10 dicas de efeitos que mudam o ambiente

10 dicas de efeitos que mudam o ambiente

Você sabia que existem efeitos que mudam o ambiente? Aprenda como podemos utilizar as cores para modificar o ambiente, de acordo com o que desejamos.

1- Piso escuro e paredes claras

O espaço dá a impressão de ficar maior quando se tem piso escuro em oposição a paredes e teto de cores claras.

2- Tetos

Quando somente o teto é claro, produz-se efeito semelhante ao de uma caverna, em que a luz chega pelo alto.

A área parece ser mais estreita, profunda e alta quando se aliam piso, parede do fundo e teto de tons claros.

3- Cores frias

Cores frias dão a sensação de estarem se retraindo ou afastando. Ao contrário das cores quentes que fazem as formas parecerem maiores e dão a impressão de estar avançando pra cima de você.

Se você optar por uma paleta de cores “geladas” onde predominam os cinzas e azuis acinzentados, experimente usar um móvel ou acessório de um tom um pouco mais escuro, como cinza chumbo ou azul petróleo.

4- Tons escuros

Tons escuros em todas as superfícies compactam o ambiente. “Em áreas amplas, fica um clima acolhedor” Ao pintar a parede do fundo de uma cor escura, mantendo-se claras as outras superfícies, diminui-se a profundidade.

5- Parede Vazia

Para um ambiente pequeno parecer maior as paredes devem ficar “limpas”. É verdade que muitos elementos pequenos distribuídos aleatoriamente em paredes, mesinhas, estantes e prateleiras faz um espaço parecer confuso, bagunçado e menor. Por outro lado deixar as paredes “peladas” cria um ambiente frio e sem personalidade.

Prefira obras de arte de grande impacto e formato. Pode ser um poster gigante, uma tela de grandes dimensões ou uma foto ampliada. Para quem precisa de espaço para guardar tralha, a opção é usar prateleiras flutuantes pintadas na mesma cor da parede.

6- Pé direito

Para rebaixar o pé-direito, opte por tons claros apenas no piso e na parede do fundo – tem-se a percepção de túnel.

7- Móveis

Em salas pequenas o ideal é dispensar a mesa de centro e as mesas laterais para ganhar mais espaço para o sofá e usar peças soltas como pufes e banquinhos como apoio. Escolha móveis com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis. Móveis de vidro ou acrílico também são excelentes opções por não tomarem nenhum espaço visual.

8-  Espelho

Uma dica bastante conhecida para aumentar o espaço é utilizar espelhos na decoração, de preferência virados para a janela. Outro jeito interessante de usar este objeto é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente. O efeito gerado é de que o local tem o dobro do tamanho. Cuidado para não colocá-lo em uma área que a luz possa refletir e causar incômodo.

9- Cortina

Instale cortinas com o trilho embutido ou o mais próximo do forro que for possível. Mantenha o comprimento do tecido próximo ao chão.

10- Listras

Um efeito que passa a impressão de amplitude é colocar listras verticais ou horizontais no ambiente. Para isso, é possível aplicar um papel de parede ou utilizar uma técnica para fazer listras que você mesmo pode fazer em casa, com tinta e fita crepe.

Fonte: A Arte de Organizar e Revista Minha Casa

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários!

Outros Posts

1 Comment

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published