Poltrona colorida: a peça que vai deixar seu cantinho de descanso incrível!

Poltrona colorida: a peça que vai deixar seu cantinho de descanso incrível!

Poltrona colorida: a peça que vai deixar seu cantinho de descanso incrível!

Às vezes, montamos uma decoração de um ambiente priorizando todos os móveis de que ele necessita para ser totalmente funcional. Depois, acrescentamos ao conjunto algumas peças para deixar o cenário mais confortável. E, mesmo assim, depois de todo esse processo, pode parecer que falta alguma coisa. Aquele toque que nem mesmo conseguimos explicar qual seja. Mas, aqui, vamos dar uma dica: que tal uma poltrona colorida?

Pense assim, um objeto pequeno, fácil de ser transportado para qualquer ambiente, mas que é capaz de montar sozinho um cantinho especial dentro de uma casa. Não é interessante? E tem mais, as poltronas são um excelente exemplar da expressão de um estilo arquitetônico.

Por isso mesmo é que muitos designers utilizaram estas peças para testar suas ideias e conceitos elaborados. Saiba mais no texto a seguir.

O poder estético de uma poltrona em design moderno

Vamos começar este texto destacando as características das poltronas modernas. Pode-se dizer que grande parte delas segue linhas mais simples, sem ornamentos desnecessários; contudo, em formatos arrojados bastante chamativos. 

Curiosamente, as peças mais atuais vendidas no mercado seguem um estilo retrô, evidente pelos pés elevados – tipo palito -, bordas arredondadas e também através da paleta de cores.

Sua presença nos cenários é de extrema importância. Pode-se dizer que estas peças praticamente “ditam” o estilo dos ambientes, dando um toque irônico, descontraído e até jovial aos ambientes. E, sem dúvidas, precisamos destacar o quanto o fato de estarem nas composições tira o “peso” ou a “obrigatoriedade” dos itens ao redor de serem coloridos, estampados para “animar” e “movimentar” a decoração.

São cores apontadas como tendência para decoração 2022: 

  • lilás escuro, 
  • tons de terra, 
  • amarelo-ouro, 
  • azul oceano, 
  • verde oliva, 
  • laranja queimado, 
  • vinho.

A criação de um ponto focal a partir de um mobiliário colorido

Sim, as poltronas coloridas são pontos focais em todas as decorações que estiverem. Isso deverá ser algo intencional, previsto pelo projeto de interiores. Um bom motivo seria para destacar uma área de função especial na casa, como um cantinho de leitura e descanso. Mas como tal móvel é apenas complementar, não deve receber toda a atenção. Ou seja, essa “carga visual” precisa ser dividida.

E como isso funcionaria, na prática? Por exemplo, do outro lado do cômodo, poderia ter um grande elemento na mesma proporção e intensidade de cor – como um quadro, um grande vaso de planta ou abajur de piso. Outra ideia seria a soma de itens pequenos em tons chamativos que, juntos, fariam esse equilíbrio. Claro que essa estratégia não é fácil de seguir e necessita de muito estudo para dar certo.

Por fim, poltronas coloridas também podem ser usadas para algo menos óbvio, que é montar uma barreira de circulação. Duplas ou conjuntos em cores fortes podem “forçar” as pessoas a se afastarem da rota seguida, fazerem uma pausa, se sentindo atraídas justamente para o ponto onde estão localizadas. E quanto mais cores e estampas alegres apresentarem, mais positiva será esta sugestão.

A harmonia dos cantinhos de descanso com poltronas coloridas

Imagine descansar em um local com tamanha intensidade de energia. Bem, como dito antes, é possível se o contexto permitir um equilíbrio visual. Assim, muitas coisas posicionadas ao redor podem amenizar essa força. Um material que sempre ajuda no conforto dos ambientes é a madeira, que pode estar presente em uma mesinha auxiliar próxima à poltrona colorida. 

Observação: uma marcação de pintura em cor oposta até um nível um pouco acima da poltrona colorida, como uma faixa, pode ajudar ainda mais no equilíbrio visual e a chamar a atenção para a importância desse cantinho criado dentro de casa.

Se este cantinho da casa for destinado à leitura, pode-se ter por perto também uma boa luminária de mesa ou mesmo luminária de piso. Também algumas estantes baixas com os principais títulos do gosto da família. Vasos de plantas – vivas -, para renovar constantemente o ar local. E itens de decoração como fontes e móbiles podem ajudar, com o seu som e movimento, a fazer as pessoas se manterem acordadas durante a leitura. Gostou das ideias?

É interessante ter nestes cantinhos de descanso, combinando ou contrastando com estas poltronas, almofadas para ajudar na postura da coluna e pufes para dar apoio aos pés. E, na base, pode-se ter um tapete redondo felpudo – preferencialmente em cor neutra, como cinza, marrom ou bege -, marcando tal zona funcional nos cômodos. 

Atenção: para não atrapalhar o destaque desta peça na decoração ou mesmo a sua utilização em momentos de descanso, é essencial que a mesma fique afastada de paredes, parapeitos, janelas e suas cortinas.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published