Dicas de 5 Brinquedos Para Crianças de 1 a 3 anos

Dicas de 5 Brinquedos Para Crianças de 1 a 3 anos

Dicas de 5 Brinquedos Para Crianças de 1 a 3 anos

Sempre me pergunto quais brinquedos estão prendendo a atenção das minhas filhas, de 1 e 3 anos, no momento. Impressionante como as crianças mudam de interesse com facilidade e rapidamente experimentam novas brincadeiras e novos brinquedos.  De tempos em tempos, o repertório aqui em casa muda.  Favoritos são deixados de lado para dar espaço a descobertas e desafios maiores.

Em um mundo cada vez mais digital, investir em brincadeiras com as crianças se torna mais importante e mais desafiador. Por isso, aproveito que o Dia das Crianças está chegando e compartilho com vocês o que está rolando por aqui.  Espero que se divirtam com estes brinquedos, assim como a gente!

Miniaturas

Um vício da Laura que começou quando ela tinha 1 ano e meio é brincar com miniaturas – hoje ela tem 3 anos e 4 meses.

Criatividade é a inteligência, divertindo-se.

ALBERT EINSTEIN

A primeira coleção foi de animais. Fomos expandindo a coleção para a turma do Mickey, princesas e outros personagens favoritos. É um jeito econômico para ela ter os personagens que curte, sem acumular um monte de brinquedos desajeitados, além de ser prático para colocar na mochila quando vamos sair de casa. Brincar com miniaturas rende horas de brincadeira.

Provando que a imaginação infantil não tem limites, já vi Laura “amamentando” Minnie logo que a Rebeca nasceu.  Já vi princesa ficando de castigo porque brigou com outra princesa, a turma toda passeando de carro improvisado pela casa.  Já teve banho coletivo com todas as miniaturas, Masha fazendo aniversário e depois a Margarida, depois o Pato Donald, depois a Cinderela. Resumindo, um encanto!

MINIATURAS Brincar e imaginar com as miniaturas nunca perde a graça aqui em casa!

MINIATURAS

Brincar e imaginar com as miniaturas nunca perde a graça aqui em casa!

Jogo de Encaixe

Introduzi esse brinquedo à Rebeca há três meses. Fiquei surpresa ao sentar para brincar com ela e logo na primeira tentativa ela conseguir levar a peça ao seu lugar correspondente no tabuleiro. Claro que cada conquista vinha com muito aplauso e comemoração, o que a incentivou a continuar a brincadeira por um bom tempo.

O jogo de encaixe, geralmente, tem um tabuleiro de madeira, com recortes em baixo relevo para encaixar a pecinha correspondente.

Gosto porque ele explora a habilidade motora da criança ao tentar encaixar as peças, o desenvolvimento cognitivo, coordenação e desenvolvimento da fala ao estimular a repetição de sons e nomes dos animais/objetos.

Temos 3 modelos em casa, mas existem várias opções disponíveis no mercado. Vale ressaltar que a embalagem indica que é indicado para crianças a partir de 3 anos, mas sob supervisão e orientação dos pais, ele serve também para crianças menores. Apenas não podemos deixá-las sozinhas, por conta das peças.

Blocos

Eles também fazem muito sucesso em casa. A Rebeca ainda não consegue encaixar o LEGO, por isso estamos aproveitando mais os blocos por serem fabricados com um plástico mais fino e ter apenas um “botão” para encaixe.

Também é um brinquedo que as crianças começam a aproveitar mais a partir de 1 ano, conforme suas habilidades motoras se aprimoram. Hoje, ela já consegue construir torres e outras maluquices e já chegou a ficar brincando sozinha por uns 30 minutos.  Também é um brinquedo que estimula o desenvolvimento cognitivo e motor.

O modelo que temos em casa ainda vem com adesivos de letras, números e desenhos para tornar a brincadeira ainda mais divertida.

Jogo de Chá

Rebeca e Laura curtem muito brincar juntas e uma das coisas favoritas delas é o chá da tarde. Considero importante inserir brincadeiras não estruturadas ao cotidiano, que dão à elas a liberdade de conduzir como desejarem.

Nesta brincadeira deixamos a imaginação voar alto, estimulando a criatividade em nosso mundo faz de conta.  Criamos sabores inventados de chá, comemos bolo, contamos parabéns para alguma boneca e por aí vai.

Amo este jogo de chá de metal, ilustrado pela Ingela Arrhenius. Com certeza, é um brinquedo que vou guardar para a posteridade.

CHÁZINHO DA TARDE É hora do chá!  Aqui tem chá de hibisco, chá de camomila, chá de morango, mas o favorito mesmo é o chá de masquete!

CHÁZINHO DA TARDE

É hora do chá! Aqui tem chá de hibisco, chá de camomila, chá de morango, mas o favorito mesmo é o chá de masquete!

Dominó

Laura ganhou uma caixinha de dominó da minha mãe, e para minha surpresa (deu para perceber que vivo me surpreendendo com elas), logo entendeu a lógica e não queria parar de brincar!

Acho que todos nós já brincamos de dominó um dia, mas seus benefícios para crianças é algo surpreendente.  O dominó estimula o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, a espera pela sua vez e a superação do perder. O engraçado é que toda vez que eu brinco com a Laura ela sempre quer ganhar, mas quer que eu ganhe também!

Agora ela prefere brincar com o jogo aberto, mostrando suas peças, e sempre tem que ficar com a Minnie de Minnie.  “Ok, então Laurinha… claro que a mamãe deixa!”.

Onde Encontrar

Jogo de Encaixe: Mimoo Toys N Dolls

Blocos: Americanas.com

Jogo de Chá: Mimoo Toys N Dolls

Miniaturas: Livraria Saraiva

Dominó: Mimoo Toys N Dolls

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published