Conheça as causas, riscos e o tratamento da infecção urinária na gravidez

Conheça as causas, riscos e o tratamento da infecção urinária na gravidez

Conheça as causas, riscos e o tratamento da infecção urinária na gravidez

A infecção urinária na gravidez, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes.

A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto vamos falar sobre a infecção urinária na gravidez.

Chamamos de infecção urinária qualquer infecção que acometa rins, bexiga e/ou uretra. A infecção dos rins recebe o nome de pielonefrite, a infecção da bexiga chama-se cistite e infecção da uretra é a uretrite.

A principal causadora da infecção urinária é a bactéria E.Coli, que atinge mulheres grávidas ou não. Esse microrganismo oportunista já habita naturalmente a vagina e pode chegar ao sistema urinário pelos motivos já citados: hormônios alterados e baixa imunidade.

Quais os sintomas da infeção urinária na gravidez?

Ardência ao urinar
Sensação de bexiga cheia e necessidade de eliminar rapidamente (não segurar o xixi)
Irritação no útero
Cólicas
Dores na região do baixo ventre
Quando a infecção atinge os rins:
Dificuldade respiratória
Odor forte na urina
Calafrios
Febre
Dor lombar
Vômitos

Como fazer o tratamento da infeção urinária na gravidez?

Toda grávida deve colher uma urocultura na primeira visita ao obstetra ou entre a 12ª e 16ª semana de gestação. Também é comum o obstetra solicitar nova urocultura no terceiro trimestre.

Toda gestante com urocultura positiva deve ser tratada com antibióticos, independente de ter sintomas ou não. Na grávida, a bacteriúria assintomática é encarada como uma cistite.

É preciso ter acompanhamento constante do médico porque uma infecção urinária pode levar ao aborto prematuro.

Isso acontece nos casos mais graves, porque a maioria é não leva a maiores problemas para a criança e o bebê. Para que tudo fique dentro da normalidade, o acompanhamento médico é essencial.

Fontes: Md Saúde e gravidez.online

Conheça as causas riscos e o tratamento da infecção urinaria na gravidez

Outros Posts

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published