Como escolher lençol: Tudo que você precisa saber

Como escolher lençol: Tudo que você precisa saber

Como escolher lençol: Tudo que você precisa saber

O lençol é uma peça realmente essencial em nosso enxoval. Todos os dias ele faz parte do nosso sono e precisa ser muito bem escolhido. Mas aí, vem a dúvida: como escolher lençol? A MOOUI que é especialista em roupas de cama te conta tudinho!

As vantagens de usar um bom lençol

Os lençóis ficam em contato direto com nosso corpo durante toda a noite, então, seu tecido deve ter o toque agradável e confortável. Um bom lençol aliado com roupas de cama de boa qualidade melhoram o seu sono e seu bem-estar, por isso, é importante saber como escolher lençol.

E não tem como não listar entre as vantagens a possibilidade de usar os lençóis combinando com sua decoração. É por isso que a MOOUI cria estampas exclusivas de lençóis adulto e lençóis infantis para trazer alegria para seu quarto e cama arrumada.

lençol-de-cima-casal

Tipos de lençol que você pode encontrar

Como escolher lençol também depende dos tipos de lençol: com ou sem elástico. Os modelos com elástico envolvem o colchão e ficam bem presos à cama. Já os modelos sem elástico, também chamados de lençol de cobrir, podem ser usados entre seu corpo e o edredom ou cobertor ou também sozinho para se cobrir em dias mais quentes.

Tamanhos de lençol :

Para saber como escolher lençol, antes de mais nada você precisa saber as medidas do seu colchão. Este guia completo de tamanho de colchão vai te ajudar a escolher lençóis e roupas de cama no site da MOOUI.

Tamanhos de colchões:

Berço padrão: 0,60 x 1,30m

Berço americano: 0,70 x 1,30m

Infantil ou junior: 0,70 x 1,50m a 0,80 x 1,68m

Solteiro: 0,78 x 1,88m a 0,88 x 1,88m

Solteiro king: 0,96 x 2,03m a 1,10 x 2,20m

Viúva: 1,28 x 1,88m a 1,20 x 2,00m

Casal: 1,38 x 1,88m

Queen: 1,58 x 1,98m

King: 1,83 x 2,00m a 2,00 x 2,00m

Vale lembrar que o tamanho de colchão segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê uma tolerância de até 1,5 centímetros na variação destas medidas.

tamanhos-de-colchão

Lençol de cima x lençol de baixo

Como o jogo de cama é composto pelo lençol de cima, lençol de baixo e fronhas, vamos te contar mais sobre cada um desses lençóis.

O lençol que nos deitamos sobre ele é o lençol de baixo, aquele que fica entre nosso corpo e o colchão. Como ele fica em contato direto com nosso corpo, deve ter tecido confortável e pode ser um modelo com elástico que fixa bem no colchão.

Já o lençol de cima, além de ter características mais decorativas e trazer estampas elegantes para seu jogo de cama, é recomendado para ser usado entre seu corpo e o edredom ou cobertor. Isso porque ele serve de proteção para que o suor e a oleosidade da nossa pele não sujem o edredom ou cobertor que são lavados com menor frequência.

Como escolher lençol de elástico

A coisa mais importante de como escolher lençol de elástico é se atentar às medidas do seu colchão, para que a peça se encaixe perfeitamente. Observe também as cores e estampas na hora de comprar, para que ela combine com as demais peças do seu jogo de cama.

Se você comprar na MOOUI, tem a vantagem de que todas as nossas estampas são feitas na mesma paleta de cores e vão fazer combinações lindas! Além disso, na descrição das roupas de cama na página de compra, você encontra nossas sugestões de combinação.

jogo-de-lençol-infantil

Como escolher o tecido do lençol?

A escolha do tecido do lençol também é fundamental quando falamos em como escolher lençol. Entenda que quanto maior o percentual de algodão, mais macio e sustentável é o lençol.

Por isso, o ideal é que as roupas de cama sejam compostas 100% por algodão. Isso porque os outros materiais, como o poliéster, não é obtido de fibras naturais e por serem compostos de plástico, não deixam a pele respirar na hora do sono.

Os lençóis da MOOUI são todos produzidos em algodão 230 fios, qualidade que transforma a hora de dormir em um momento relaxante e cheio de aconchego.

Nosso tecido possui o selo STANDARD 100 pela OEKO-TEX®, o que certifica que é isento de substâncias nocivas para a saúde. O algodão certificado é considerado a melhor matéria-prima para roupas de cama por ser respirável, hipoalergênico e macio. Além disso, possui também o selo BCI (Better Cotton Initiative) garantindo assim o cuidado em toda a sua cadeia produtiva.

lençol-de-cima-infantil

Quais os tecidos de lençol

Vamos conhecer as principais características dos tecidos para você aprender como escolher lençol?

  • Percal: é desenvolvido a partir do algodão e utilizado principalmente para confecção de lençóis e fronhas.
  • Seda: tecido nobre e natural, feito a partir dos fios produzidos pelo bicho-da-seda, macio e de boa condutividade térmica.
  • Algodão egípcio: tem origem no Egito, onde é cultivado em condições favoráveis de solo e clima. Suas fibras são longas e finas e de alta qualidade, gerando um tecido macio e com menos formação de bolinhas.
  • Linho: fibra natural de origem vegetal procedente do talo do linho. É resistente, durável, sustentável e sua manutenção e lavagem é prática.
  • Microfibra: tecido de origem sintética, geralmente com poliéster ou poliamida. É prático de lavar e confortável para dias frios.

Qual a diferença entre lençol de 150 fios e 200 fios?

A quantidade de fios é decisiva para a maciez do lençol. Quanto mais fios tiver a trama dos seus lençóis de algodão, mais macios e duráveis eles serão. Existem lençóis 100% algodão do mercado a partir de 150 fios.

Quantos fios tem que ter um lençol bom?

Se você quer durabilidade, precisa saber quantos fios tem que ter um lençol bom para seu jogo de cama. Apesar de serem comercializados lençóis a partir de 150 fios, o ideal é optar por modelos acima de 200 fios. Os lençóis da MOOUI, por exemplo, são confeccionados em algodão 230 fios!

lençol-de-elástico-casal

Qual o melhor lençol: Algodão ou percal?

Apesar de serem dois modelos com origem no algodão, o lençol 100% algodão é o mais popular. Isso se deve a sua maciez, conforto, resistência e sua fácil adaptação em climas mais quentes ou frios. O lençol de percal também tem suas qualidades, mas é um pouco mais fino que os lençóis 100% algodão.

Lençol de microfibra ou algodão?

Tendo em vista que o algodão certificado é considerado a melhor matéria-prima para roupas de cama por ser respirável, hipoalergênico e macio, é uma escolha que se sobressai a qualquer outro tecido.

Mas vale dizer que a microfibra é mais indicada para dias frios, porque tem capacidade de esquentar bem a cama. Também é prática, de bom caimento e fácil de lavar e secar. O tecido tem bom caimento, é fácil de lavar e seca rápido.

Como escolher o lençol: Saiba por onde começar

Qual é o primeiro passo de como escolher o lençol? Comece anotando as medidas do seu colchão para buscar por modelos que sejam adequados ao tamanho da sua cama. Não esqueça também de garantir que as cores combine com o enxoval e a decoração do quarto, seja ele o quarto do casal ou das crianças.

Qual é a melhor qualidade de lençol?

Para avaliar a qualidade do lençol, observe na descrição do produto qual – ou quais – tecidos compõem o produto. Agora que você já conheceu mais sobre cada tecido com esse post, sabe bem qual material deve buscar em seu lençol.

Busque também certificações do tecido, como, por exemplo, o selo STANDARD 100 de OEKO-TEX®, que os lençóis da MOOUI possuem, o que certifica que eles são isentos de substâncias nocivas para a saúde. 

Qual lençol indicado para berço

Se você quer saber como escolher lençol para berço, comece também anotando as medidas do colchão e pesquisando por lençóis 100% algodão, que são os mais adequados para ficarem em contato com a pele delicada do bebê. 

Se você já definiu o tema do quarto, busque em nosso site os modelos mais lindos de lençol para berço ou busque inspiração nas decorações que apresentamos aqui no blog da MOOUI.

lençol-de-elástico-berço

Qual lençol indicado para cama infantil

Assim como na cama de bebê, o lençol para cama infantil mais indicado é o 100% algodão, por ser natural, antialérgico e confortável para o sono do seu filho. Escolha modelos de lençol de elástico e lençol de cobrir com estampas e temas que combinem entre si e com os demais elementos da decoração infantil.

lençol-de-elástico-solteiro

Como o lençol pode mudar completamente o seu quarto

O Rancho Do Bruno Gagliasso é um excelente exemplo de como o lençol e a roupa de cama mudam completamente o quarto e a decoração. A escolha dos lençóis impacta em toda a decoração porque promove combinações divertidas e autênticas com todos os elementos decorativos e roupa de cama.

como-combinar-lençol

Como escolher o lençol para combinar com a decoração do quarto

Para saber como escolher lençol que combine com a decoração do quarto, você precisa observar a paleta de cores. Quais são as cores dos seus móveis? Parede ou papel de parede? As demais roupas de cama do enxoval?

Com isso em mente, pesquisar os lençóis perfeitos fica muito mais fácil! Na categoria lençol de cima do site da MOOUI, você navega por nossas estampas e pode filtrar por coleções para encontrar o tema perfeito para sua decoração.

MOOUI: Conforto e diversão com os melhores lençóis

A MOOUI acredita que lençóis e roupas de cama com cores, estampas divertidas e toque confortável são essenciais para deixar o sono da criança mais encantado com um toque de magia que embala sonhos super divertidos nas crianças.

Por isso, buscamos a melhor qualidade do mercado internacional para nossos tecidos e criamos estampas exclusivas que refletem a diversão que é marca registrada das crianças com o conforto que elas merecem.

lençol-confortável

Como escolher lençol: Dicas para te ajudar

Se você chegou até aqui no post, é porque realmente se preocupa com o conforto e qualidade das suas roupas de cama! Então quer mais dicas de como escolher lençol? Confira esse guia completo sobre roupa de cama!

Como conservar o lençol

Depois de escolher seu lençol, comprar, usar e aproveitar do conforto que ele tem, como conservá-lo? Atenção às dicas:

  • Troque os lençóis e fronhas semanalmente ou a cada 3 ou 4 dias no verão;
  • Coloque sempre os travesseiros no sol ou para ventilar;
  • Prefira sabão líquido ao sabão em pó para lavar os lençóis na cama;
  • Evite lavar os lençóis e jogos de cama com roupa do dia a dia.

Como arrumar a cama

Você já garantiu seus lençóis novos no site da MOOUI? Então venha conferir tudo sobre cama arrumada neste post do blog da MOOUI.

A maior dica de como arrumar a cama é dar atenção para cada etapa. Os lençóis são a base da cama, então deixe os bem esticados e alinhados antes de começar a colocar os travesseiros e almofadas. Por fim, escolha a colcha ou edredom que vai cobri-la e pronto!

Aproveite ainda para aprender a como dobrar lençol de elástico com nosso post. Assim, eles não vão ficar amassados antes de ir para a cama!

como-arrumar-lençol

Gostou das nossas dicas de como escolher lençol?

Esperamos que as dicas desse post te ajudem a como escolher lençol levando em conta a qualidade, conforto e também a beleza dessa peça de roupa de cama que é essencial!

Aproveite que você já está aqui e visite outros posts do nosso blog: Papel De Parede Floral: Como Usar Na Decoração Do Quarto? e Almofadas Decorativas: 4 Dicas Para Acertar Na Composição.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published