Quando É O Dia Mundial Da Amamentação E Importância

Quando É O Dia Mundial Da Amamentação E Importância

Quando É O Dia Mundial Da Amamentação E Importância

O Dia Mundial da Amamentação celebra e incentiva esse vínculo mais do que especial que nutre o bebê e fortalece os laços afetivos entre mãe e filho desde a primeira hora de vida. 

A importância da data está no estímulo e divulgação massiva sobre a amamentação e os bancos de leite.

O Dia Mundial da Amamentação, celebrado no dia 1 de agosto, está dentro do mês do Aleitamento Materno, instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2.017

Essa lei determina que, no decorrer do mês de agosto sejam intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Nesse período são realizadas palestras e eventos, divulgação nas diversas mídias, ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Qual É O Dia Mundial Da Amamentação?

qual-e-dia-mundial-amamentacao

O Dia Mundial da Amamentação é comemorado em 1º de agosto, data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA). 

No Brasil, apesar da lei que institui o mês do Aleitamento Materno ter sido instituída em 2017, o Ministério da Saúde vem promovendo campanhas no país desde 1999, com temas voltados para o aleitamento, distribuição de materiais informativos, apoio às secretarias de saúde, organizações não-governamentais, hospitais, entre outros.

Por que Agosto É O Mês Da Amamentação?

Agosto foi o mês escolhido pela Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) em 1992 para a criação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que é realizada em 120 países.

O objetivo do mês, semana e Dia Mundial da Amamentação é promover e incentivar o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo assim melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. 

Qual A Importância Da Amamentação?

importancia-dia-mundial-amamentacao

O aleitamento materno exclusivo é recomendado pelas autoridades de saúde até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade simultaneamente com a introdução alimentar. 

E por que a amamentação é tão importante a ponto de tantos países estarem dedicados em seu incentivo? Isso se deve aos benefícios que só a amamentação proporciona para a saúde e desenvolvimento do bebê, assim como para o bem-estar e saúde da mãe. 

Quais Os Benefícios Da Amamentação Para As Mães E Bebês?

agosto-dourado

Para facilitar a amamentação e garantir todos os benefícios para mãe e bebê, a almofada de amamentação da MOOUI é uma excelente aliada. Mas quais são esses benefícios da amamentação? Confira os detalhes!

Importância Nutricional

É no leite materno que o bebê obtém as substâncias necessárias para a sua nutrição, além de anticorpos fundamentais para protegê-lo no início de sua vida.

O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

A amamentação também auxilia na diminuição da mortalidade por doenças infecciosas e tem mais benefícios a médio e longo prazo, como sempre são divulgados no Dia Mundial da Amamentação

Alguns deles são que, graças à amamentação, as crianças apresentem pressões arteriais mais baixas, menores níveis de colesterol e uma redução do risco de desenvolver obesidade e diabete tipo 2 – risco que também é reduzido nas mulheres que amamentam. 

Contato Próximo Com O Bebê

A amamentação fortalece laços afetivos de uma vida toda entre mãe e bebê, já que amamentar é um momento único entre ambos. 

É na amamentação que mãe e bebê vivenciam os contatos de olho no olho e pele com pele, além de que o bebê pode se alimentar sentindo o cheirinho da sua mãe. 

Amamentar faz o bebê se sentir seguro e acolhido no colo e com carinho materno, traduzindo proteção e amor para aquele ser que saiu da confortável barriga da mamãe e está começando a descobrir o mundo.

Alimentação Saudável

É um consenso que se alimentar bem é fundamental para uma gravidez saudável e também para uma melhor qualidade do leite materno. 

É indicado que a gestante mantenha uma dieta saudável, com vitaminas, ferro e proteínas obtidos de alimentos como verduras, frutas e cereais. 

Em relação a qualidade do leite materno, não existe leite bom ou leite ruim. Todo leite materno é bom, mas algumas coisas podem ajudá-lo a ser ainda melhor, como uma alimentação adequada.

Quando Acontece O Dia Mundial Da Amamentação?

quando-acontece-dia-mundial-amamentacao

O Dia Mundial da Amamentação é uma data comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, quando são realizadas campanhas informativas e de incentivo à amamentação anualmente em 120 países entre os dias 1º e 7 de agosto.

O Que A OMS Fala Sobre Amamentação?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. 

Durante os primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo é a regra, sem a complementação com nenhum alimento. 

Após o período de seis meses, outros alimentos podem ser oferecidos ao bebê. Vários estudos sugerem que, mesmo depois da introdução alimentar, as crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, seus dois ou três anos.

O Que Simboliza O Agosto Dourado?

simbolo-agosto-dourado

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. 

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Isso quer dizer que nenhuma fórmula ou outro alimento consegue substituir as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno. 

Gostou de Saber Mais Sobre O Dia Mundial Da Amamentação?

Esperamos que esse post tenha trazido informações úteis e mais conscientização sobre o Dia Mundial da Amamentação e a importância do aleitamento materno para mãe e bebê. 

Achamos que você vai amar também esses posts do blog da MOOUI: Como Usar Almofada De Amamentação Da Forma Correta? e Cólica Em Bebê: O Que É, Diferença De Gases E Como Aliviar?.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published