Elementos da Natureza: Qual Influência na Vida das Crianças?

Elementos da Natureza: Qual Influência na Vida das Crianças?

Elementos da Natureza: Qual Influência na Vida das Crianças?

Você sabe quais são todos os elementos da natureza? Se você tem um filho, com certeza sabe que os elementos da natureza na educação infantil são muito importantes para o aprendizado e têm muita influência na vida das crianças. Vamos saber mais sobre eles?

Entenda Qual a Influência dos Elementos da Natureza na Vida das Crianças!

Vamos saber quantos elementos da natureza existem, além de sua origem e importância na vida e desenvolvimento das nossas crianças. Afinal, eles são indispensáveis para a nossa existência e despertam a curiosidade dos pequenos, além de ter muito a nos ensinar.

Quais São os 4 Elementos da Natureza?

quatro-elementos-natureza

Os quatro elementos da natureza são: água, terra, fogo e ar. 

Essa expressão se originou na Grécia antiga, onde grandes pensadores tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. 

Tales de Mileto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava que era o ar. Heráclito defendia o fogo como origem, mas foi Empedócles de Agrinito o responsável por somar a Terra a esses três conceitos, concluindo que tudo era formado por quatro elementos.

Haviam também conceitos semelhantes nas culturas da Pérsia, Babilônia, Japão, Tibete e Índia, mas o conceito grego é o mais conhecido e trabalhado quando falamos dos quatro elementos da natureza.

Terra

Encontramos o elemento da natureza Terra nas espécies animais, minerais e vegetais. Consideramos que fazem parte desse elemento da natureza todas as árvores, montanhas, cavernas, pedras, plantas, flores, raízes, frutos e a terra em si. E não é só isso! Em animais e humanos, a Terra é o corpo físico.

O Que Aprender Com a Terra?

elementos-natureza

A Terra é um dos quatro elementos da natureza com muita importância para nós, porque é abrigo, além de representar e nos ensinar sobre firmeza, força, determinação, objetividade, praticidade e estrutura. 

A Terra está relacionada também com a prosperidade, pois possui tesouros como ouro e diamante, assim como os alimentos que vêm dela, que também consideramos grandes tesouros para a nossa sobrevivência. 

Água

A Água é um elemento que encontramos na natureza de várias formas: em rios, mares, oceanos, lagos e cachoeiras. Ela também faz parte de 70% do ser humano: encontramos água em todos os líquidos do nosso corpo, como sangue, saliva, suor e outros fluidos.  

O Que Aprender Com a Água?

A água é um elemento da natureza com muito a ensinar, porque é pura fluidez e flexibilidade. Além disso, ela influencia diretamente nossas emoções, como amor, alegria e tristeza. 

Esses sentimentos são despertados depois de nadar em um rio ou mar, tomar um banho de cachoeira ou até mesmo chorar. E, claro, é também um tesouro da natureza e deve ser preservado!

Ar

E onde encontramos o elemento da natureza ar? Em tudo! Não podemos vê-lo, mas podemos sentir na brisa, nas rajadas de vento, no oxigênio que respiramos. 

Em nós, encontramos o ar em nossa respiração, na absorção do oxigênio, na inspiração e expiração, assim como no sopro.

O Que Aprender Com o Ar?

O ar é imprescindível para nossa existência. Se ficarmos sem ar por pouquíssimos minutos, não sobrevivemos. Ele é representado em nós na forma de assuntos intelectuais como: pensamentos, conhecimento, memória, inteligência, aprendizado, estudos e imaginação.

E sabe o que é mais legal? Você já parou para pensar que o ar dá origem ao som? Temos música produzida na flauta, no trombone, na gaita e muito mais com a ajuda desse elemento.  

Fogo

O calor do nosso corpo é elemento fogo! Encontrado na natureza nas fogueiras, queimadas, lavas vulcânicas, explosões e no calor do sol. Assim como os outros quatro elementos da natureza, é essencial para nossa existência. 

O Que Aprender Com o Fogo?

O fogo é essencial para a nossa sobrevivência desde que o homem pré-histórico o descobriu. As maiores evoluções da vida humana aconteceram a partir disso: cozinhar, forjar e se proteger do frio. Ele é representado em nós em forma de coragem, ação, transformação, atitude, impulso, paixão, vigor e vitalidade.

Qual a Influência dos Elementos da Natureza na Vida das Crianças?

influencia-quatro-elementos-natureza

Os quatro elementos da natureza compõem nossa existência, sendo essenciais para a vida e sobrevivência humana. Conhecer sobre eles influencia as crianças a entenderem melhor sobre sua existência e o mundo que a cerca. 

Esse conhecimento é essencial para elas, naturalmente curiosas e sempre com questionamentos sobre tudo.

Além disso, o contato com a natureza e esses quatro elementos da natureza permite às crianças construir conceitos e conhecimentos sobre o mundo em que vivem. Ao explorar terra, areia, árvores, pedras e tudo mais que faz parte dos elementos, elas poderão fazer descobertas, comparações e entender o ciclo da vida.

Entender sobre os quatro elementos da natureza também influencia a importância que ela dará ao respeito ao meio ambiente. E ainda há mais influências super positivas que amamos, porque o contato com a natureza proporciona à criança:  melhora do desempenho e concentração, maior produção e absorção da vitamina D, relaxamento dos músculos e respiração mais pura.

Brincadeiras Para Fazer Com os Elementos da Natureza?

elementos-natureza

As opções de brincadeiras para fazer com os elementos da natureza são super legais e permitem que a criança fixe os conhecimentos de forma lúdica.

As brincadeiras com o elemento Terra são muitas: construir castelos de areia, preparar 

“comidinhas” de brincadeira com folhas e frutas que caem pelo chão, fazer arte com elementos da natureza ou colagem com elementos da natureza.

O elemento ar também tem brincadeiras super divertidas como: encher balões assoprando, fazer um catavento, dobrar aviões de papel e fazer bolhas de sabão, brincadeira que combina os elementos ar e água

E falando em água, ela proporciona brincadeiras maravilhosas! Conhecer e entrar em um rio, mar ou cachoeira, regar plantinhas, fazer “sopa” de brincadeirinha e muito mais, sempre evitando o desperdício e buscando interligar a brincadeira com a preservação da água.

Já o fogo é um elemento da natureza que pode ferir as crianças, por isso, essas brincadeiras exigem a supervisão de um responsável. Cozinhar é a melhor forma de ver o fogo em ação, mostrando à criança o efeito que ele faz sobre o alimento. 

Isso pode ser demonstrado estourando pipoca, derretendo chocolate ou colocando um bolo para assar.

Gostou de Saber Mais Sobre os Elementos da Natureza?

Esperamos que saber mais sobre os quatro elementos da natureza e sua influência na vida das crianças tenha sido importante para você brincar e ensinar seu filho sobre a nossa existência e o mundo em que vivemos.

Te convidamos a ler também os posts Como Ensinar Hábitos Sustentáveis Para Crianças e Como Organizar Os Brinquedos: Ideias E Dicas Práticas!

Até a próxima!

2 Comments

  • Iris
    7 meses ago

    Parabéns pelo post sobre os 4 elementos! Criança e natureza é uma combinação perfeita!

    • 6 meses ago

      Iris, ficamos felizes que vc tenha gostado do nosso conteúdo. Realmente a natureza conecta!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published