Atividades Natalinas Criativas e Educativas para as Crianças!

Atividades Natalinas Criativas e Educativas para as Crianças!

Atividades Natalinas Criativas e Educativas para as Crianças!

Já estamos no clima mágico de Natal e para celebrar todo esse momento, que tal explorar as atividades natalinas em família

Trouxemos muitas opções de atividades natalinas com os filhos para te inspirar a ter um tempo prazeroso e divertido com quem você mais ama. Então, aproveite nossas dicas de atividades natalinas e curta o Natal com as crianças!

O Que São Atividades Natalinas?

atividades-natalinas

As atividades natalinas são tarefas que as crianças fazem com ou sem o auxílio de um responsável, com temática e inspiração natalina. 

Essas atividades de Natal podem ser desde tarefas artesanais até atividades natalinas para colorir: o único critério é envolver o Natal e os símbolos natalinos. 

Ah, e elas também precisam ser divertidas!

Qual a Importância das Atividades Natalinas?

qual-a-importancia-das-atividades-natalinas

As atividades natalinas são muito importantes no desenvolvimento infantil. Elas são capazes de trabalhar a ansiedade das crianças com a chegada do Natal, criar uma expectativa saudável pela celebração e também eternizar memórias afetivas para a vida toda. 

Ainda, as atividades natalinas são um momento muito propício para explicar questões religiosas e o verdadeiro significado do Natal.

E o Natal como um todo, incluindo as atividades natalinas, enriquece a imaginação e criatividade das crianças, além de ensiná-las sobre bondade, caridade, empatia, solidariedade e tantas outras coisas positivas que permeiam as comemorações natalinas. 

Qual o Objetivo de Trabalhar os Símbolos Natalinos?

Trabalhar os símbolos natalinos nas atividades de Natal ajuda a criança a entender de forma mais lúdica e concreta o significado, o sentido e a origem do Natal. 

É através destes símbolos que podemos estimular o respeito às crenças, religiões e colaborar para uma criação empática, respeitosa e com impactos positivos para a individualidade de cada criança e para a sociedade em geral. 

Como Fazer Atividades Natalinas Com as Crianças?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância das atividades natalinas com as crianças, deve estar se perguntando: “E como faço atividades natalinas com os filhos agora?”. 

É para isso que a MOOUI trouxe 7 sugestões de atividades de Natal para crianças de todas as idades. 

7 Dicas de Atividades Natalinas Para Fazer Com as Crianças

A parte mais esperada desse post era, sem dúvida, as dicas de atividades natalinas super divertidas para você fazer com as crianças neste Natal. 

Então confira tudo e comece a preparar o momento de atividades natalinas com os filhos!

Varal de Natal com Feltro

atividades-natalinas-com-criancas-varal-de-feltro

Os varais são opções de decoração que amamos e até por isso a MOOUI tem uma seção de varais decorativos no site! 

Mas o que você acha de reunir a criançada e fazer seu próprio varal de Natal com feltro personalizado?

Pesquise inspirações na internet e até mesmo se inspire nos modelos da MOOUI e faça um varal com figuras natalinas ou com a palavra “Natal”. Você vai precisar somente comprar feltro, fitas e cola, mas o resultado vai valer muito a pena!

Você vai precisar de:

  • Feltro nas cores: vermelho, verde, dourado e/ou estampadas com temas de Natal
  • Fita sianinha
  • Fita de cetim vermelha e dourada
  • Cola de silicone e cola universal

Passo a passo:

  1. Risque os moldes (podem ser letras formando a palavra “Natal” ou outras figuras), crie moldes para o “fundo” da figura ou letra e deixe todas as partes prontas para colar
  2. Para cortar as figuras, cole uma fita adesiva grossa no avesso do feltro para deixar o retalho mais rígido e facilitar o corte dos detalhes menores
  3. Cole a figura no feltro que corresponde ao fundo
  4. Enfeite como quiser com as fitas decorativas
  5. Use a fita mais fina como o seu “varal”, colando as figuras por sua extensão. Vale lembrar que você pode fazer um varal vertical ou horizontal
  6. E pronto! Agora é só escolher qual local você vai enfeitar com seu varal personalizado feito como atividade natalina

Árvore de Natal com Papel

A árvore de Natal é um dos principais símbolos do Natal e pode também ser uma divertida atividade natalina para fazer com as crianças. Basta ter qualquer papel verde, como a cartolina, e usar a criatividade para criar uma árvore.

Uma opção mais simples é recortar o formato da árvore de Natal no papel, decorar com adesivos e colar na parede ou em outra superfície. 

É também possível fazer árvores de Natal com colagens e recortes estratégicos. Pesquise e escolha o melhor modelo para reproduzir em casa nas atividades natalinas com os filhos.

No livro de gostosuras 4 da MOOUI, que é especial de Natal, você também vai encontrar uma árvore de Natal para recortar. Baixe, imprima e aproveite esse material preparado com muito carinho para você!

Contagem Regressiva com Papel

Os mesmos papéis com que você pode fazer a árvore, também podem ser usados para fazer uma contagem regressiva para o Natal! 

Recorte quadradinhos, bolinhas ou o símbolo que preferir e escreva em cada um a quantidade de dias que faltam para o Natal. 

Cole na superfície que desejar em ordem decrescente e vá retirando com a criança o papel correspondente ao dia até chegar o Natal. 

É uma ideia parecida com o calendário de advento que inclusive temos à venda aqui na MOOUI, sendo perfeita para crianças mais novas. 

Guirlanda e Sinos

Um clássico do Natal é a guirlanda! Ao invés de comprar, você pode fazer uma como atividade natalina com a família. As opções de modelos e materiais são muitas, então pesquise uma que todos gostem e compre os itens que precisar para fazer essa tarefa.

Você pode também acrescentar sinos à sua guirlanda ou fazer um sino em formato de papel. Use a criatividade! 

Fazer uma guirlanda, além de ser divertido para as crianças, é um tempo em que os adultos também relaxam ao fazer um trabalho manual na companhia dos filhos. 

Lata Enfeitada

Essa ideia de atividade natalina é super fofa e ainda reaproveita latas usadas em casa. 

A lata enfeitada pode ser mais simples, envolta em papel simulando a roupa do papai noel ou um boneco de, até mais detalhada, se você e as crianças desenharem um rosto para o boneco de neve e papai noel e usarem algodão para fazer a barba… Já pensou? 

As possibilidades são muitas!

Lanterna de Natal

A lanterna de Natal também é uma atividade natalina com a família muito divertida, porque os pais também podem participar. 

É necessário que um adulto ajude e monitore a confecção para garantir a segurança nos processos e depois, todos juntos vão poder brincar com a lanterna apagando as luzes da casa e deixando as sombras surgirem!

Você vai precisar de:

  • Bexiga
  • Papel de seda
  • Cola branca
  • Pincel
  • Tesoura
  • Fita de cetim
  • Vela pequena
  • Galho de árvore pequeno

Passo a passo:

  1.  Encha a bexiga para que fique do tamanho e forma de uma bola. Apoie-a sobre algum pote ou taça
  2. Em um pote, coloque cola branca e um pouco de água
  3. Com o pincel espalhe a cola pela bola e cole os papéis de seda. Sobre os papéis também passe cola. Quando finalizar, deixe secar
  4. Quando estiver seco, fure a bexiga com um alfinete e retire o excesso em seu interior
  5. Com a tesoura, recorte a extremidade mais fina da bola, dando a forma de uma tigela
  6. Em lados paralelos, faça dois furos, coloque a fita e amarre a lanterna em um pedaço de galho de árvore
  7. Coloque uma pequena vela em seu interior e acenda-a
  8. Apague todas as luzes para ver o resultado final

Colorir Imagens Natalinas

As atividades natalinas de colorir também são muito legais de serem incluídas na rotina da criança no Natal. Procure no Google por “imagens de natal para colorir” ou “atividades de natal para imprimir” e imprima as melhores ilustrações.

E não vale só deixar a criança pintando sozinha! Participe também, comece a pintar algum desenho com seu filho para incentivá-lo e relaxar em um momento juntos.

Gostou das Nossas Dicas de Atividades Natalinas Para Fazer Com as Crianças?

Esperamos que nossas dicas de atividades natalinas para fazer com as crianças tenham te inspirado a passar um tempo de qualidade com seus filhos, se divertindo e vivendo a magia e o significado do Natal.

Se você gostou desse post e ama Natal, confira também:

Natal Em Família: Dicas Para Organizar Uma Ceia Inesquecível

Decoração De Natal: Itens Indispensáveis, Tendências E Mais!

Ah, não se esqueça de baixar e imprimir o livro de gostosuras 4 da MOOUI, especial de Natal para enriquecer as atividades natalinas.

Desejamos que você tenha um lindo e iluminado Natal <3

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published