Natal em Família: Dicas para organizar uma ceia inesquecível

Natal em Família: Dicas para organizar uma ceia inesquecível

Natal em Família: Dicas para organizar uma ceia inesquecível

O Natal é uma data que simboliza o amor em sua forma mais pura. É o momento de celebrar a vida, encerrar e iniciar um novo ciclo, de preferência com toda a família reunida!  

O Natal em família certamente é um momento inesquecível, então confira as dicas natalinas mais divertidas que a MOOUI trouxe nesse post para te inspirar na ceia, organização, decoração e troca de presentes.

A importância do Natal em Família

Passar um Natal em família é extremamente especial, principalmente para as crianças. A data é cercada de magia e encanto para os pequenos, que criam memórias afetivas que vão acompanhá-los por toda a vida. 

O Natal em família inspira o amor fraternal, a união familiar, a paz e a esperança, tendo uma importância incalculável para crianças e adultos. Por tudo que esse espírito natalino representa, não se esqueça de incluir em sua ceia um agradecimento pelo Natal em família!

Aproveite também nosso Livro de Gostosuras 4. Essa edição especial natalina é cheia de atividades divertidas que vão ensinar de forma lúdica a importância do Natal em família para os pequenos.  

A MOOUI tem produtos para decoração natalina com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira!

A tradição da ceia de Natal

Você sabe de onde surgiu a tradição da ceia de Natal? Algumas pessoas consideram que a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos.

Outra hipótese, da literatura, diz que a ceia natalina teve origem em um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no Natal. A intenção era receber viajantes, peregrinos e seus familiares para a confraternização da data, tão significativa para os cristãos. 

Ambas as origens nos lembram do amor fraterno e servem de inspiração para nosso Natal em família até hoje. 

A escolha do cardápio

Cada família tem suas preferências quando falamos da escolha do cardápio da ceia natalina.

Os pratos mais tradicionais do Natal em família são o peru, leitão, arroz (geralmente contendo a polêmica uva passa), farofa, castanhas, nozes, salada tropical e frutas.

No entanto, a tradição não é obrigatória. Você tem toda a liberdade de escolher as comidas, bebidas e sobremesas que mais agradam você e sua família. 

É importante decidir também se você vai cozinhar o cardápio completo ou fazer alguma encomenda, o que exige antecedência.

Que tal cozinhar juntos?

Se o princípio do Natal é a união e o amor, preparar os pratos da ceia de Natal de forma coletiva tem tudo a ver com esse espírito!

As crianças pequenas podem ajudar em tarefas simples como organização dos ingredientes e as maiores estão aptas a participar mais das receitas ou até lavar a louça. Com todos juntos, cozinhar no Natal em família será uma alegria! 

A mesa da ceia de Natal 

A mesa é uma parte importantíssima da sua ceia de Natal, por isso, vale investir em toalhas de mesa personalizadas e em um lugar americano natalino para que a magia do Natal esteja presente também na mesa. 

A tradicional combinação de vermelho e verde funciona com muita harmonia, mas aposte em toques sutis de com o jogo de guardanapos da MOOUI. Seus convidados ficarão encantados!

4 dicas para organizar o Natal em Família

Na correria de final de ano, a organização do Natal em família parece muito complicada. Por isso, temos dicas ótimas para tornar sua ceia natalina mais prática e evitar imprevistos. 

Faça uma lista de convidados

Liste todos os seus convidados e envie um convite personalizado para eles. Outra opção bem prática e comum em tempos de tecnologia é criar um grupo no WhatsApp com os convidados, para passar todas as informações necessárias do evento. 

Lembre-se de solicitar que seus convidados do Natal em família confirmem a presença com até cinco dias antes da festa. Desta forma, você pode calcular a quantidade ideal de alimentos e bebidas para a ceia.

Prepare a casa para o Natal

Certifique-se de que você tem espaço suficiente para os seus convidados nas áreas de estar e mesa de jantar. Se necessário, alugue mesas e cadeiras para acomodar todos com conforto e muito amor.

Capriche na decoração

O Natal é a época mais mágica do ano e merece uma decoração à altura. Coloque varais de luzes, garanta o varal de pinheirinhos e abuse dos pôsteres natalinos em vários desenhos: patch de Natal, ornamentos, Noel diversidade, Noel, Hohoho, Feliz Natal, Falalalala e a cidade e o Natal.

E não se esqueça da árvore de Natal! Ela merece um cobre pé médio ou cobre pé grande, um kit de enfeite arvorezinhas e um kit de enfeite utopia para dar um toque de MOOUI na sua decoração natalina. 

Além disso, no Livro de Gostosuras 4, você encontrará decorações especiais que as crianças poderão recortar e usar no Natal em família. 

Compre presentes inesquecíveis da MOOUI

Comprar presentes de Natal também é um grande desafio da organização, não é?! Pensando nisso, a MOOUI tem uma seção de presentes de Natal para criança e uma de presentes de Natal para família no site para facilitar sua compra!

Confira também o post que demos dicas de presentes de Natal para criança. As ideias vão te ajudar a escolher itens inesquecíveis da MOOUI para os pequenos.

Precisando Comprar Presente de Natal para Crianças? A MOOUI tem! Acesse a nossa loja e confira nossas estampas exclusivas, coloridas e alegres. 

Natal em Família: 3 ideias divertidas para troca de presentes

Chame o Papai Noel

Para tornar o momento da entrega dos presentes de Natal para crianças mais mágico, peça a um familiar (avô, tio, etc) para se caracterizar de Papai Noel para surpreender os pequenos. Imagina o quanto eles vão amar a visita do bom velhinho?!

Amigo secreto

Ainda dá tempo de planejar um amigo secreto bem divertido entre seus familiares. Converse com os convidados da ceia para estabelecer o limite de valor dos presentes.

Você pode listar o nome de todos, anotar em papéis e levar a caixa a todos os convidados para pegarem seu amigo secreto ou apostar em um site que faça o sorteio de forma virtual

ideias presente de natal para crianças

Amigo “ladrão”

Esse amigo secreto diferente é bem divertido e não exige sorteio prévio. Cada convidado deve comprar um presente unissex, levá-lo embrulhado e colocar em uma mesa, junto a todos os outros pacotes. Aproveite para envolver o presente com o furoshiki da MOOUI! 

Na hora da troca, faça papéis com números de 1 até a quantidade de participantes e sorteie entre todos. Na ordem numerada, o participante escolhe um dos presentes da mesa e abre. O participante seguinte pode escolher outro presente da mesa ou roubar o presente já aberto. E a brincadeira segue assim enquanto restarem presentes na mesa.

Estabeleça a regra de que cada presente pode ser roubado até três vezes para a brincadeira não ficar muito longa.

Gostou das nossas dicas para organizar uma ceia inesquecível para o Natal em família?

Um Natal em família merece uma organização caprichada, com atenção e carinho em cada detalhe. Afinal, é um momento iluminado e precioso que só temos uma vez ao ano com as pessoas que amamos!

Por isso, inspire-se em nossas dicas para a ceia, organização, decoração e troca de presentes. 

Desejamos que seu Natal em família seja iluminado, cheio de amor e paz! Feliz Natal!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published