Halloween: Entenda O Conceito, Como Surgiu E Símbolos

Halloween: Entenda O Conceito, Como Surgiu E Símbolos

Halloween: Entenda O Conceito, Como Surgiu E Símbolos

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma das celebrações mais populares dos Estados Unidos, que nos últimos anos vem se tornando muito relevante no Brasil.

É por isso que a MOOUI vai te contar como o halloween surgiu, o conceito e outras curiosidades!

Tem curiosidade de saber como surgiu o halloween? Quais são os símbolos da festa e o que eles significam? Vamos te contar isso e muito mais!

O Que É Halloween?

O halloween é uma celebração pagã comemorada anualmente no dia 31 de outubro. Nesta data, os celtas acreditavam que as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixavam de existir.

Seguindo a tradição, festas são realizadas neste dia de halloween, onde as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados em alusão a esse caráter sobrenatural da data.

De Onde Veio O Termo Halloween?

Se você sempre quis saber o que significa halloween em inglês, essa curiosidade é para você!

Halloween é um nome com origem em uma festa cristã: a véspera do Dia de Todos os Santos ou All Hallows’ Eve, em inglês.

Essa expressão em inglês, de forma contraída resultou no termo halloween. O mais curioso é que a origem da festa é pagã e a do nome é cristã. Interessante, não é?!

Qual A Origem Do Halloween?

Por ser uma celebração muito antiga, não sabemos ao certo qual a origem do halloween ou quem criou o halloween

Porém, por algumas semelhanças, especula-se que o halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo pagão que vivia nas Ilhas Britânicas antes da disseminação do cristianismo.

O festival, conhecido como Samhain, era dedicado aos mortos, mas também era para eles como uma “passagem de ano”. 

A festa acontecia todos os anos entre 31 de outubro e 1º de novembro, celebrando também a transição do verão para o inverno, que era bem rígido no local.

Até agora, está parecendo uma festa de final de ano como temos hoje em dia, não é?! 

No entanto, os celtas acreditavam que, na época do Samhain, caiam as barreiras entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, de forma que os os mortos mais recentes peregrinaram pela terra antes de irem para o seu “destino final”.

Então, as vilas celtas eram tomadas por fogueiras e lanternas como forma de iluminar o caminho para os mortos encontrarem seu destino e afastar os maus espíritos que queriam causar mal para algum vivo.

E A Abóbora? De Onde Ela Veio?

O halloween tornou-se tradicional nos países do Reino Unido e, com a colonização, popularizou-se muito nos Estados Unidos. Foi lá que o halloween ganhou um dos seus principais símbolos: a lanterna de abóbora.

Do inglês Jack o’lantern, esse símbolo do halloween tem origem em um conto celta sobre um rapaz proibido de entrar no céu e também no inferno, e, por isso, ele vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. Inspirados pela história, os estadunidenses começaram a tradição de entalhar abóboras, que são muito populares no país. 

Como É O Halloween No Brasil?

O halloween não é uma festa tradicional no Brasil, mas vem se popularizando com a influência de escolas, especialmente as de idiomas, que celebram a data para integrar os alunos com a cultura dos países de língua inglesa.

No Brasil, o halloween é celebrado em festas à fantasia e estabelecimentos como bares e lanchonetes que decoram seus ambientes e se utilizam da temática de monstros, vampiros e bruxas para estimular o consumo. 

Nas festas à fantasia do halloween brasileiro você não vê apenas fantasia de halloween “assustadora” de bruxa, pirata ou esqueleto. Por aqui, vemos muitas pessoas fantasiadas de fada, princesa, príncipe, super-heróis e outros personagens.

História Do Halloween Nos Estados Unidos

O halloween teve origem nos países de língua anglo-saxônica na área do Reino Unido e foi esse povo que colonizou os Estados Unidos, transmitindo culturalmente a celebração, que inclusive é considerada feriado nacional em território estadunidense.

Como É O Halloween Moderno?

Atualmente, o halloween não leva tão a sério a questão sobrenatural e é uma comemoração que mobiliza crianças e adultos. Uma das tradições mais marcantes são as festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, vampiros, zumbis, etc. 

Outra atividade do halloween moderno são as “gostosuras ou travessuras”, do inglês trick or treat. Essa tradição teve origem no Reino Unido, mas se popularizou nos Estados Unidos nos anos 50. 

As crianças fantasiadas saem na noite de halloween batendo de porta em porta com bolsinhas de doces de Halloween perguntando aos moradores “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma “travessura” na casa.

Quais Os Símbolos Do Halloween?

Já falamos de quando é o halloween e de tradições da data, mas ainda existem outros símbolos do halloween que não podem faltar nas festas!

Quais as cores de uma decoração de halloween? Laranja e preto! As cores fazem alusão ao festival do Samhain que era comemorado no início do outono, portanto, o laranja representa a tonalidade das folhas e o preto representa os dias que são mais escuros. 

As máscaras e fantasias de halloween também são símbolos que vieram dos celtas!

Eles acreditavam que no dia do Samhain deveriam usar adereços para que os espíritos não os reconhecessem como humanos, assim vagando pelo mundo sem incomodá-los.

Para os celtas também, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas e isso fez essas figuras também se popularizarem até hoje entre decoração e fantasias de halloween.

Por fim, como os os festivais de Samhain sempre envolviam o uso de fogueiras e elas atraiam morcegos, esse animal também é frequentemente apontado como símbolo do halloween.

Atividade Para O Dia Do Halloween

Halloween

Para as crianças aproveitarem o halloween com história, proponha atividades de pesquisa sobre a origem e que elas façam desenhos dos símbolos mais populares.

Estimule-as a decorarem a casa de forma temática: colar um Pôster Infantil – Halloween ou Adorno de Parede – Gostosuras ou Travessuras, decorar a mesa com Toalha de Mesa Impermeável – Teias, confeccionar enfeites e até mesmo adereços para as fantasias de halloween!

Ideias De Fantasias De Halloween

Se a sua ideia é usar uma fantasia de halloween bem tradicional, aposte em figuras populares como: Jason, da série de filmes “Sexta-feira 13”; Freddy Krueger, do filme “A Hora do Pesadelo”; Chucky, do filme “Brinquedo Assassino”; Personagens do filme “Família Addams” ou o Pennywise, personagem do filme de terror “It”.

Aposte ainda em outras fantasias de lobisomens, Docinho de Abóbora, zumbis, Piratas, múmias, Bruxinha Encantada ou Super Esqueleto.

Gostou Do Nosso Post Sobre Halloween?

Desejamos que você tenha um halloween bem divertido com as nossas ideias de fantasia de halloween e curiosidades sobre a data!

Aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog: Inglês Para Crianças: Importância E Como Incentivar? e Atividades Extracurriculares: Importância E Como Escolher?.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published