Calendário do Advento: O Que É, Como Fazer e Mais!

Calendário do Advento: O Que É, Como Fazer e Mais!

Calendário do Advento: O Que É, Como Fazer e Mais!

Com o Natal cada vez mais perto, as ideias de atividades para fazer com as crianças são muitas. Mas uma das formas mais divertidas de celebrar esse clima natalino é com o Calendário do Advento, que engloba as melhores atividades e momentos especiais!

A MOOUI gosta tanto dessa ideia que em nossa coleção de Natal temos dois modelos lindíssimos de calendário de advento: o Natal diversidade e o Natal tropical. Então, para aprender a usá-los e conhecer mais sobre essa tradição, continue lendo!

O Que É Um Calendário do Advento?

o-que-e-calendario-de-advento

O calendário do advento consiste em uma contagem regressiva durante as quatro semanas que antecedem o Natal. Essa temporada prepara as crianças e toda a família para a celebração dessa data tão especial.

Por ser uma tradição de muitos séculos, o calendário do advento passou por várias adaptações e, atualmente, traz sugestões de atividades e presentinhos para as crianças, estimulando assim uma expectativa saudável pela magia do período natalino. 

Qual o Significado do Calendário do Advento?

O calendário do advento tem um significado muito bonito de aguardar pelo Natal e pela celebração do nascimento de Jesus. Durante o período do advento, os laços familiares e o afeto são alimentados, assim como a prática do bem e da solidariedade inspirada pelas tradições natalinas.

Como Funciona o Calendário de Natal?

como-funciona-calendario-de-natal

O calendário de advento para o Natal funciona de forma parecida com um calendário normal. A diferença é que são contados os dias de 1 a 25 de dezembro e em cada dia as crianças têm uma atividade para cumprir em família e recebem uma recompensa por ela.

Assim, a cada dia que passa, os pequenos estão mais conectados com o Natal, as tradições e memórias afetivas com a família. Inclusive, se você não sabe o que é ou quer saber mais sobre o assunto, temos um post aqui no blog sobre memória afetiva

Afinal, esses momentos deliciosos entre famílias fazem parte da memória afetiva de todos nós!

Como Fazer Um Calendário do Advento?

como-fazer-calendario-de-advento

O Calendário do Advento pode ser feito de forma caseira pelos pais e filhos, com formas e materiais diversos. Você pode usar post-its, blocos de notas, envelopes vazios, saquinhos, tecido, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal e muito mais. 

Mas para quem prefere praticidade e uma decoração bem charmosa, encontra tudo isso na coleção de Natal da MOOUI, incluindo os dois modelos de calendário de advento: o Natal diversidade e o Natal tropical.  

Com o calendário do advento 2021 pronto, chegou a hora de pensar nas atividades e no que colocar dentro para explorar as tradições natalinas e o carinho e afeto. 

O Que Colocar no Calendário do Advento?

Uma vez que seu calendário do advento esteja pronto, comece a listar as atividades que as crianças farão durante os dias que antecedem o Natal. Chame-as para contribuir com ideias, anote e separe tudo em 25 atividades. 

Lembre-se de que a intenção maior é criar afeto e praticar a solidariedade com inspiração no Natal.

Coloque sempre atividades e tarefas viáveis, que tanto você quanto os filhos consigam realizar, para não gerar frustração nos pequenos. O que queremos é só diversão e magia!

Dicas de Como Fazer Um Calendário de Advento Com Seu Filho

Se você não sabe por onde começar a fazer um calendário de advento com seu filho, agora é a sua hora! A MOOUI trouxe ideias para calendário do advento, junto com o passo a passo e tudo o que você vai precisar para seu calendário do advento 2021.

Você Vai Precisar De…

Para fazer um calendário do advento você vai precisar de:

  • Calendário do advento MOOUI: estampa Natal diversidade ou Natal tropical;
  • 25 folhas de origami em cores variadas para escrever as atividades;
  • Adesivo para fechar o origami;
  • “Tranqueirinhas” para presente: cartelas de adesivos, lembrancinhas de festa, itens de papelaria e/ou doces.

Lista De Atividades

  1. Cantar música de Natal
  2. Ler um livro de Natal
  3. Escolher 3 brinquedos para doar
  4. Escrever cartinha para o Papai Noel
  5. Tomar um chocolate quente
  6. Comprar a árvore de Natal
  7. Assistir um filme de Natal
  8. Passear para ver as luzinhas de Natal
  9. Visitar um presépio
  10. Decorar a árvore de Natal
  11. Fazer uma árvore de Natal para as bonecas
  12. Fazer um globo de neve
  13. Fazer neve de pompom
  14. Fazer uma festa de Natal de mentirinha
  15. Fazer um acampamento na árvore de Natal
  16. Comprar presentes de Natal e visitar o papai Noel
  17. Embrulhar presentes de Natal
  18. Dançar música de Natal
  19. Fazer bonecos de neve de marshmallow
  20. Escrever cartões de Natal
  21. Pintar uma árvore de Natal
  22. Assar marshmallow
  23. Pendurar a meia de Natal
  24. Fazer biscoitinhos de Natal
  25. Brincar com os presentes de Natal

Passo a Passo

Prepare as atividades do calendário de advento de acordo com os dias da semana. Deixe as coisas mais complexas para o final de semana como visitar o papai noel, embrulhar presente, fazer biscoitos de natal e etc.

  1. Comece escolhendo um lugar bem legal para posicionar seu calendário de advento, sugerimos a sala, para colaborar na decoração de Natal;
  2. Escreva as atividades e depois dobre as folhas de origami;
  3. Feche os origamis com um adesivo de bolinha ou temático natalino;
  4. Coloque os origamis dobrados dentro dos bolsinhos do calendário de advento MOOUI;
  5. Coloque também os presentinhos dentro dos bolsinhos;
  6. E comece a diversão no dia 1º de dezembro!

Dúvidas Frequentes (Guia Rápido)

Ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre o calendário do advento? Trouxemos algumas respostas para questões bem comuns, para você ficar pronto(a) para fazer o calendário do advento 2021 com seus filhos.

Onde Surgiu o Calendário do Advento?

O calendário do advento tem origem alemã. Essa tradição começou com os luteranos, que faziam uma contagem regressiva para o Natal através de riscos com giz na porta, acendendo novas velas ou pendurando novos santos na parede a cada dia, para marcar a proximidade da data. 

Desde então, a tradição se aprimorou com o passar do tempo, mas a essência continua a mesma. Por isso, na Alemanha, o calendário do advento existe até hoje e é chamado de Adventskalender. 

Como É Dividido o Calendário do Advento?

O calendário do advento é dividido em 25 fragmentos, correspondente aos 25 dias que antecedem o Natal a partir do dia 1º de dezembro. Dessa forma, cada dia tem uma tarefa, marcação ou símbolo de que a celebração do nascimento de Jesus está mais perto.

O Que Fazer Nos Dias do Advento?

As melhores sugestões do que fazer nos dias do advento e colocar no seu calendário do advento 2021 são atividades divertidas, como brincadeiras, visitar o papai noel, fazer as cartinhas e cartões de Natal. 

É ótimo também quando as crianças podem realizar as atividades com a família, como cozinhar uma receita natalina de família ou fazer um passeio nas datas do advento que são no final de semana. 

Não deixem de incluir também tarefas que estimulem a solidariedade, como doações, por exemplo. 

Gostou de Saber Mais Sobre o Calendário de Advento?

Se você gostou do calendário de advento e ama o Natal, aproveite para conhecer a coleção de Natal da MOOUI e todos os produtos para deixar a sua decoração ainda mais mágica. 

Confira também as dicas de presentes de Natal para crianças e as dicas para organizar a ceia de Natal: são posts imperdíveis!
Esperamos que as dicas e ideias do calendário de advento tenham te inspirado a criar o seu com tarefas e momentos incríveis com seu filho!

Outros Posts

2 Comments

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published