Dicas para apreciar arte com crianças em museus

Dicas para apreciar arte com crianças em museus

Dicas para apreciar arte com crianças em museus

Levar seu filho a um museu pode ser divertido e educativo, por isso hoje vamos te dar Dicas para apreciar arte com crianças em museus.

Nesses ambientes a criança tem a oportunidade de conhecer, apreciar e, principalmente, respeitar estilos diferentes.

A interação com as mais distintas formas de expressão artística pode se iniciar muito cedo. As crianças pequenas podem ser apresentadas a um amplo universo de possibilidades: ouvir músicas clássicas, ouvir e observar títulos literários, interagir com esculturas, pinturas ou instalações expostas em museus ou espaços públicos, assistir a filmes e peças de teatro. E o contato com as artes não atua apenas no âmbito da diversão, mas também das aprendizagens.

Dicas

Explique para seus filhos porque não pode tocar na arte. O óleo natural das nossas mãos pode danificar as peças.

Desenhe com seus filhos, assim eles saberão como funciona o processo por exemplo da construção de um quadro que ele vê no museu.

Faça pausas durante os passeios no museu. Dependendo da idade do seu filho, um passeio de 30 a 90 minutos está perfeito.

Faça uma refeição ou tome um café no museu. A maioria dos estabelecimentos oferecem um café super charmoso. É uma hora perfeita para conversar sobre as obras já vistas.

Explore a arquitetura do prédio do museu. O que você vê das janelas? Quantas pontes você atravessa?

Escolha um tópico ou tema para sua visita. Pessoas, lugares, objetos.

Peça aos seus filhos para descrever o que eles percebem enquanto olham para obras de arte. Compartilhe o que você percebe também!

Olhe para a descrição da obra na parede e leia o título para seu filho. Pergunte a ele se o título corresponde ao trabalho. Do que eles chamariam? Por quê?

É interessante, também, fazer algo pós-exposição, como conversar com a criança sobre a vivência ou pedir para que ela faça um desenho para estimular e prolongar essa experiência. Em casa, sugira brincadeiras, como montar uma exposição caseira utilizando objetos de mesma cor, ou construir obras com peças de montar.

E aí, me conta! Gostou das nossas Dicas para apreciar arte com crianças em museus?

Dicas para apreciar arte com crianças em museus

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published