Entenda O Que É O Advento E Como Ele É Comemorado

Entenda O Que É O Advento E Como Ele É Comemorado

Entenda O Que É O Advento E Como Ele É Comemorado

Com a proximidade do Natal, o Advento e o calendário do Advento voltam a ser assuntos recorrentes.

Vamos descobrir a origem, o significado e como celebrá-lo de forma especial com as crianças? A MOOUI te conta tudo sobre o Advento de Natal 2023!

O que significa o Advento? O Advento de Natal para crianças e adultos é um período de muito significado. É possível fazer um Advento de Natal com atividades natalinas para inspirar os filhos e comemorar. 

Confira todos esses detalhes abaixo.

O Que É O Advento?

Para começar, vamos falar da definição do Advento? A palavra “Advento” significa: o que está para vir. E o que está para vir nesse caso? A celebração do nascimento de Jesus. 

Sendo assim, o Advento começa no primeiro domingo de dezembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus, contando quatro domingos. O Advento de Natal 2023 vai de 3 de dezembro, domingo, até 24 de dezembro, também domingo.

Símbolos E Preparação

A preparação do Advento de Natal é feita no sentido de amadurecer a espiritualidade e o relacionamento com Deus. Um dos símbolos mais marcantes do Advento de Natal é a Coroa do Advento, feita com flores e velas. 

Cada vela e cada flor tem o seu significado dentro do Advento de Natal

Além disso, outras tradições como o calendário do Advento, sucesso entre as crianças, também é parte dos preparativos do Advento de Natal.  

As Duas Chegadas De Cristo

O período do Advento de Natal é geralmente dividido em dois, de acordo com as duas chegadas de Cristo.

Nas duas últimas semanas que antecedem o Natal, visam a preparação para a primeira vinda de Jesus, em seu nascimento. 

Já nas duas primeiras, as pessoas preparam-se para a segunda vinda de Jesus, no final dos tempos.

As Figuras Bíblicas Principais Do Advento

Algumas figuras bíblicas fazem parte do Advento do Natal. O profeta Isaías tem suas passagens proclamadas durante o período do Advento como prenúncio de esperança. 

João Batista, profeta que anunciou a primeira vinda de Jesus também tem grande presença no Advento de Natal.

Maria, mulher que gerou Jesus, representa muito para o Advento, como figura que permitiu o nascimento do filho de Deus. Por fim, José, homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai de Jesus na terra. 

Quais As Origens Do Advento?

As primeiras relações com o Advento de Natal originaram-se no século 5 d.C e ao longo dos séculos foi se desenvolvendo como um período de orações, leituras e até mesmo jejum e abstinência.

A Coroa Do Advento

A Igreja Católica representa o Advento por uma coroa de flores permanente à luz de velas desde os anos 1800.

Atualmente, ela tem quatro velas, sendo as duas primeiras e a quarta roxas (cor tradicional do Advento) e uma terceira vela rosa, representando a metade do Advento e a alegria do próximo feriado.

A cada domingo do Advento, os fiéis tradicionalmente oram, cantam e acendem uma vela adicional até que todas as velas sejam acesas no quarto domingo.

Em alguns casos, há uma quinta vela na cor branca, conhecida como vela de Cristo, que fica apagada no centro da coroa, sendo acesa apenas na véspera do Natal.

Espiritualidade Do Advento

Mais do que um tempo de festas, viagens e diversões, o Advento de Natal celebra esse período com espiritualidade, pela memória do nascimento de Jesus.

De modo espiritual, o verdadeiro sentido da celebração do Natal no Advento é receber a presença divina, reacendendo a chama da fé, esperança trazendo amor e paz ao mundo.

Calendário Do Advento

O calendário do Advento consiste em uma forma de fazer a contagem regressiva durante as quatro semanas que antecedem o Natal.

Essa temporada prepara as crianças e toda a família para a celebração dessa data tão especial.

Por ser uma tradição de muitos séculos, o calendário do Advento passou por várias adaptações e, atualmente, traz sugestões de atividades, presentinhos e atividades sociais para as crianças, estimulando assim uma expectativa saudável pela magia do período natalino. 

Inspirada por essa tradição, a MOOUI criou um calendário do Advento de Natal como uma forma lúdica e divertida de fazer a contagem regressiva até o Natal.

Para que ele seja permanente e possa ser usado todos os anos independente da data de início do Advento de Natal, suas datas iniciam no dia 1 de dezembro e vão até o dia 25 de dezembro.

O calendário de Advento com estampa exclusiva MOOUI possui pequenos bolsos, cada um correspondendo a um dia.

Os bolsinhos servem para que ali sejam colocados pequenos presentes, papéis com atividades escritas, músicas ou histórias. 

Feito com fundo em sarja de algodão e telhado e bolsinhos em tecido estampado, ele fica firme e pode ser pendurado na parede através dos ilhoses da peça.

Como Se Estrutura O Tempo Do Advento?

O tempo Advento de Natal divide-se em dois. Assim, as duas últimas semanas antes do Natal, são para a preparação para a primeira vinda de Jesus, em celebração ao seu nascimento. 

Já nas duas primeiras semanas do Advento, as pessoas preparam-se para a segunda vinda de Jesus, no final dos tempos.

Como São Decididas As Datas Do Advento?

As datas do Advento de Natal são decididas considerando os domingos, porque o Advento começa sempre num domingo e deve incluir três outros domingos até ao Natal. 

Como em nosso calendário os dias variam a cada ano, não há uma data fixa para o Advento e a contagem é feita baseada nos domingos que antecedem o dia 25 de dezembro. 

Que Época É Depois Do Advento?

Em seguida ao Advento de Natal 2023 e em todos os anos, vigora a época natalícia, que já começa com as missas da vigília de Natal e termina na segunda-feira, 8 de janeiro, dia em que é celebrada a festa do Batismo de Jesus.

Quando São Os 12 Dias De Natal?

A canção de Natal tradicional que celebra a época natalina, chamada “12 dias de Natal” é uma música em que cada verso é construído em cima do anterior.

Ela fala sobre uma série de presentes dados em cada um dos doze dias do Natal e que cada vez ficam mais grandiosos.

Os 12 dias de Natal são os dias entre o dia de Natal – 25 de dezembro – e a Epifania, que é comemorado em 6 de janeiro. Há rumores de que a canção tenha origem religiosa na Inglaterra.

O Advento E A Árvore De Natal

Segundo a tradição cristã, o primeiro domingo do Advento é o marco para montar a árvore de Natal e o presépio. Se você ainda não tem as decorações de Natal para 2023, aproveite para conferir a coleção de Natal na MOOUI!

Como Fazer Isso?

Como fazer o Advento de Natal? Com o calendário do Advento de Natal

Ele funciona de forma parecida com um calendário normal, sendo que a diferença é que são contados os dias de 1 a 25 de dezembro e em cada dia as crianças têm uma atividade para cumprir em família e recebem uma recompensa por ela.

Assim, a cada dia que passa, os pequenos estão mais conectados com o Natal, as tradições e memórias afetivas com a família.

Inclusive, se você não sabe o que é ou quer saber mais sobre o assunto, temos um post aqui no blog sobre memória afetiva

Afinal, esses momentos deliciosos entre famílias fazem parte da memória afetiva de todos nós!

Gostou Do Nosso Post Sobre O Advento?

Esperamos que seu Advento de Natal 2023 seja iluminado e especial como o verdadeiro significado do Natal.

Para continuar no clima natalino, confira outros posts especiais em nosso blog: Confira As Melhores Inspirações De Decoração De Natal e O Que Dar De Presente De Natal: Guia De Presentes.

Até a próxima! 🙂

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published