Confira Tudo Sobre O Dia Dos Animais

Confira Tudo Sobre O Dia Dos Animais

O dia dos animais é uma data muito especial! Mais do que celebrar os bichinhos que amamos, é um dia para enfatizar a defesa e proteção dos animais, não apenas os domésticos como também os selvagens.

Se você quer saber quando é o dia dos animais, como surgiu e formas de ajudar na defesa dos animais, em comemoração ao dia dos animais 2023, vamos te contar mais sobre o assunto.

Quando É O Dia Dos Animais?

O dia dos animais é comemorado em 4 de outubro. 

Mas por que dia 4 de outubro é dia dos animais? É que a data também é o dia oficial de São Francisco de Assis, considerado padroeiro dos animais e da natureza.  

Como O Dia Mundial Dos Animais Surgiu?

Curioso para saber como surgiu o dia nacional dos animais? Na verdade, a história do dia dos animais começou há muito tempo, em maio de 1931, em Florença, Itália. 

Órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e escolheram uma data para celebrar os direitos dos bichinhos. 

Dia Dos Animais De Estimação

Você sabia que também temos o Dia dos Animais de Estimação no Brasil?

Essa data é comemorada em 14 de março entre os brasileiros, com o objetivo de incentivar a adoção e conscientizar as pessoas sobre os cuidados e as responsabilidades dos tutores de animais.

Declaração Dos Direitos Dos Animais

Além do dia dos animais, em 1978 foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, criada pela Unesco.

Em resumo, a declaração ressalta que os animais têm direito de viver conforme a cultura da sua espécie, sem serem submetidos a maus tratos e, principalmente, que cabe ao ser humano usar de sua consciência para preservar a vida de todas as espécies.

Você pode conferir o documento na íntegra.

O Que Configura Maus-Tratos Contra Animais?

Várias atitudes são enquadradas como maus-tratos contra animais. Nesse sentido, o dia dos animais é muito importante para disseminar essas informações como forma de protegê-los.

Entre os maus-tratos mais frequentes, principalmente contra animais domésticos, estão:

  • Abandonar os animais;
  • Não oferecer assistência médica e/ou veterinária;
  • Não fornecer alimentação adequada e água à vontade;
  • Praticar agressões físicas contra o animal;
  • Manter o animal preso a correntes ou cordas;
  • Deixá-lo exposto ao sol por longos períodos;
  • Manter o animal em lugares sem ventilação ou entrada de luz;
  • Manter animais em locais anti-higiênicos;
  • Submeter o animal a tarefas que sejam exaustivas ou estejam além de sua capacidade física;
  • Usar animais em ações de entretenimento que possam submetê-los a pânico ou estresse.

Como Ajudar A Preservar A Vida Animal?

Nós, humanos, podemos e devemos fazer a nossa parte para preservar a vida animal, não apenas no dia dos animais, mas todos os dias.

Uma forma bem legal de ajudar é auxiliando na divulgação, fazendo doações ou trabalhando voluntariamente em projetos de defesa dos animais e conservação do meio ambiente. 

Ainda, o consumo sustentável é um passo importante na preservação animal e do meio ambiente. Da mesma forma, evite também a compra de animais silvestres para não incentivar o tráfico de animais.

Em geral, tenha contato com a natureza, conheça espécies e se familiarize com isso, para que toda a família, adultos ou crianças, cuidem e defendam o nosso planeta e nossos animais.

Como Denunciar Maus-Tratos Aos Animais

Aproveitando o dia dos animais, é importante saber de quais formas você pode denunciar maus-tratos aos animais.

Muitas cidades já possuem delegacias que atendem exclusivamente assuntos referentes a animais, onde você pode comparecer presencialmente ou denunciar pelo telefone.

Se desejar fazer uma denúncia anônima, utilize os seguintes canais:

  • Site do Ministério Público Federal;
  • Polícia Militar (190);
  • Disque Denúncia (o número varia em cada cidade);
  • Ibama Linha Verde (0800 61 8080);
  • Delegacias de Polícia em geral na sua região.

Atividades Para O Dia Dos Animais Na Educação Infantil

As crianças podem aproveitar para fazer atividades dia dos animais educação infantil! 

Algumas ideias bem legais são: jogos de imitação e adivinhações de animais (como eles andam, os barulhos que fazem), brincar de veterinário e cuidar dos animais de brinquedo, como a Almofada Toy Peixe Agulhão, Leão Destemido ou a Girafa Pintada.

Para os maiores, vale também pesquisar e listar os animais em risco de extinção da região ou do país e suas principais características. Melhor ainda fazendo isso com a Caderneta Amazônia!

Algo que você também pode fazer em casa é aproveitar a decoração para ensinar sobre os animais: origem, onde vivem, hábitos e curiosidades.

Use a imaginação para descobrir os animais do Pôster Infantil Animais Marinhos, Régua de Crescimento – Reino dos Dragões, Lençol de Cima Berço – Mares e Oceanos e Papel de Parede Infantil 20 Mil Léguas Submarinas

E não se esqueça de vestir uma roupa com a temática como a Camiseta Manga Longa – Animais Birutas!

Gostou De Saber Mais Sobre O Dia Dos Animais?

O dia dos animais realmente é muito importante para nos conscientizarmos e fazermos alguma ação especial pela defesa dos animais.

Ainda, é possível aproveitá-lo de forma lúdica com brincadeiras para as crianças!

Se você gostou desse conteúdo, confira também os posts: Entenda O Que É Higiene Do Sono E Como Fazer e Papel De Parede Floral: Melhores Opções E Como Escolher.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published