Medo de ir dormir sozinho

Medo de ir dormir sozinho

Seu filho tem Medo de ir dormir sozinho? O medo do escuro desenvolve-se normalmente a partir dos 2 ou 3 anos. Mas antes dessa fase a criança já começou a construir o seu mundo através da exploração do imaginário, experienciando diversos sentimentos, incluindo o medo.

Durante a noite, na hora de ir para a cama, o medo apodera-se do seu filho. Primeiro porque se sente desprotegido por ter de ficar separado dos pais; 2º porque assim que as luzes se apagam tudo o que é palpável e que ele conhece desaparece, dando lugar a que criaturas estranhas saiam debaixo da cama alegremente, só para o assustar.

Ensinar o seu filho a lidar com o Medo de ir dormir sozinho durante a infância é fundamental para prepara-lo para o futuro.

Desmistifique os medos reais

Se o seu filho tem medo de cães, mostre-lhe na internet vídeos de cães brincando com os seus donos. Por vezes esse medo é fruto do desconhecido e, quanto mais familiarizados com o objeto do medo, mais seguros ficam em relação ao mesmo.

Seja criativo

Para combater medos imaginários, como monstros, extraterrestres e outros seres que, inexplicavelmente, teimam em habitar os quartos dos nossos filhos, seja criativo. Muitos Pais já aderiram ao “pulverizador antimonstro” por ser um sucesso para acalmar os mais pequeninos.

Nunca desvalorize os medos

Os medos de uma criança são reais, ainda que os monstros não sejam. Desacreditá-los e desvalorizá-los só implicará que os deixe de partilhar consigo. Já o mal-estar interior e a ansiedade vai refletir-se fisicamente através de falta de atenção, tiques, mãos transpiradas, dores de cabeça ou de estômago, entre outras.

Ajude a criar mecanismos de defesa

A coragem não é a ausência de medo: é sim saber enfrentá-lo. Partilhe episódios seus de medos que tinha quando era mais novo e como os conseguiu ultrapassar. O seu filho vai entender que, se os pais enfrentaram os seus medos e estão bem também a eles nada lhes irá acontecer.

Estabeleça limites, regras e rotinas

A coisa mais importante que podemos dar aos nossos filhos, além do amor incondicional, é a disciplina. De modo não fundamentalista, criar regras, estabelecer limites e seguir rotinas pode fomentar a criação dessa disciplina.

A rotina é essencial para que tudo aconteça de acordo com as expectativas geradas na cabeça da criança, criando a desejável habituação. Este ciclo fará com que a criança se sinta protegida, reduzindo-lhe a ansiedade e proporcionado uma hora de ir para a cama mais tranquila.

Televisão

Evite televisão em excesso durante o dia e mantenha-a desligada depois da hora de jantar.
Sendo assim, aproveite os momentos antes de ir para a cama para passar tempo útil com os seus filhos. Leia uma história e façam jogos de palavras ou de tabuleiros, cantem em conjunto ou simplesmente aproveitem para conversar.

Bonecos

Ajude o seu filho a ficar ligado a um boneco que lhe transmita a segurança que precisa. Fomente todas as noites a relação entre os dois, colocando esse boneco na cama do seu filho. Ele vai sentir-se mais acompanhado e relaxado e estará a pensar no boneco, desviando o pensamento dos assuntos que lhe criam ansiedade.

Luz de presença

Chega uma altura em que o seu filho lhe pede uma luz acesa. Por isso, a luz é uma ótima companhia e solução para acabar com alguns dos seus medos. O fato de conseguir ver o quarto todo faz com que os monstros não consigam sair debaixo da cama e que os extra-terrestres não entrem no seu território, dando-lhe um sentimento de controlo e poder sobre o espaço que o rodeia. Isso deixa-o mais tranquilo e seguro.

Deve também deixar as portas e gavetas dos armários fechadas, para não dar azo à imaginação.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published