Como evitar prisão de ventre na gravidez

Como evitar prisão de ventre na gravidez

Como evitar prisão de ventre na gravidez

A prisão de ventre na gravidez é uma circunstância comum que pode ser curada com algumas atitudes simples. É sobretudo inconveniente, mas convém ser melhorada para não criar nenhum tipo de problema relacionado.

O útero exerce pressão sobre o reto e os hormônios da gravidez fazem com que os intestinos trabalhem de forma mais lenta. Dessa forma, pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra.

Sintomas de prisão de ventre na gravidez

Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:

Cólicas;
Rigidez abdominal;
Inchaço;
Desconforto abdominal.

Outro fator que pode agravar o problema são os suplementos à base de ferro, geralmente prescritos pelo obstetra durante o primeiro trimestre. Sem contar que as mulheres em geral, grávidas ou não, evitam usar banheiros públicos para evacuar. Enfim, isso causa uma inibição do intestino, prejudicando o relógio biológico do organismo.

Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

Alimentos ricos em fibras

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais , maracujá, amêndoa com casca, pão integral, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina.

Alimentos que devem ser evitados

Aqueles muito condimentados, como pimenta ou mostarda, pois estufam e fermentam, doces, queijos, molho branco, brócolis, berinjela, massas, repolho, maçã, banana e goiaba.

Beber muita água

Beba cerca de 8 copos de água por dia, cerca de 1,5 l, e sucos de fruta. Por isso, para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.

Atividade Física

Devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves. O exercício físico além de ajudar na constipação intestinal, também vai lhe trazer boa disposição.

Fontes: Tuasaude.com, Bebe.abril e Revista Crescer

Como evitar prisão de ventre na gravidez

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published