Importância do brincar

Importância do brincar

Acondição da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Por isso, é real a Importância do brincar pois ajuda a aprender, experimentar o mundo, possibilidades, relações sociais, elaborar sua autonomia de ação, entre outros.

O conceito muitas vezes divulgado é a de que o brincar seja somente uma distração, como se não existissem outros propósitos mais significativos.

Pontos positivos

Através do jogo, a criança assimila o mundo à sua volta. Tal como compreender regras e constatar suas habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras.

O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma situação favorável para demonstrar seus sentimentos e descontentamentos. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Evite

Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento. Isso acontece quando exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança.

Porém, a obrigação de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família acabam impedindo as brincadeiras livres.

É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança.

Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

Fonte: Portal do Educador

Outros Posts

1 Comment

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published