A importância dos avós

A importância dos avós

Você sabe qual é a A importância dos avós? Os elos familiares se ampliam na formação de novas famílias, e a relação pais, filhos e avós é uma troca afetiva muito importante para todos.

Memórias

Difícil não associar memórias da infância com a presença dos avós, afinal, quase sempre eles marcam a vida dos netos.

Resgate

Por mais que a figura dos avós tenha mudado, esse convívio continua a ser fundamental no resgate das histórias familiares.

É através deles que as crianças criam raízes familiares que fortalecem os elos e enraízam conceitos que serão primordiais na vida adulta. Eles representam sempre a identificação com os valores morais e culturais da família que a criança absorve de forma especial.

Os avós costumam desenvolver uma cumplicidade muito grande com os netos, sem carregar a função primordial de educar. Acabam incentivando os bons costumes através de exemplos que a maturidade lhes confere.

Troca

De acordo com Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo de São Paulo: “A criança se enriquece muito com esse contato, já que recebe mais estímulos, amplia seu repertório e aprende a conviver em um ambiente distinto com pessoas diferentes“.

Para os pais também é interessante esse convívio, pois podem encontrar nos avós parceiros na criação de seus filhos. A fim de contar ainda com a presença deles quando precisam se ausentar.

Segundo a especialista citada acima, esse convívio também é muito importante para os avós: “Para os avós, então, ter a responsabilidade de cuidar de uma criança é sinônimo de valorização social.

A experiência dele é importante ali. Ele tem papel utilitarista, está ajudando outras pessoas, e isso dá sentido à sua vida”. O convivo entre pais, filhos e avós é, pois, muito saudável para todos, devendo ser incentivado e valorizado por toda a família.

A importância dos avós

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published