimulante e aumentar os níveis de energia e vitalidade, o ideal é que o cacau seja incluído na alimentação diurna. 

Quais os benefícios da banana para alimentação infantil?

A banana é uma fruta repleta de benefícios para a alimentação infantil. O melhor é que seu sabor e textura sempre agradam o paladar das crianças. Ela é rica em fibras e ajuda a combater a prisão de ventre.

Vitamina A: ajuda a manter a saúde dos nossos olhos e a renovação adequada das células que compõem os tecidos do nosso corpo. 

Vitamina C: necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagens, músculos, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo.

Vitaminas do complexo B: participam da formação dos glóbulos vermelhos do sangue, do sistema nervoso, da síntese de DNA e da formação dos tecidos do organismo.

Potássio: regula o batimento cardíaco e a pressão arterial e controla a quantidade de líquido dentro das células,

Ácido fólico: fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso e cognitivo das crianças.

Dá pra acreditar que em apenas um alimento, conseguimos tantos benefícios para o desenvolvimento saudável da criança? Então abuse da banana muito além da nossa receita de hoje!

Embale seus alimentos sem intoxicá-los com a linha de pano de cera de abelha da MOOUI. Acesse a nossa loja e confira!

Ingredientes do bolo de banana com cacau

  • 3 bananas caturras/nanicas/d’água médias e bem madurinhas
  • 1/2 xícara de óleo de sua preferência
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1 ovo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de farelo de aveia ou aveia em flocos finos
  • 1/2 xícara de cacau em pó 100%
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Pitada de sal
  • Gotinhas de chocolate 70%

Para crianças menores de 2 anos, você pode fazer só com a banana ou diminuir um pouco o cacau, que tem gosto mais amargo. E atenção: a medida da xícara para essa receita de bolo de banana com cacau é de 240ml. 

Modo de Preparo do bolo de banana com cacau

O preparo do bolo de banana com cacau é bem simples. Até por isso, sugerimos que você convide as crianças a participarem da receita do bolo de banana com cacau ajudando a organizar e misturar os ingredientes. Vai ser super divertido!

  1. Bata no liquidificador 3 bananas caturras/nanicas/d’água médias e bem madurinhas, com 1/2 xícara de óleo de sua preferência, 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1 ovo. Bata bem!
  1. Enquanto isso, coloque numa tigela 1/2 xícara de farinha de trigo integral, 1/2 xícara de farelo de aveia ou aveia em flocos finos e 1 pitada de sal. Despeje o conteúdo do liquidificador na tigela e misture.
  1. Por fim, acrescente 1/2 xícara de cacau em pó 100% (não use chocolate em pó ou achocolatado porque eles contêm açúcar) e 1 colher (chá) de fermento em pó.
  1. Misture bem a massa e despeje numa assadeira pequena (de bolo inglês é um bom tamanho) untada e enfarinhada ou em forminhas de cupcake – aqui renderam 8 bolinhos.
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque gotinhas de chocolate 70% sobre a massa antes de assar. 
  1. Com o forno aquecido, coloque seu bolo para assar por aproximadamente 20 minutos (o tempo varia de cada forno, então cuide para não passar demais).
  1.  Faça o teste do palitinho de dente. Se o palitinho sair seco, seu bolo está pronto!

Depois de pronto, você pode embalar o bolinho ou fatia de bolo nos panos de cera da MOOUI, que são sustentáveis e perfeitos para levar os alimentos para qualquer lugar!

Torne a hora das refeições mais divertida com a MOOUI! Acesse nossa loja e confira os produtos reutilizáveis cheios de estilo e sustentabilidade.

Gostou da nossa receita de bolo de banana com cacau? 

A receita de bolo de banana com cacau é deliciosa, prática, doce na medida certa e seus ingredientes ainda trazem muitos benefícios para a alimentação infantil. 

Você não vai deixar de testar essa delícia, não é? Então faça a receita e comente para a gente o que achou! 

Aproveite também para conferir as nossas sugestões de alimentos para comer no verão e aprender mais sobre os cuidados com a alimentação infantil

Compartilhe também com outros papais e mamães que querem aprender receitas saudáveis para a criançada!

12 Comments

  • […] Mesmo aquela maçã que já está “caidinha” no cesto de frutas, começando a perder consistência e brilho, conserva propriedades valiosas e esta fruta mesmo neste estado pode ser aproveitada em diversos tipos de receitas deliciosas e nutritivas como nesse Bolo. […]

  • Amei o resultado. Uma delícia. Meu filho amou.

  • Maria Angélica
    5 anos ago

    Delicioso!!! Fiz e minha família inteira amou!!! Obrigada pela receita! 😘

  • Maria Angélica
    5 anos ago

    Bolo delicioso!!! Fiz e minha família inteira amou!!! Obrigada pela receita! 😘

  • Debora
    5 anos ago

    Ótima receita fiz e amei

  • 5 anos ago

    Oi, quantas calorias por fatia?

  • 5 anos ago

    Oie, quantas calorias por fatia?

  • 4 anos ago

    Amei! Ficou muito fofinho e saboroso, tirei o açúcar… eu gosto do amarguinho do cacau, MT bom mesmo!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published