Salto de desenvolvimento do bebê: veja o guia completo!

Salto de desenvolvimento do bebê: veja o guia completo!

Salto de desenvolvimento do bebê: veja o guia completo!

Você já ouviu falar no salto de desenvolvimento do bebê? Cuidar de um bebê vai muito além de alimentar, trocar e dar banho .

É preciso aprender a acompanhar quando e como o bebê desenvolve suas primeiras habilidades e sensações. É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Os 10 saltos de desenvolvimento do bebê: quais são e como identificar

A cada mês, em média, vivemos um novo salto de desenvolvimento do bebê e é preciso conhecer e saber identificar cada um. 

Além de ajudar o bebê a se desenvolver, entender o salto de desenvolvimento do bebê auxilia também na rotina de cuidados, que pode se adequar às novas descobertas.

O que é o salto de desenvolvimento do bebê?

O salto de desenvolvimento do bebê é o momento em que o bebê começa a desenvolver e aprender novas habilidades: sociais, emocionais e corporais. 

É um período onde o bebê desenvolve seus sentidos e vai passando por marcos de desenvolvimento cognitivos essenciais para o seu crescimento.

Cada bebê passa pelo salto de desenvolvimento do bebê de uma forma única, mas sabendo quais são os sinais e o período esperado de cada salto, você pode ajudar a estimular a criança nesse processo de desenvolvimento e lidar melhor com as novidades no dia a dia com o bebê.

Conheça nossos itens de enxoval para bebê, que é formado por produtos de qualidade que também vão te auxiliar diariamente nos cuidados com o bebê.

Bebê em desenvolvimento

Quais são os meses de salto de desenvolvimento do bebê?

Os meses do salto de desenvolvimento do bebê são sempre aproximados, porque de acordo com a individualidade de cada criança, o salto pode se antecipar ou chegar um pouquinho mais tarde. Por isso, saiba que o mais importante é saber os sinais do salto de desenvolvimento do bebê.

Salto 1 – primeiras sensações

O primeiro salto de desenvolvimento do bebê, um salto de desenvolvimento do recém-nascido, ocorre em seu primeiro mês de vida.

Neste salto de desenvolvimento do bebê, ele começa a sorrir para determinadas situações e fixar o seu olhar em pessoas ou objetos. Nesta fase, aumenta também o apego com os pais e aos pouquinhos, o bebê passa a ficar mais tempo acordado.

A rede para berço é perfeita para esse salto de desenvolvimento do bebê, pois nela o bebê pode descansar e pegar no sono de forma mais relaxada.

Salto 2 – descobrindo o mundo em volta

Depois de aprender a fixar o seu olhar no primeiro mês, no salto de desenvolvimento de 2 meses o bebê está desenvolvendo ainda mais a sua visão e esse olhar fixo fica ainda mais constante. Para estimular a visão, brinquedos e objetos coloridos são uma ótima pedida!

É pensando nesse desenvolvimento que recomendamos papéis de parede bem coloridos para quarto de bebê, assim, no próprio quartinho ou no berço com roupas de cama coloridas, ele já vai sendo estimulado!

Quarto de bebê com papel de parede

Aqui no blog, já contamos mais também sobre os estímulos de desenvolvimento gerados pela natureza – e os dois meses do bebê é um ótimo momento para começar a colocar algumas dessas ideias em prática. É hora do seu bebê começar a descobrir o mundo à sua volta – e ele vai amar!

Alguns dos sintomas do salto de desenvolvimento de 2 meses, além do olhar mais fixo em coisas coloridas, são o aumento da frequência das mamadas e um apego maior com a mãe. Para deixá-lo pertinho, o sling é uma excelente opção e ainda te permite fazer várias atividades do dia a dia com o bebê!

Salto 3 – descobrindo o corpo

O salto de desenvolvimento do bebê de 3 meses é um dos mais aguardados: é aqui que o bebê começa a aprender a pegar objetos. Sim: ele está descobrindo seu corpo e aprendendo como usar as mãozinhas!

Um dos sinais desse salto de desenvolvimento do bebê é que ele pode começar a chupar o dedo. Além disso, ele já demonstra conseguir acompanhar pessoas e objetos com a cabeça e os olhos. 

Salto 4 – eventos

No salto de desenvolvimento de 4 meses, você vai perceber que o bebê começa a entender melhor o que acontece à sua volta. 

Ele passa a ficar deslumbrado com brinquedos que se movimentam e se surpreende com coisas que para nós, são simples, como uma bola quicando ou um brinquedo que faz o movimento de “vai e vem” ou coisas que mudam de cor. Tudo para ele é novo e divertido!

Você deve notar também instabilidades no sono, um choro mais forte e novos sons, que até parecem gritinhos, neste salto de desenvolvimento do bebê.

Salto 5 – compreendendo relações

Sabe aquele momento em que o bebê começa a jogar as coisas no chão e cai na risada quando vê que elas caem? É o quinto salto de desenvolvimento do bebê, que acontece por volta dos 5 meses.

E para jogar as coisas no chão, neste salto de desenvolvimento do bebê ele vai desenvolver melhor a coordenação dos bracinhos e perninhas. 

Ele também entende melhor a relação do espaço, e a distância física que pode ter da mãe ou do pai, especialmente quando outras pessoas estão interagindo com ele. O tapetinho de brincar vai ser indispensável para as brincadeiras nessa idade!

Bebê em desenvolvimento chorando com parede rosa no fundo

Salto 6 – reconhecendo animais e alimentos

O salto 6 é um salto de desenvolvimento do bebê muito esperado: quando ele começa a aprender a sentar e bater palminhas! 

Esse salto de desenvolvimento de 7 meses ou 6 meses também é a fase onde geralmente se inicia a alimentação do bebê e passamos a apresentar alimentos ao bebê, ele começa a reconhecer as comidas e também os animais. 

Então, se você não tem nenhum produto MOOUI com estampa de animais e frutas e legumes, a hora de comprar é essa! Vai ajudar bastante a desenvolver as novas habilidades do bebê neste salto de desenvolvimento do bebê.

Salto 7 – executar ações

Do salto 7 de desenvolvimento do bebê em diante, os saltos passam a não ser mais mensais. Dos sete aos nove meses, o bebê se mantém em uma fase parecida até que, aos 10 meses, chega o salto 7.

Neste período, você vai ver seu bebê manifestando suas vontades e desejos e utilizando os objetos ao seu redor. Ele também vai aprender a executar atividades como empilhar e encaixar, entendendo mais sobre a ordem e assimilação de ações. 

Salto 8 – padrões de decisões

Começar a imitar os movimentos e ações dos adultos é um sinal de que chegamos ao oitavo salto de desenvolvimento do bebê, por volta dos 11 meses. 

Sim, o bebê está quase completando seu primeiro aninho, já entende as consequências e que toda ação que ele faz vai desencadear alguma reação. Ele inclusive vai aprender a “testar” isso, tendo comportamentos repetitivos para formar seu padrão de decisões.

Bebê coberta em uma manta

Salto 9 – começando as “birras”

As temidas birras tendem a começar por volta de 1 ano e 2 meses, no nono salto de desenvolvimento do bebê. 

Como o bebê já está mais independente, já sabe andar e fazer algumas coisas sozinho, ele começa a se irritar e fazer birra quando é contrariado. 

Inclusive, é uma fase em que o bebê parece fazer tudo “ao contrário”, o que você fala para fazer, ele não faz. O que não é para fazer, ele faz… Pois é, seu bebê está ficando cada vez mais esperto e entendendo como conseguir o que ele quer!

Salto 10 – coordenando o corpo

Com um ano e meio, a criança passa pelo último salto de desenvolvimento do bebê. É nesta fase que ele tem maior capacidade de controlar seu corpo e suas ações, quer fazer as coisas sozinho, muitas vezes se recusa a dividir seus objetos e demonstra fortemente suas opiniões – se quer algo ou não. 

Praticamente uma “adolescência” do bebê, que fica rebelde, cheio de curiosidade e vontade de descobrir tudo!

Como saber se o bebê está em salto de desenvolvimento?

Alguns sinais clássicos vão te ajudar a saber se o bebê está em um salto de desenvolvimento. Observe esses fatores juntamente à tabela de salto de desenvolvimento que vamos te mostrar mais abaixo para entender mais: 

  • O bebê tem mudanças de humor, ficando mais manhoso, choroso e irritado;
  • O apetite do bebê também pode mudar, com ele demonstrando mais interesse em alguns alimentos do que outros;
  • Alterações no sono, com dificuldade para dormir, despertares noturnos e menos sonecas;
  • O bebê vai querer mais atenção e colo, especialmente da mãe;
  • O bebê pode querer mamar mais do que o habitual.

Dicas para ajudar o seu bebê a lidar com o salto de desenvolvimento

Percebeu os sinais do salto de desenvolvimento do bebê? É hora de agir com a estratégia correta!

É realmente desafiador passar pelas fases do salto de desenvolvimento do bebê. Porém, com atitudes corretas, você pode ajudar o bebê (e você mesma) a passar por esse momento de forma mais tranquila.

Procure informações relativas ao salto de desenvolvimento do bebê que ele está passando. Assim, você pode propor brincadeiras que tenham a ver com as habilidades que ele está desenvolvendo, de forma a acalmá-lo da irritação e da “manha” que acompanham o salto de desenvolvimento do bebê.

Uma dica super valiosa também é não comparar o salto de desenvolvimento do seu bebê com outros. Cada criança tem um tempo e os saltos não acontecem de forma igual para todos. 

Os meses em que eles acontecem, como colocamos aqui, são apenas parâmetros para você observar e identificar essas mudanças.

Em todos os saltos de desenvolvimento do bebê, ele estará mais carente e apegado, por isso, redobre a atenção, dê colo e carinho para ajudar o bebê a passar por todas as mudanças e novidades. Isso vai fazer toda a diferença! 

E se você precisa de uma referência para descobrir como saber se o bebê está em salto de desenvolvimento, essa tabela de salto de desenvolvimento vai ajudar!

Salto 1 Primeiras sensações1 mês
Salto 2 Descobrindo o mundo em volta2 meses
Salto 3 Descobrindo o corpo3 meses
Salto 4Eventos4 meses
Salto 5 Compreendendo relações5 meses
Salto 6 Reconhecendo animais e alimentos6-7 meses
Salto 7 Executar ações10 meses
Salto 8 Padrões de decisões11 meses
Salto 9 Começando as “birras”1 ano e 2 meses
Salto 10Coordenando o corpo1 ano e 6 meses

Aprendeu bastante com nosso post sobre salto de desenvolvimento do bebê?

Esperamos que as nossas dicas ajudem você e seu bebê a passar pelo salto de desenvolvimento do bebê com mais tranquilidade, oferecendo o carinho e o suporte para que seu bebê se desenvolva de forma sadia e feliz.

Aproveite para conferir outros posts que vão te ajudar na jornada da maternidade: Puerpério: o que acontece se quebrar o resguardo? e O que comprar para o recém-nascido? Confira itens essenciais!.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published