Volta às Aulas 2022: Como Organizar o Retorno das Crianças?

Volta às Aulas 2022: Como Organizar o Retorno das Crianças?

A volta às aulas em 2022 será muito especial para as crianças. Afinal, foram longos meses restritos às atividades on-line e a convivência presencial foi interrompida. Agora, com os devidos cuidados, a volta às aulas será muito divertida. 

A MOOUI já está preparada com dicas de como organizar o retorno das crianças neste ano letivo. 

Continue lendo para saber tudo! 

Quando É a Volta às Aulas em 2022?

quando-volta-as-aulas-em-2022

A data da volta às aulas em 2022 é definida pelos governos de cada estado e município e/ou pelas escolas. Procure a instituição em que seu filho está matriculado para confirmar as datas. 

De modo geral, todas as escolas devem começar o ano letivo no mês de fevereiro de 2022.

Qual a Importância da Volta às Aulas?

qual-a-importancia-da-volta-as-aulas

A volta às aulas é um momento sempre muito aguardado pelas crianças que desejam rever os colegas, descobrir novas brincadeiras e aprender mais conteúdos como parte da sua descoberta do mundo. 

Porém, no cenário atual, essa volta às aulas é ainda mais significativa, pois representa um retorno da convivência social com professores e colegas, além de aprendizados, brincadeiras e dinâmicas que só são efetivos em atividades presenciais. 

Tudo isso é de extrema importância para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. 

Como Vai Funcionar a Volta às Aulas?

como-vai-funcionar-volta-as-aulas

A volta às aulas presenciais 2022 vai funcionar de forma bem similar aos anos anteriores, mas dessa vez, com a adição dos protocolos de segurança como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social entre as mesas dos alunos. 

O ideal é consultar a escola dos seus filhos e tirar eventuais dúvidas caso esses protocolos para a volta às aulas não tenham sido informados aos pais. 

Como Se Organizar para a Volta às Aulas? 

A expectativa e os preparativos para a volta às aulas são muito importantes, mas também muito divertidos. Que tal então começar a organizar a volta às aulas?

Comece a Organizar a Rotina das Crianças

Durante as férias, a rotina da criança se altera bastante, desde os horários de acordar e dormir, alimentação e tempo dedicado às brincadeiras. 

Então entre 5 a 7 dias que antecedem a volta às aulas, comece a retornar a rotina de forma gradual e tranquila para acostumá-los.

Atenção ao Sono das Crianças

volta-as-aulas-atencao-ao-sono

Uma das coisas mais importantes de começar a reorganizar a rotina das crianças é o sono. Vá aos poucos colocando as crianças para dormir mais cedo, alguns minutos por dia, para que até a data da volta às aulas, ela já esteja indo dormir e acordando o mais próximo possível do horário regular. 

Para estimular um sono saudável e divertido, aproveite para renovar a roupa de cama infantil com as peças lindas da MOOUI!

Faça Um Calendário de Contagem Regressiva

Para estimular a expectativa da criança de forma saudável, você pode criar um calendário com a contagem regressiva para a volta às aulas

Se quiser, você pode ir além e sugerir atividades especiais para os últimos dias de férias, como organizar o material escolar, arrumar os livros ou fazer passeios que não são possíveis durante o ano letivo. 

Envolva a Criança nos Preparativos

Dentro dessa contagem regressiva (ou não), a criança pode participar da compra e organização dos materiais escolares, arrumando a mochila, separando os uniformes e o que mais for necessário. 

É importante que ela se envolva e se acostume com a rotina.

Organize os Materiais Escolares Com Antecedência

volta-as-aulas-organize-o-material-antes

Volta às aulas e material escolar não existem separados! Então aproveite esse período que antecede o retorno à vida escolar para deixar tudo preparado. E assim como falamos acima, as crianças podem se envolver nesses preparativos, ajudando e aprendendo mais sobre organização.

E claro que a MOOUI não poderia ficar de fora: temos mochilas e lancheiras super estilosas para a volta às aulas, assim como estojos e necessaires para deixar os materiais escolares bem acomodados e divertidos!

Quem Não Pode Voltar às Aulas Presenciais?

De forma geral, todas as crianças estão aptas para a volta às aulas presenciais em 2022, com exceção daquelas que possuem justificativa médica. Se esse for o caso do seu filho, procure a escola e o pediatra para se informar.

E lembre-se: Por uma questão de segurança e respeito, crianças ou adultos com qualquer sintoma não devem ir à escola e nem ter contato com outras pessoas. 

Volta às Aulas: Quais Precauções Devem Ser Feitas?

A regra do uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos ainda se mantém na volta às aulas 2022. E além de imunizar as crianças quando o momento delas chegar, é importante também colocar a vacinação de outras doenças em dia, porque os números de imunização infantil têm caído.

Qualquer aluno, professor ou colaborador com sintomas gripais, mesmo que leves, não devem ir à escola. Fique atento a qualquer sintoma e invista também em alimentação saudável e exercícios para manter a criança com imunidade alta. 

Gostou do Nosso Post Sobre Volta às Aulas?

Desejamos que a volta às aulas 2022 seja tranquila, prazerosa e segura. Esperamos que as dicas da MOOUI ajudem você e seus filhos nos preparativos para o novo ano letivo que vai começar.

Aproveite para conferir outros posts bem legais: Livros Para Crianças: Dicas Por Idade Para Incentivar A Leitura e Férias Escolares: 8 Dicas E Ideias De Atividades Com As Crianças!

Uma boa volta às aulas para todos!

Deixe seu comentário ↓

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published