Entenda A Importância Do Dia Mundial Da Alimentação

Entenda A Importância Do Dia Mundial Da Alimentação

Para celebrar o dia mundial da alimentação 2023, a MOOUI preparou um post cheio de informações sobre o que significa o Dia Mundial da Alimentação, sua importância e como manter uma alimentação saudável, especialmente no dia a dia com crianças.

O dia mundial da alimentação é importante para conscientizar a população sobre a alimentação no mundo, especialmente sobre a fome, qualidade dos alimentos e o acesso universal à alimentação saudável. 

Quando O Dia Mundial Da Alimentação Foi Criado?

O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre o cenário da alimentação mundial.

A data escolhida como dia mundial da alimentação foi a mesma data da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

A FAO é uma agência das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome no planeta, alcançando a segurança alimentar das pessoas e assegurando acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para a população viver de forma saudável e digna.

Qual É O Dia Mundial Da Alimentação?

Celebramos o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro, data que é a mesma para vários países do mundo, afinal, foi definida pela Organização das Nações Unidas e endossada pelas nações participantes.

Dados Sobre A Alimentação No Planeta

Segundo a Nações Unidas Brasil, hoje, quase 40% da humanidade, o que representa 3 bilhões de pessoas, não conseguem pagar por uma dieta saudável.

Além disso, sabe-se que a pandemia deixou mais 140 milhões de pessoas sem acesso aos alimentos de que precisam.

Estima-se também, segundo a ONU, que 148,9 milhões de crianças menores de cinco anos estão afetadas por atraso no desenvolvimento, devido ao escasso acesso a alimentos nutritivos, suficientes e que não causam danos à saúde. 

As taxas de fome mais altas do mundo são encontradas no continente africano. Na Ásia, encontra-se o maior número de pessoas subalimentadas – que não ingerem a quantidade necessária de nutrientes.

Temas Do Dia Mundial Da Alimentação

A cada ano, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado ao redor de um tema escolhido para reflexão, em especial tratando-se da população com menos recursos e sua nutrição. 

A segurança alimentar, que trata de uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e permanente, também faz parte das discussões de tema do dia mundial da alimentação, afinal, sabemos que a fome é uma realidade no Brasil e também em muitos locais do mundo. 

O tema escolhido do ano dita diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas que acontecem por todo o planeta, de forma a disseminar e conscientizar a população mundial.

Apesar dos temas diversos, todo ano a celebração da data segue estes quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. 

O dia da alimentação saudável na escola, semana da alimentação saudável e dia da alimentação saudável e educação infantil também são ações importantes para estimular a alimentação saudável entre os pequenos.

Quais As Principais Características De Uma Alimentação Saudável?

Uma alimentação saudável não trata apenas de usar ingredientes específicos ou seguir uma dieta.

Por essência, a alimentação saudável também tem caráter social, cultural e histórico e o dia mundial da alimentação é uma oportunidade perfeita para falar sobre ela.

Cultural

O aspecto cultural da alimentação saudável que tratamos no dia mundial da alimentação abrange o respeito e valorização das culturas alimentares, que são diferentes em regiões, países e continentes.

Colorida

A alimentação saudável também deve ser colorida, pois um prato colorido representa que há variedade de nutrientes, vitaminas e minerais, além de uma apresentação mais atrativa da refeição. 

Acessível

Todos devem ter acesso a uma alimentação saudável, em qualquer área habitada e com um valor justo que todos possam pagar.

Variada

A alimentação saudável é por natureza variada, porque isso ajuda no fornecimento de diferentes nutrientes e evita a monotonia alimentar.

Harmônica

A harmonia também faz parte do conceito da alimentação saudável, na quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. 

Segura

A segurança alimentar na alimentação saudável é essencial. Uma alimentação segura do ponto de vista de contaminação e riscos à saúde é uma necessidade básica de todo ser humano.

Gostou De Saber Mais Sobre O Dia Mundial Da Alimentação?

Agora que você já está consciente da importância do dia mundial da alimentação e da alimentação saudável, conheça a coleção de cozinha da MOOUI para deixar a alimentação mais divertida em sua casa!

Confira também outros conteúdos do nosso blog: Entenda O Que É Higiene Do Sono E Como Fazer e Por Que É Importante Ler Para As Crianças?.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published