Gravidez semana a semana: saiba o que acontece.

Gravidez semana a semana: saiba o que acontece.

Gravidez semana a semana: saiba o que acontece.

A gravidez é um momento de muita expectativa e toda gestante conta os dias para ter seu bebê nos braços. Por isso, entender a gravidez semana a semana te ajuda a se preparar para a chegada do bebê e tomar todos os cuidados necessários em uma gestação tranquila e segura. Curiosa para saber os detalhes da gravidez semana a semana? Continue lendo!

Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?

O teste de farmácia ou exame de sangue deve ter resultado positivo a partir de 4 semanas da última menstruação, caso a concepção tenha acontecido. 

Se você fizer o exame para verificar a gravidez logo depois do atraso de sua menstruação e der negativo, vale repeti-lo alguns dias depois. Isso porque pode acontecer de o teste não ter sido capaz de capturar a quantidade necessária de hormônio e seu resultado seja na verdade um falso negativo.

Saiba quantas semanas em média dura a gestação

A duração média de uma gestação é de 40 semanas, sendo que a gravidez semana a semana é dividida em trimestres, cada um com características próprias do desenvolvimento. Acompanhar a da gravidez semana a semana é fundamental para assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Quais os principais cuidados devem ser tomados nesse período

Para acompanhar a gravidez semana a semana, a gestante deve buscar acompanhamento médico desde o início. A alimentação deve ser equilibrada, evitando o consumo excessivo de chás e cafeína, não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro, além de evitar comer alimentos crus como carnes, peixes e ovos.

Faça exercícios físicos com orientação profissional, atualize a caderneta de vacinação e não utilize qualquer medicamento sem orientação médica para garantir uma gravidez semana a semana saudável e segura.

Desenvolvimento do bebê semana a semana

Você sabia que a contagem da idade gestacional se inicia mesmo antes de ter acontecido a fecundação? Sim! Como é muito difícil saber o dia que a mulher ovulou e identificar o exato momento que o óvulo foi fecundado, a contagem padrão considera como o início da gravidez o primeiro dia da última menstruação que a mulher teve.

Assim, a primeira semana de gestação começa com o 1º dia da sua última menstruação, quando ainda não há bebê! É a partir da concepção, no final da 2ª semana, neste método de contagem, que o embrião começa a se formar.

1 mês – Até a 4ª semana

Para a gestação ter início, o óvulo deve ser fecundado para iniciar o processo de multiplicação celular, que culmina na formação do embrião. E como já falamos sobre a contagem, nas duas primeiras semanas de gravidez você não sentirá nenhum sinal ou sintoma de gravidez porque ela não está concluída de fato.

A primeira evidência real de gravidez pode ocorrer no momento da implantação do embrião na parede do útero, entre a 3ª e 4ª semana, caracterizado por um discreto sangramento vaginal. Por ser um sangramento mínimo de apenas 1 dia, pode ser confundido com uma menstruação fraquinha, já que a mulher está nos dias em que deveria menstruar.

Inclusive, a 4ª semana é uma semana em que muitas mamães descobrem a gravidez pela ausência da menstruação e pela presença de náuseas e enjoos causados pelo hormônio HCG, que caracteriza a gestação. Neste momento, o bebê está com o tamanho de um grão de arroz e o seu coração começa a bater.

2 meses – 5 a 8 semanas

A partir da 5ª semana, a produção de HCG acelera e a concentração desse hormônio no sangue dobra a cada dois dias. Outros hormônios que aumentam bastante são o estrogênio e a progesterona, causando os primeiros sintomas e alterações no corpo da futura mãe.

E quais são essas alterações? As mamas ficam sensíveis e aumentadas, o mamilo e os lábios vaginais começam a escurecer, há aumento da vontade de urinar, aumento da salivação e aumento dos gases intestinais. Também é comum que a gestante apresente um cansaço leve e alterações de humor, sintomas de refluxo gastrointestinal e prisão de ventre.

Aproximadamente 90% das mulheres chegam ao final da 7ª semana com sintomas bem nítidos de gravidez. Afinal, após 8 semanas, o bebê já tem braços e pernas aparentes, e começa a formação dos dedos e estará medindo cerca de 13 milímetros no final do 2º mês!

3 meses – 9 a 13 semanas

No 3ª mês, todos os sintomas que deveriam aparecer na gestante já apareceram e permanecem intensos até a 12ª semana. Depois, o enjoo e o cansaço intenso geralmente diminuem, mas outros sintomas permanecem, principalmente a vontade frequente de urinar e o refluxo.

É entre a 9ª e 10ª semana que as primeiras ondas cerebrais do bebê são detectadas e  começa a se movimentar dentro do útero, apesar da mãe não perceber. Por volta das 12 semanas, acontece a formação da placenta e do cordão umbilical, para levar os nutrientes e o oxigênio necessários para amadurecer os órgãos do bebê. Os ovários ou os testículos do bebê também já estão completamente formados. Um desenvolvimento incrível, não é?!

4 meses – 14 a 17 semanas

O 4º mês de gestação reserva um dos momentos mais aguardados: a mamãe consegue perceber os movimentos do bebê! Por volta das 16 semanas, seus ossos estão cada vez mais rígidos e ele tem pernas maiores que os braços, movendo bastante seus membros.

Entre a 17ª e 18ª semana, o bebê já é capaz de sugar, engolir e piscar, olha que interessante! Sua pele fica mais grossa e os seus cabelos, cílios e sobrancelhas começam a crescer. 

E como os sintomas mais incômodos da gravidez já diminuíram significativamente, a mamãe já está com mais vigor e pode começar a fazer as compras e escolher o enxoval do bebê na MOOUI!

5 meses – 18 a 22 semanas

Chegamos à metade da gestação! Por volta da 20ª semana, os movimentos do bebê ficam mais intensos e os chutes vão surpreender a mamãe. Enquanto chuta, o bebê está em franco desenvolvimento: já tem os ouvidos bem formados e consegue escutar os batimentos cardíacos da mãe! 

Outra ótima notícia é que neste mês, as tubas uterinas de bebês do sexo feminino já estão posicionadas no lugar correto, tornando possível confirmar o sexo do bebê através do ultrassom morfológico.

6 meses – 23 a 27 semanas

No 6º mês de gestação, a mamãe consegue notar com maior facilidade os movimentos do bebê e consegue até mesmo acalmá-lo acariciando a barriga e conversando com ele. 

E como está seu bebê dentro da barriga? Ele já começa a abrir os olhos, já tem uma rotina de sono, um paladar mais desenvolvido e audição ficando apurada a cada semana que passa! Na 24ª semana, o bebê começa a engordar e vai gradativamente alcançando o peso ideal para nascer.

7 meses – 28 a 31 semanas

Além de ouvir bem, seu bebê consegue até reconhecer a sua voz no 7º mês de gestação. E conforme você vai acompanhando a gravidez semana a semana, descobre que seu bebê já está com o sistema todo formado, mas precisa crescer e ganhar peso. É por isso que da 27ª e 32ª semana, ele dobra de tamanho. 

O cérebro do bebê está se desenvolvendo e expandindo. Certifique-se então de atender às necessidades nutricionais do seu desenvolvimento com uma alimentação equilibrada e saudável.

8 meses – 32 a 35 semanas

O 8º mês é o início da preparação para o parto, tanto para o bebê quanto para o corpo da mamãe. O bebê começa a movimentar a cabeça de um lado para outro porque neste momento há menos espaço para se movimentar, por consequência, aumentando o desconforto da gestante. Ele está ficando com os ossos mais fortes, maior e com mais peso. 

9 meses – 36 a 42 semanas

A partir da 37ª semana, o bebê já estará pronto para nascer a qualquer momento. Ele continua crescendo, ganhando peso e gira, ficando com a cabeça para baixo, na posição correta para nascer. 

Porém, não se desespere! Alguns bebês demoram um pouco mais para virar, o que deve ser avaliado pelo seu obstetra. Com 40 semanas, o bebê já está totalmente pronto para viver no mundão, mas pode demorar até a 42ª semana para nascer. Isso depende de cada gestação e também deve ser avaliado junto com seu obstetra para garantir a segurança de ambos até o parto.

Principais mudanças no corpo da mãe durante a gravidez

Desde o momento da concepção até o parto e no pós-parto, o corpo da mulher sofre grandes alterações e a maior mudança no corpo da mulher durante a gravidez semana a semana é o crescimento da barriga. 

Além disso, as alterações hormonais podem causar enjoos e outros desconfortos. Por isso, o repouso e fazer caminhadas leves pela manhã são recomendados. A grávida poderá apresentar uma linha mais escura que vai do umbigo à região genital, chamada linha nigra, que é normal e ocorre devido às alterações hormonais da gravidez.

Gravidez semana a semana: Sintomas

Os sintomas mais conhecidos da gravidez são os responsáveis por indicar seu início e se manterem por algumas semanas no dia a dia da gestante. São eles a menstruação atrasada, aumento da vontade de urinar, seios doloridos, formigando e inchados, enjoos matinais ou não, alteração de cor na aréola das mamas e aparecimento de uma linha do umbigo até o osso púbico. As gestantes também se queixam de fadiga e muito sono, além do famoso desejo por alimentos ou sabores específicos.

O que muda no corpo em 2 semanas de gravidez?

Em duas semanas de gravidez, o peso ainda não sofreu alterações e nem a barriga. As principais mudanças são sintomas que surgem no corpo da gestante, que começa a se adaptar à sua nova condição. O que fica mais visível no corpo é a alteração de cor na aréola das mamas e aparecimento de uma linha do umbigo até o osso púbico.

É normal sentir sono nas primeiras semanas de gravidez?

O sono e a fadiga são sintomas bem comuns da gestação. Mas isso quer dizer que é normal se sentir dessa forma? A MOOUI falou mais sobre esse assunto no post É normal sentir sono e cansaço na gravidez?. Vale conferir!

Com quantas semanas surgem os enjoos?

Quando falamos de gravidez semana a semana, precisamos entender que cada mamãe passa por momentos e sintomas diferentes. Algumas mamães começam a sentir enjoos nas primeiras semanas da gestação, enquanto outras demoram para manifestar os enjoos. Ainda existem as mais sortudas que nem se queixam desse incômodo. Mas, de modo geral, os enjoos da gravidez podem começar na terceira ou quarta semana.

Quando a barriga começa a crescer?

É por volta do 4º mês que a barriga de gestante da mulher já fica visível, além de que sua cintura passa a ficar mais arredondada.

A partir de quantas semanas é possível sentir o bebê se mexendo

Por volta das 16 semanas, no 4º mês de gestação, a mamãe já deve conseguir perceber os movimentos do bebê. A partir da 20ª semana, o bebê começa a se movimentar de forma mais intensa e a mãe começa a sentir os chutes.

Com quantas semanas começam as contrações 

As contrações começam bem antes do parto, com as chamadas contrações de treinamento. Elas surgem geralmente por volta da 6ª semana de gravidez, mas só são identificadas pela gestante a partir da 16ª semana.

Essas contrações são mais fracas que as contrações verdadeiras do parto e não causam dor, apenas desconforto na região pélvica e nas costas. São irregulares, não dilatam o útero e também não têm a força necessária para fazer o bebê nascer. 

As contrações reais que dão início ao trabalho de parto normalmente começam a partir da 37ª semana de gestação. A diferença é que elas são mais regulares, ritmadas e fortes, causam dor moderada a forte, tendem a não diminuir com o repouso e aumentam de intensidade com o passar das horas.

Gravidez semana a semana: calculadora

Ao longo da gravidez semana a semana, o bebê muda todos os dias e o seu corpo se adapta e reage a essa mudança para acomodar e promover o desenvolvimento do seu bebê. Muitas mamães buscam a calculadora de gravidez – semanas em meses para ajudar a acompanhar os detalhes da evolução do seu bebê. Você pode fazer esse cálculo em sites da internet, mas a maior precisão vem de calcular junto com seu obstetra.

Gostou do nosso post de gravidez semana a semana?

Esperamos que as informações te ajudem a acompanhar a gravidez semana a semana se preparando para a chegada do seu bebê. Não se esqueça que os itens de enxoval mais coloridos, autênticos e divertidos você encontra no site da MOOUI!

Aproveite para conferir também esses posts relacionados: 3 Benefícios Do Ninho Para Bebê Dormir e Sono Do Bebê: Entenda O Ciclo E Como Regular O Horário!.

Até a próxima! 🙂

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published